sexta-feira, 29 de maio de 2009

Movimento 'Benfica, Vencer, Vencer'

O movimento "Benfica, Vencer, Vencer", cujo principal rosto é o médico João Varandas Fernandes, conta com o apoio de diversas figuras ligadas à vida do clube. João Carvalho e Fernando Tavares, ambos antigos vice-presidentes do clube, assim como José Veiga, também estão ao lado deste grupo, que tem mantido diversas reuniões nos últimos meses.

O último desses encontros aconteceu na última segunda-feira e contou com a presença de cerca de 60 benfiquistas. O movimento será oficialmente apresentado às 19h00 do dia 15 de Junho, num hotel de Lisboa, e pretende criar uma lista alternativa à actual direcção para concorrar às eleições do clube, marcadas para o final do mês de Outubro.

Há algum tempo que tenho mantido contacto privilegiado com o dito movimento, tendo marcado presença na reunião da segunda-feira passada.

Entendo a curiosidade de todos e julgo que os benfiquistas, sócios e adeptos, devem ser convenientemente informados sobre o que diz respeito à vida do clube. Contudo, como devem compreender, existem 'timings' a respeitar. Se tantas vezes criticamos as fugas de informação para a comunicação social, temos de aceitar que o anúncio público do programa e nomes envolvidos tem o seu espaço e tempo próprios.

No entanto, tentarei, na medida do possível, levantar um pouco o véu sobre algumas características do movimento.

Em primeiro lugar, não se trata de nenhuma sociedade secreta, ao estilo dos Illuminati do filme Angels & Demons, até como se comprova pela presença, se não estou enganado, de um ex-presidente de uma Casa do Benfica, convidado para ouvir e debater as linhas gerais da proposta. Tive oportunidade de trocar algumas impressões e posso afirmar que se trata de uma pessoa bem intencionada e conhecedora da realidade benfiquista. Como disse, o movimento tem um espírito democrático e aberto à participação. Levei um amigo que tinha algumas reservas, que gosta de pensar por si próprio, sendo céptico e descrente, tendo ficado muito bem impressionado com as pessoas, o discurso e a forma tranquila como se discute a actualidade encarnada.

Em segundo lugar, volto a pedir alguma paciência. Dentro de pouco tempo será criado um site para o efeito, onde todos serão bem-vindos para dar o seu contributo: debater ideias, sugerir opções de diversa ordem e participar, livremente, com o seu espaço de opinião. Nesse local virtual, ficarão a conhecer algumas das personalidades benfiquistas envolvidas no movimento, assim como os traços gerais do mesmo, nomeadamente as linhas mestras desportivas e económico-financeiras. Espera-se que, mais do que citar problemas, sejam apresentadas soluções. Concerteza, não será tempo perdido. Como foi noticiado, no dia 15 de Junho, numa unidade hoteleira de Lisboa, haverá uma conferência de imprensa, onde o acto terá uma importância pública mais mediática.

Posto isto, quero dizer o seguinte: o movimento pretende captar a atenção dos sócios e adeptos, ao mesmo tempo que quer ganhar força e sustento. Para tal, existe uma ficha de inscrição que não representa nenhum compromisso sério, nem tem carácter vinculativo, funcionado quase como uma espécie de votação numa petição online. Nesta altura, compreendo que muitos queiram aguardar por mais desenvolvimentos. Em princípio, o próprio site terá disponível essa ficha de inscrição online, para que o movimento represente a mola impulsionadora para se tornar uma alternativa válida. No entanto, antecipando-me, e para quem tenha interesse, disponibilizo um exemplar da ficha de inscrição.

21 comentários:

Ricardo disse...

Tenho esperança de que este movimento possa trazer uma discussão séria em redor do Benfica e que acabe por lançar, a seu tempo, uma candidatura credível à presidência do Benfica. Digo ter esperança porque acredito que as pessoas envolvidas (umas mais do que outras) são verdadeiramente benfiquistas e querem o melhor para o nosso clube.

No entanto, antes de conhecer a fundo o projecto, não posso tomar qualquer posição. Espero que no dia 15 as ideias do Movimento sejam simples, transparentes e de qualidade.

Até lá, mantenho-me como sempre tenho estado: equidistante.

Serão as ideias e as convicções de quem apresentar solução para o Benfica que me farão escolher. E nada mais.

