terça-feira, 7 de outubro de 2008

[Uefa Cup] Dossier Hertha BSC Berlin

Os «encarnados» entram em acção logo na primeira jornada, agendada para o próximo dia 23, deslocando-se à Alemanha para defrontar o Hertha de Berlim. Lucien Favre, treinador do adversário do Benfica, acredita que a sua equipa tem argumentos para avançar para a próxima fase da competição. «É um grupo muito difícil. Se conseguirmos passar, então poderemos fazer algo importante na Taça UEFA. Não vai ser fácil, mas podemos seguir em frente. Tenho uma grande confiança na minha equipa», afiança. Vamos conhecer melhor o Hertha BSC Berlin...

História

Fundado em 25 de Julho de 1892, pelos irmãos Fritz e Max Linder, e Otto e Willi Lorenz, jovens que tinham entre dezesseis e dezessete anos de idade, o nome do clube foi dado por Fritz Linder, inspirado num barco a vapor, após viagem realizada na companhia do seu pai. Actualmente, o clube é conhecido como The Blue-Whites ou Die Alte Dame (Velha Senhora) e, pelas informações de que disponho, possui pouco mais de 12.000 sócios. A casa do Hertha é o fantástico Estádio Olímpico de Berlim, palco da final do Campeonato do Mundo de 2006 e com capacidade para 74.500 pessoas.

Títulos

(Bundesliga) Campeonato Alemão: 1930, 1931
(Ligapokal) Taça da Liga Alemã: 2001, 2002

Bundesliga 2008/09

Com 11 pontos à 7.ª jornada, o próximo adversário do Benfica encontra-se na 8.ª posição, lugar que normalmente corresponde às ambições e expectativas de início de época. Os melhores marcadores da equipa são: Marko Pantelic e Gojko Kacar (2 golos); Cícero Santos, Andriy Voronin, Rafael de Araújo e Patrick Ebert (1 golo).

Sistemas Tácticos

Na competição interna, o Hertha de Berlim costuma adoptar um desenho optimizado para o 4x4x1x1, adaptado, consoante as circunstâncias, para um 4x4x2 ou 4x5x1. No entanto, o treinador suiço adopta normalmente o 4x4x1x1, com duas linhas de quarto homens atrás da bola, como forma de defender a equipa das suas próprias limitações. Existe uma natural preocupação em cobrir as faixas laterais, soltando, com bola, os brasileiros Cícero Santos e Rafael de Araújo, no apoio ao ponta-de-lança Marko Pantelic. Em termos meramente posicionais, o esquema até pode ser semelhante ao implementado por Quique Flores. Porém, o Hertha de Berlim apresenta princípios de jogo distintos, nomeadamente na condução do processo ofensivo, através da utilização de um tipo de futebol directo, a exigir enorme esforço de referência por parte do avançado sérvio.

Curiosamente, nas partidas até agora disputadas na Taça UEFA, um pouco à imagem do que Ancelotti costuma produzir no AC Milan, a equipa alemã apresentou razoável maleabilidade táctica para desenhar um 4x3x2x1 mais audaz. Sendo certo que os mecanismos inerentes à filosofia de jogo não sofrem alterações significativas, diga-se que este plano B encontra-se talhado para as ocasiões mais difíceis. Com efeito, o 4x3x2x1 berlinense tem mais presença na área contrária, quer pela interligação dos sectores, que resulta num futebol mais apoiado, quer pela liberdade criativa proporcionada aos homens do meio-campo. Com o adiantamento de algumas peças, para a zona de construção, fica mais visível a qualidade individual de Marko Pantelic e, com isso, ganha o Hertha de Berlim.

Estrelas

À partida, poderia-se pensar que o plantel de uma equipa alemã, do meio da tabela, não tem nomes capazes de intimidar o adversário. Puro engano. Não se trata de intimidação pura, mas Quique Flores (e o Benfica) devem desconfiar de algumas individualidades que merecem o máximo respeito.
Desde logo, começando na defesa: Arne Friedrich e Josip Simunic (lembram-se dele no EURO 2008?) são internacionais pelos seus países e primam pela experiência e segurança que transmitem ao quarteto defensivo. No centro, a acompanhar o croata, uma cara bem conhecida do futebol português: Kaká. Não o do AC Milan, mas o central ex-Académica de Coimbra, contratado neste defeso.
Por falar em brasileiros, o Hertha de Berlim conta, ainda, com Rodnei, defesa de 23 anos (190cm - 91kg); Cícero Santos, médio de 24 anos (180cm - 72kg); Lúcio, médio de 29 anos (175cm - 61kg); e, por fim, o n.º 10 de 23 anos chamado Rafael de Araújo (174cm - 69kg).
Na frente, muita atenção a dois avançados de categoria acima da média: o ucraniano Andriy Voronin (29 anos - 177cm - 79kg) e o sérvio Marko Pantelic (30 anos - 183cm - 80kg). O primeiro, não tendo sido feliz em Liverpool, já passou por Colónia e Bayer Leverkusen o que lhe garante estatuto e reconhecimento no futebol germânico. Quanto ao segundo, já vai na sua 4.ª época ao serviço de Die Alte Dame e é daqueles avançados que provoca imenso trabalho na defensiva, sendo o principal homem a temer.

Fontes/Links

ZeroZero
Official website
Hertha Berlin statistics
Hertha BSC Blog

Sem comentários: