terça-feira, 24 de março de 2009

Anuário Futebol Mundial 2008/09 - parte I

Muito em breve, quando for a apresentação oficial do livro, terei finalmente a oportunidade de conhecer pessoalmente o autor desta magnífica Obra. Quando o Catenaccio começou a dar os primeiros passos nas lides virtuais, já o Terceiro Anel assumia-se como um projecto ímpar, visitado e comentado por uma legião de leitores. Tive a sorte de ainda colaborar no dito site, juntamente com o João Gonçalves, do Encarnado e Branco e o Pedro Varela, do Pontapé na Lógica, só para citar alguns. O Rui Malheiro foi o grande mentor desse espaço e os seus escritos futebolísticos deixaram marca de qualidade. Mais recentemente, voltámos a conversar activamente via 'twitter' - estivémos até quase às 3h00, juntamente com o Paulo Santos, do Apenas Futebol, a debater tácticas e a fazer futuros exercícios de prospecção, sempre num clima de boa disposição. Ter a sorte de trocar impressões com esta 'enciclopédia humana' é uma oportunidade única de aprendizagem: nessas alturas damos conta da limitação dos nossos conhecimentos, mas o Rui Malheiro revela a simplicidade certa para dialogar connosco, quase como se estivéssemos colocados frente a frente, com um café ou cerveja por companhia. Da minha parte, endereço os meus parabéns pelo concretizar de um sonho à volta de uma bola de futebol.

Informações adicionais

O futebol português visto à lupa: Liga Sagres, Liga Vitalis, II Divisão, Taça de Portugal, Taça da Liga, Liga Intercalar e Supertaça. A actividade das Selecções nacionais: dos sub-15 aos AA. Os campeonatos de mais de 100 países. Tudo sobre o futebol inglês, italiano, espanhol, francês, alemão, brasileiro e argentino. As provas internacionais de clubes e selecções. O perfil de cerca de 1000 jogadores de todo o Mundo ao longo de 816 páginas.

"Estou feliz por ver um sonho realizado e contente por uma obra tão rica aparecer em Portugal. É um documento fantástico, de enorme valor, que resulta de uma pesquisa exaustiva e que demonstra a dedicação ao futebol por parte do autor. Trata-se de uma obra que tem um largo campo de interesse. Para mim, como treinador, é uma ferramenta de consulta extremamente útil, como também não tenho dúvidas de que o será para os diversos agentes desportivos - clubes, treinadores, jogadores, jornalistas e adeptos -, que passam a ter em mãos um vasto documento com informação organizada sobre os intervenientes dos principais campeonatos".

Paulo Sousa

"À estatística, comum aos dois almanaques internacionais mais conhecidos, decidimos juntar a táctica, a análise e a prospecção de jogadores, com o objectivo de enriquecer a obra, conferindo-lhe um carácter único".

Rui Malheiro

O lançamento oficial do Anuário Futebol Mundial 2008/09, onde gostaria imenso de contar com a vossa presença, ocorrerá no próximo dia 31 de Março, na Livraria Bertrand, no Centro Comercial Picoas Plaza, em Lisboa, às 18 horas, com apresentação a cargo de Paulo Sousa.

Visitar: Anuário Futebol Mundial 2008/09

4 comentários:

Paulo Santos disse...

Ricardo, antes de mais obrigado mais uma vez pela publicidade ao meu blog.

Estarei presente no lançamento de tão interessante obra que me entusiasmou imenso, e também, claro para conhecer o Rui que me parece ser uma pessoa extremamentre interessante, e para estar de novo contigo e quiçá passar mais uns momentos bem agradáveis a conversar sobre uma das coisas que mais nos apaixona a todos.

Grande abraço

J G disse...

Obrigado pela referência.
Lá estaremos no lançamento.
:)

Bancada de Leão disse...

Obrigado pela referência, infelizmente não poderei comparecer! :(

www.gloriosasfera.com disse...

Saudações Benfiquistas