Abraço.

Catenaccio disse...

"Serão as ideias e as convicções de quem apresentar solução para o Benfica que me farão escolher".

Concordo Ricardo. Esperemos que o dia 15 de Junho seja o início de uma solução global de futuro para o nosso clube.

Abraço.

Constantino disse...

Neste momento não sei o que pensar das eleiçoes. Os problemas do SLB são tão imediatos que as eleições correm o risco de chegar uma vez mais tarde, pois destes o do treinador é o mais pequeno. Ao contrario da maioria dos bloguers benfiquistas fiquei bastante preocupado com a suspensão das acções pela CMVM, foi um cartao amarelo mostrado à credibilidade da direcção por parte de uma instituição que coloca a razão muito acima do coração e onde, certamente haverá muita gente informada acerca da turbulencia interna do clube.
Contudo e cada vez que penso nas eleições quase que sinto uma torção ao nivel do abdomen pois temo que um inicio de epoca fulgurante da equipa de futebol (não esquecer que muito provavelmente não teremos jogos com scp e fcp antes das eleições) seja o toque a reunir dos Vieiristas e que se dê mais um mandato a esta direcção. Por outro lado as alternativas que se prevêm não são claras para mim. Neste caso do MOvimento vejo-o demasiado colado a Veiga e ao Record o que não augura nada de bom. Repito, gostava de ver HUmberto Coelho desistir dos bancos e assumir-se como candidato, alicerçado num grupo de benfiquistas credivel. Uma coisa é certa, não podemos correr o risco de conceder mais um mandato a actual direcção, pois neste momento estamos a assistir a uma sportinguização do SLB.

Tiago disse...

Sou Vieirista! Vejo isto como aquelas pessoas que dizem: o Isaltino é um ladrão? É, mas o concelho está tão bonito. Deixa-o andar ao menos faz alguma coisa...:)
Assumo isso. Tenho concsciência que assim nunca mais se muda. Mas face ao trabalho realizado, ao nível económico-financeiro e estrutural no Benfica nos últimos anos, tenho algum receio que a entrada de rompante, já com a época a decorrer de uma nova estrutura directiva seja perigoso ao nivel da própria organização do clube. Admito que neste discurso haja a ideia do adiar, mas parece-me mais justo os sócios em assembleia geral votarem a favor de eleições antecipadas para Maio de 2010 (penso que é possível). Pois a entrada de nova estrutura em Outubro, dificilmente ganhará o que quer que seja (e considero normal que não ganhe nada) adiando mais uma época o regresso às vitórias. Li num blog que a estrutura de continuidade devia ser uma aposta. Concordo parcialmente: Sai LFV, entra Rui, entra Nuno... Fantasioso? Talvez, mas a continuidade directiva e estrutural era mantida.
São as minha ideias.
Em relação ao movimento: concordo com a ideia. Um esclarecimento: é na lógica do famoso AAS? Ou seja um movimento que pretende debater ideias independentemente do acto eleitoral, ou apenas para este momento? É que confesso que ler que é formado apenas por ex qq coisa do Benfica me assusta.
Cumprimentos
TX

Constantino disse...

Tiago - compreendo o ponto de vista, mas pergunto: o SLB esta assim tão bonito? É que em termos desportivos estamos conversados, em termos de credibilidade (a tal que os Vieiristas reclamam como recuperada por esta direcção) pelos vistos ja foi de barco, a crer na CMVM e em termos economicos ainda ontem se somara 18 milhoes a um passivo que ja vai em 150 milhoes e a aumentar. Se a tudo isto juntarmos a falta de um verdadeiro projecto para o clube, que ultrapasse a esfera populista do "SLB Campeao Europeu" ou do "SLB maior clube do Mundo", parece-me que apostar na continuidade desta direcção é por em causa a mesma do clube. Repara que neste momento já nem somos o clube do "para o ano é que é", somos mais o do "ainda não é para o ano". E sim, o Rui Costa tambem tem muitas responsabilidades na falencia do futebol do SLB. O problema é que as pessoas olham só para ele como benfiquista e nao como director desportivo. Sinceramente se o benfiquismo fosse garantia de bom director desportivo o Toni devia ser vitalicio.

Ricardo disse...

