quinta-feira, 15 de maio de 2008

Léo renova por dois anos

Na primeira aparição oficial como director desportivo do clube da Luz, Rui Costa confirmou que Léo renovou com o Benfica por mais dois anos, naquele que foi o seu primeiro acto de gestão. Sem dúvida, uma óptima notícia. Para já, não me vou alongar quanto ao teor dos discursos de Luís Filipe Vieira e Rui Costa. Prefiro aguardar por desenvolvimentos no que diz respeito ao tema do futuro treinador e esperar por mais novidades em matéria de renovações e reforços.
Voltemos ao assunto do tópico. A renovação do "Maradoninha" brasileiro, para além de ser inteiramente justa para o jogador, representa uma decisão importante do ponto de vista desportivo, pois é favorável aos interesses do Benfica. Neste momento, apetece-me dizer que o passo dado tem um significado extra: é uma mensagem para todos os jogadores que vestem a camisola do Benfica ou que ambicionem envergá-la um dia.
Ao longo das últimas épocas, Léo teve um rendimento desportivo bem acima da média. Conquistou o lugar de defesa esquerdo e foi sempre dos jogadores mais utilizados. Renovar com o brasileiro é dar um sinal de que a Direcção da SAD valoriza o mérito e premeia o esforço. Tomar uma decisão em sentido contrário, seria o mesmo que dizer que a avaliação de um jogador era realizada com base em factores extra-futebol e não tendo em conta critérios de competência. Felizmente, este é um acto de gestão que recompensa quem merece e que serve os interesses desportivos do clube. Seria bom que outros jogadores captassem a mensagem, para perceberem que para vestir a camisola do Benfica exige-se muito mais do que talento.

[Dados da carreira 2007/08] Competição - Jogos / Golos (Minutos)
bwin Liga - 27J / 0G (2.321)
Champions League - 8J / 0G (720)
Uefa Cup - 4J / 0G (360)

[Dados da carreira 2006/07] Competição - Jogos / Golos (Minutos)
bwin Liga - 27J / 1G (2.347)
Champions League - 6J / 1G (540)
Uefa Cup - 4J / 0G (n/a)

[Dados da carreira 2005/06] Competição - Jogos / Golos (Minutos)
bwin Liga - 26J / 0G (2.247)
Champions League - 9J / 0G (n/a)

Palavras de Léo:

«Nada melhor que ficar num ambiente em que nos sentimos muito felizes. Aqui estou em casa. Nunca quis sair e tenho orgulho em vestir esta camisola».
«Estou muito motivado. Vou trabalhar, juntamente com os meus companheiros, para alcançar algo que consegui nos Santos mas que me falta aqui: ser campeão».

2 comentários:

César disse...

Assino por baixo!

Tiagojcs disse...

Uma excelente noticia para todos os benfiquistas . Leo juntamente com Rodriguez , Rui Costa e Quim foram os unicos que terminaram a época de cabeça erguida .