terça-feira, 4 de agosto de 2009

SL Benfica: Pré-época 2009/10

Conquistado o 'triplete', leia-se Torneio Guadiana, Torneio de Amesterdão e Torneio de Guimarães, resta a Eusébio Cup antes das vitórias começarem a contar pontos. Até ver, marquei presença na apresentação Oficial 2009/2010 (Benfica 1-2 Atl. Madrid) e não perdi nenhuma das outras partidas que passaram na televisão. Tenho estado atento à silly season e, como a grande maioria dos benfiquistas, agradado com as exibições e os resultados positivos registados na pré-época.

Quanto ao Torneio de Guimarães, foi notória a evolução individual e colectiva da equipa, não só em relação ao provável onze titular, como também no que aos jogadores de 2.ª linha diz respeito. Aliás, fiquei agradavelmente surpreendido com a 1.ª parte da partida frente ao Vitória, porque aquilo que os adeptos chamam de 'fio de jogo' teve expressão relevante por parte dos atletas menos utilizados: foi visível o rigor posicional, o cuidado nas transições e a dinâmica de movimentos operada por um entrosamento que não seria expectável. Na 2.ª parte, o registo colectivo manteve a sua sobriedade táctica, mas a qualidade individual imposta pela quadratura argentina (e não só) acrescentou momentos de puro prazer. Actualmente, dá gosto ver o Benfica jogar e contam-se os dias para o embate seguinte.

Desafiado pelo meu amigo Paulo Santos e como que prevendo que esta época pode (deve) trazer enormes alegrias, há cerca de duas semanas avancei para a aquisição do Red Pass: Bancada Sagres, Piso 3, Sector 12. Foi a melhor decisão que tomei e não vejo a hora de começar a sentir as emoções da competição a sério. Obviamente, mantenho a minha coerência e não alterei a minha opinião sobre alguns temas ligados ao clube - preocupam-me, por exemplo, os acordos de longo prazo que cativam receitas futuras para pagar dívidas contraídas - porém quero colocar de parte convicções pessoais menos abonatórias e centrar-me, unicamente, no futebol praticado no relvado.

Infelizmente, não poderei assistir ao jogo da Eusébio Cup e perderei a 1.ª jornada da Liga Sagres, frente ao Marítimo. No entanto, será por uma boa causa pois estarei a gozar umas merecidas férias: no próximo fim-de-semana voarei para Praga (capital checa) e depois rumarei até às praias algarvias. Até à data da partida, ainda me podem encontrar no 'twitter', a povoar o dia-a-dia encarnado através dos típicos 140 caracteres. Depois, regressarei a 24 de Agosto, esperando que o clima positivo e a senda de vitórias se mantenha para uma época 2009/10 plena de glória.

2 comentários:

dezazucr disse...

tamos todos com fé, mas convém recordar que não passa disso, silly season... A doer nunca será a mesma coisa. Basta recordar que foi sempre mais difícil jogar contra o Olhanense e o Guimarães que o foi contra o Ajax e o Shaktar.
O campeonato português é sempre mais difícil para o Benfica devido à intensidade colocada em campo pelos adversários contra nós e o habitual descanso contra os adversários. Daí que não valorizo muito as saídas de Lucho (um jogador que admiro muito) e Lizandro. O porto continua com uma boa equipa e toda a gente sabe que no campeonato interno terá sempre mais facilidades que nós.

André Peixoto disse...

Visita meu blog aí o blog é? http://esportetotalbh.blogspot.com/
Comente o que achou do blog e seja um seguidor. Breve estaremos publicando reportagens especias sobre o campeonato português. Duvidas podem ser tiradas no blog...Desde já agradeço.