Constantino,

Faço-te uma vénia. Nem mais. Na mouche.

Paulo Santos disse...

Pois...obrigado pelo elogio, mas para ser sincero, no que respeita ao Benfica, a emoção várias vezes me tolda a razão...

Mas, de facto, confirmo que fiquei muito bem impressionado. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.


Grande abraço

Tiago disse...

Constantino
Concordo plenamente consigo. E como disse no inicio: é aquela mentalidade estúpida, mesmo "à Tuga". Sempre disse entre os meus: quando o Vieira sair veremos o que fica. Ainda antes do jogo com o Belém disse: o Rui Costa tem culpa nesta merda! Até pode ser explicada pela inexperiência, mas essa justificação não dá para tudo.
Vimos agora as contas divulgadas, que de facto assustam, mas em anos anteriores com melhor carreira na uefa e a ida à champion estavam equilibradas. Lá está a relação dos resultados financeiros com os resultados desportivos. Esse é o grande pecado de LFV. Uma vez que neste momento existe uma maior establidade estrutural, económica e financeira (quer se queira quer não, se os resultados desportivos correspondessem os valores não fossem tão negativos, basta comparar com os relatórios de anos anteriores). Agora sim considero o momento para apostar fundo no Futebol. Foram anos de reestruturação, aceito esse argumento. Claro que a nossa condição de sócios do BENFICA não se compadece com estes anos todos sem ganhar nada. Quando digo que fico reticente à entrada de novas pessoas(não julgando sequer quem são ou o que oferecem) é o ser em Outubro. Acho que o timing não é o mais correcto. Repito será concerteza mais uma época em branco. Por isso perguntar se será possível convocar uma AG e pedir eleições antecipadas para Maio de 2010.
Acho que até é mais justo para uma suposta nova direcção: começar a trabalhar desde o ínicio, estruturando as coisas à sua maneira. Não me assusta virem pessoas novas para o Benfica. O que me assusta é o timing neste caso concreto.

PEROLA DA MOURISCA disse...

LUIS FILIPE VIEIRA
PREPARA O GOLPE PALACIANO
Segundo noticias fidedignas, o Presidente Luis Filipe Vieira, e conforme tantas vezes aqui falado almoçou hoje com o Presidente da Assembleia Geral Dr Manuel Vilarinho e com o Presidente da Assembleia Geral Dr Valter Marques com o intuito de que se demitam de maneira a provocar o tal GOLPE PALACIANO, ou seja, ELEIÇÕES ANTECIPADAS.
O Presidente mais uma vez vem demonstrar toda a sua democracia, antecipa as eleiçoes e num prazo de 30 dias iremos a votos, todos sabem o quanto é dificil a oposiçao organizar-se a tempo de lhe fazer frente e é isso que ele pretende, nao deixar que ninguem se organize para a seu belo prazer passear de novo pelas eleiçoes do nosso Clube e com isso estarmos mais 3 anos a ver o azul do mar entre outras coisas.

Mas será que o Dr Valter Marques deixará que se concretize este GOLPE demitindo-se?, espero que não, por toda a estima e consideração que tenho por ele, não quero acreditar que o faça ainda que para tal esteja a sofrer enormes pressões, deixe que sejam os SÓCIOS DO CLUBE a decidir o futuro do nosso Clube e não um Presidente agarrado à cadeira do poder, eu acredito em si sr Presidente do Conselho Fiscal.

paulo disse...

fico pasmado quando alguns dizem que os resultados desportivos sao catastroficos!nos benfiquistas que durante 11 anos nao ganhamos nada,nunca ninguem se insurgiu contra as direcoes agora que um presidente esta a fazer um trabalho razoavel(ganhou com 92% dos votos)e que consegui ganhar 1 campeonato 1 taça de portugal 1 supertaça 1 taça da liga isto so no futebol,sim porque os fracos benfiquistas so vêm o futebol...nao vêm o trabalho extraordinario feito ao nivel das modalidades, onde o benfica nao ganhava a varios anos completamente nada, e que agora vem arrecadando titulos ao nivel do andebol,basket,volleibol,futsal, ja para nao falar do triatlo,judo,salto em comprimento.
e tambem relembrar a grande campanha de angariaçao de socios que ele levou a cabo no clube.
agora quando eu vejo pessoas virem a publico so dizer mal(o que nao abona a favor do nosso clube)como por exemplo antigos lideres que nada fizeram em prol do benfica, antes pelo contrario, so souberam enterra-lo ainda mais.
com isto nao quero dizer que concordo com tudo o que o LFV fez,claro que nao,teve algumas decisoes que nao foram as mais felizes...mas e vem sempre um mas espero que tenho aprendido com os erros para que nao se voltem a repetir.

