quinta-feira, 20 de maio de 2010

Reacções à Camisola Oficial 2010/11 do SL Benfica

Prometo aos leitores: é a última vez que toco neste assunto relativo ao equipamento oficial. Desportivamente, não existe nada de especialmente relevante a apontar, pelo que fazer disto um 'cavalo de batalha' parece-me despropositado. Ainda por cima, na noite passada, os nossos rapazes voltaram a portar-se maravilhosamente: mais uma vitória em forma de goleada, numa manifestação de carinho para com os emigrantes. A época já terminou, mas a equipa mantém a vontade e a pontaria nas redes adversárias.

Passado este apontamento, voltemos ao tema central: a polémica respeitante à camisola oficial do clube para a temporada 2010/11, mais concretamente o atentado visual cometido pelo logotipo da TMN, um dos Stand Naming Rights Sponsors do Sport Lisboa e Benfica. Na rede social Twitter, enquanto debatia o 'problema' com outros followers interessados, acabei por me sentir tentado a ultrapassar a fase de indignação pública, assente em vídeo de protesto ou petições online. O desafio era simples: passar das palavras aos actos, cruzando a linha para o nível seguinte, isto é, procurando junto de responsáveis da instituição uma posição oficial sobre o asssunto.

Através do LinkedIn, consegui encontrar forma de contactar o Dr. Miguel Bento, Director Comercial e Marketing do clube, tendo enviado um email a explicar o porquê da minha interpelação. Aproveitei para apresentar o link com o vídeo do protesto e acrescentar alguma da opinião pública benfiquista que circula(va) na internet, sensibilizando-o para o facto de que o Sport Lisboa e Benfica deve preservar a sua imagem e identidade junto de sócios e adeptos. Surpreendemente, a resposta não tardou. De forma muito simpática, o Dr. Miguel Bento explanou as suas (do clube) razões e, num misto de naturalidade e compreensão, aceitei os seus argumentos. Esperando não cometer nenhuma inconfidência, penso ser útil disponibilizar parte do conteúdo que me foi comunicado. Apesar de não transcrever integralmente a resposta dada, nas suas palavras o 'problema' das camisolas já foi justificado no ano anterior para centenas de sócios e adeptos, não sendo inteiramente do agrado do clube a solução encontrada. No entanto, em situação de alguma clivagem de interesses comerciais, os contratos devem ser respeitados e essa representa a única posição aceitável por uma entidade credível como o Sport Lisboa e Benfica.

Ao mesmo tempo, enviei um email ao conhecido comentador e realizador António-Pedro Vasconcelos, por saber que tinha margem de manobra e algum poder de influência para fazer chegar a voz dos adeptos de um ponto de partida virtual (blogosfera e redes sociais) a um ponto de chegada junto de figuras com capacidade de decisão sobre o tema em causa. Também neste caso obtive resposta simpática que foi de encontro ao contacto anterior, ou seja, segundo apurado pelo próprio, o clube já fez saber junto da TMN o desagrado e insatisfação dos sócios e adeptos, pelo que a pressão pública deve ser direccionada, sobretudo, para o operador móvel, aproveitando inclusive a circunstância da equipa estar num período futebolístico muito positivo.

Conclusão: se preciso for, deveria ser criado um movimento encarnado, de congregação de forças atentas e firmes nas convicções, com recurso a assinaturas e outras formas de persuasão capazes de potenciar impacto e 'ameaça' (em sentido figurado, claro) junto do poder decisório da TMN. Como? Espalhando a palavra nas redes sociais e no maior número de benfiquistas, de maneira a que o operador sofra monetariamente com a fabricação de um ambiente comercial francamente adverso. Caros leitores, benfiquista que se preze acompanha os caracóis com cerveja Sagres. Assim, quando ligarem aos vossos amigos e conhecidos pensem na utilidade que um cartão Optimus ou Vodafone pode proporcionar.

4 comentários:

Unknown disse...

Boas,

Parabéns pelas iniciativas. Como já tinha referido, acho que são iniciativas destas que promovem a mudança.

Por acaso não sabes quando acaba o contrato com a TMN?

Abraço,
Alexandre

João Bizarro disse...

Excelente.

Já cumpro a minha parte com chamadas Vodafone.

sempresente disse...

Boa tarde
Acho isso tudo muito bonito e tudo muito simpático, mas culpas vão directamente para os responsaveis do Sport Lisboa e Benfica, pois são estes que assinam os contratos e que concordam ou não com o conteúdo do mesmo.
Se para os sócios e para os adeptos em geral respondem dessa forma, porque aceitam esses contratos????
Porque não admitem que se ficar o azul...se calhar o contrato vale mais x valor!!!!????
Sejam honestos e verdadeiros pelo menos com os sócios!!!
E o emblema do clube também é a culpa da TMN????
Sinceramente...

Pedro disse...

Estou a pensar seriamente em deixar a TMN caso a situação não seja revista...