Mr ACIFNEB disse...

A verdadeira história de Alvaro Pereira

Há umas semanas atrás, o presidente e o director desportivo do Benfica chamaram ao Hotel Corinthia, o presidente do Cluj para discutir Alvaro Pereira. Toda a transferência acertada por 4 milhões de euros e ficou apenas pendurada a forma de pagamento. O Cluj queria dinheiro ou garantias no valor de 2,6milhões e o Benfica quis fazer o recurso a letras, que os romenos recusaram. Passaram 3 semanas com o Benfica a tentar encontrar as ditas garantias para dar ao presidente do Cluj... e nada. Depois de provocar os benfiquistas sobre o local da final da taça, depois de festejar a taça no altis utilizando o Fernando Martins como troféu de caça, depois os dirigentes do Benfica terem ido para o Altis jantar onde outros lá tinham festejado a taça... o Pinto da Costa aparece com mais uma cartada e numa jogada certeira atacaram Alvaro Pereira por pouco mais que o Benfica iria pagar. A direcção do Benfica soube disto por volta da meia noite de ontem e imediatamente desataram a contactar redações para minimizar os estragos e anunciar o Shaffer que é um jogador medíocre (inferior ao Rubem Lima) e que ainda não está contratado. A culpa desta vez também é da oposição do Benfica?

Ficam com a verdade ou preferem continuar a sofrer as consequências?

Unknown disse...

"... quando o Vieira sair, veremos o que fica ..... " eu recordo só :
quando o Vieira saiu do Alverca, o que ficou ???

dezazucr disse...

Será que finalmente conseguiremos dos tais 6 milhões sacar uma oposição e um candidato credível? É que até agora nenhum dos movimentos que apareceram como oposição me entusiasmou.

aguiaR disse...

este movimento nasce de uma pessoa sem etica nem moral pois queriaser o presidente da fundação Benfica mas levou com o nega !
estes ressabiados vão ter o seu tempo de antena na luz la quero ver os herois comer nas fuças e calar ou meter o rabinho entre as pernas e nem la aparecer ..

Estes figurinos só mesmo no BENFICA pois nos outros clubes nimguem lhe ligava nepia ,são uns lacraus em tempo de crise ...

Gloriosasfera disse...

A Gloriosasfera tem agora um endereço próprio: www.gloriosasfera.com

Obrigado por divulgar.

Anónimo disse...

apenas aqui venho para demonstrar a minha profunda tristeza pelo meu benfica que tem sido gerido por mercenários ao longo dos ultimos anos. o sr.vilarinho devia de LAVAR A BOCA COM AGUA OXIGENADA para nao contaminar mais ninguem com as suas palavras da treta, que depois resolta no que se tem visto.e par o lembrar que eu lembro-me,o sr por alturas das eleições que o sr. ganhou, frisou que queria ser como grandes nomes da hisroria do benfica e quem sabe de portugal como o Sr.JOAQUIM FERREIRA BOGALHO,do qual sou bisneto e dele muito me orgulho,e esse senhor nunca caiu para o chao a dar um xuto na bola(vai se la saber porque caiu...) e muito menos foi dizer para a televisao ou para as radios dizer que estava farto das pessoas que o elegeram(os benfiquistas).para o sr. ja chega de palavras porque não merece mais credito.espero que este movimento encontre um verdadeiro benfiquista que sofra com ele por dentro e por fora porque e isso que o benfica não tem tido e é o mais importante.JA CHEGA DE MERCENÁRIOS.

Catenaccio disse...

Olá Pedro Bogalho,

A figura de JOAQUIM FERREIRA BOGALHO é um nome incontornável da história do Sport Lisboa e Benfica. Um referência. Tem muita razão para ter orgulho naquilo que o seu bisavô representou, e ainda representa, para milhões de benfiquistas.

Gostaria de saber a sua opinião acerca do 'Movimento Benfica, Vencer, Vencer'. Está por dentro das últimas novidades? Qual o seu grau de comprometimento e interesse sobre o dia-a-dia- do nosso clube? Se tem acompanhado os meus tópicos sobre o assunto, poderemos desenvolver o tema. Não sei até que ponto é leitor/visitante regular do blogue.

Por fim, volte sempre que a sua palavra merece ser ouvida. Muito obrigado pelo comentário.

J G disse...

Só o apelido Bogalho merece logo a minha vénia.
Bem haja!

Anónimo disse...

caros companheiros e consocios que dar o meu apoio para não desistirem de trazerem para a presidencia do benfica um verdadeiro benfiquista.para tal tudo farei o que estiver ao meu alcance para que esse objectivo seja conseguido.o movimento benfica vencer vencer merece o meu respeito e credito pois parece ser dirigido por gente credivel e verdadeiros benfiquistas,gostava tambem que me fossem dando novidades sobre o movimento porque nao tenho muito tempo para pesquisar as vossas accoes.estarei ao vosso dispor sempre que o entenderem.um bem haja a todos-agradeco o vosso apreco pelo grande presidente que foi o SR. LOAQUIM FERREIRA BOGALHO.SAUDACOES BENFIQUISTAS.NAO DESISTAM PORQUE A ESPERANCA E A ULTIMA A MORRER, E AINDA TENHO A FE DE VER O NOSSO BENFICA SER DIRIGIDO POR VERDADEIROS BENFIQUISTAS PORQUE SO ASSIM DEVOLVEREMOS O PRESTIGIO QUE O BENFICA MERECE E QUE NOS HABITOU.O MELHOR E MAIOR CLUBE DE PORTUGAL E UMA DAS GRANDES REFERENCIAS DA EUROPA E DO MUNDO.PS:DEVOLVAM O BENFICA AOS BENFIQUISTAS.EM FRENTE COMPANHEIROS,EMBORA A LUTA SEJA DURA NOS DAMOS O CORPO AE A ALMA PELA NOSSA PAIXÃO.FORÇA MOVIMENTO BENFICA VENCER VENCER

paulo silva disse...

voces querem destruir o meu benfica
por isso concordo com o sr luis filipe vieira ao diser que voces e o sr bruno carvalho sao garotos e e ´verdade por isso deixem-se ficar quietos

Unknown disse...

Ora muito boa tarde a todos,

Depois de ler todos os comentários, e ao que me parece há aqui alguns users com alguma relação ao Movimento "Benfica, Vencer, Vencer", gostaria de ter mais informação sobre o mesmo, se tal me for permitido.
As únicas coisas que sei deste movimento foi aquilo que tem aparecido na imprensa.
E como tal não sei o que pensar sobre este movimento.

Penso que já vai sendo altura de aparecerem outras opções á "governação" do nosso Benfica.

Costumo dizer que na minha família não se é do Benfica por gosto clubistico mas sim por herança não tenho familiares ilustres como outro user que também aqui comentou, mas em todas a gerações tivemos atletas no clube, o meu avô foi ciclista, o meu tio futebolista. E a verdade é que é com algum pesar que constato que cada vez me identifico menos com este Benfica.

Com o constante "lavar de roupa suja" e declarados ataques à democracia como podémos constatar nestas eleições. Como é que um candidato em plena campanha se refere a outro como garoto! Como é que um candidato se refere à oposição como "assaltantes"! Como é possível que um candidato não consiga exercer o seu direito de voto sem ser com segurança! Desculpem mas são coisas que não me cabem na cabeça e eu até confesso que votei no Vieira. Mas filo por não ter mais nenhuma opção digna desse nome e porque tive receio, não fosse o outro candidato ter muitos votos. Como se costuma dizer mal por mal...

Mas nem tanto ao mar nem tanto á terra, penso que o Vieira recuperou de certa forma a credibilidade e as finanças do clube embora agora digam que está de novo em fase descendente, mas pelo menos já não temos necessidade de "operações coração". Até lhe desculpava os resultados não serem o que esperávamos, mas o que não consigo perdoar são as constantes afirmações publicas, não é só de agora, as guerras com presidente do porto e tudo o mais. Depois não admira ouvir comentários dos adeptos dos outros clubes, que no Benfica é só gente com a 4ª classe.