segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Il ritorno di Catenaccio

As palavras seguintes transmitem duas perspectivas: para uns, o significado vai no sentido de uma apresentação; para outros, revela um regresso. As próximas linhas representam uma novidade para os primeiros e uma recordação para os segundos.
Chamo-me Ricardo Cunha, faço 33 anos no próximo dia 15 de Fevereiro e sou natural de Lisboa. Ligação com o mundo do futebol? Quase nenhuma. Porventura o facto de me encontrar a elaborar uma Dissertação de Mestrado sobre as implicações do normativo contabilístico internacional nas Sociedades Anónimas Desportivas.
Nunca fui jogador de futebol federado e tampouco acalento pretensões de vir a tornar-me treinador. Apenas sinto a cultural paixão pelo desporto rei aliada ao gosto pela escrita. Foi assim que em Novembro de 2004, suportado pelo link http://www.catennac1o.blogspot.com, nasceu o blogue Catenaccio. Façamos uma breve retrospectiva dessa altura.
A criação do blogue, do qual fui único fundador e autor, levou-me a aceitar novos desafios, no espaço virtual e não só. Para todos aqueles de memória mais fresca não constituirá novidade, mas para os novos leitores merece a pena enunciar a minha participação no saudoso Terceiro Anel e a minha posterior colaboração com a Revista Futebolista.
A primeira participação terminou com o fim de um ciclo, mas os editores regulares do Terceiro Anel continuam a exprimir as suas opiniões na blogosfera: João Gonçalves, Encarnado e Branco, Pedro Varela, Pontapé na Lógica, Nuno Almeida, Salésias, Bruno Ribeiro, Olho de Dragão e Rui Malheiro, Playmaker.
Quanto ao outro projecto, mantém-se activo através de uma colaboração regular e periódica. Podem comprovar isso mesmo na próxima edição de Fevereiro, onde escrevo sobre o Vitória Sport Clube na secção "Ao Raio X".
Então, qual a razão para criar um novo espaço? Infelizmente, como alguns dos fiéis leitores sabem, tive um problema técnico com o antigo endereço. Perdi todo o histórico de posts, mas não perdi a vontade de continuar a escrever. Agradeço o auxílio de alguns colegas da blogosfera que desde o início mostraram-se solícitos para ajudar. Não vale a pena enunciar nomes. Vocês sabem quem são.
O regresso do Catenaccio ainda se encontra em fase de construção. De qualquer modo, do lado direito, já podem observar algumas das categorias habituais que marcaram a imagem do blogue antigo. Para começar, encontram-se já disponíveis as diversas crónicas que fui escrevendo na Revista Futebolista, desde Novembro de 2006.
Por fim, gostaria de terminar com uma mensagem dirigida aos que ainda não me conhecem: fica a certeza de que não represento nenhuma corrente de opinião, colectiva ou individual e tudo o que for aqui escrito será um espelho das minhas convicções pessoais. Foi um pressuposto base em Novembro de 2004 e será assim no futuro.

6 comentários:

nuno disse...

boa :)
welcome back

Paulo Santos disse...

Excelente!! Há males que vêem por bem. Acho este template extremamente bonito - aliás, ainda me vais dar uma ajuda (se fizeres favor) para eu melhorar o aspecto do meu - É que eu ainda sou algo infoanalfabeto!! Daí também a minha ajuda na resolução do teu problema não ter servido de muito, de qualquer forma fiquei sempre a clicar no link à espera que tudo se resolvesse, pois aprecio bastante os teus escritos e para além disso já tive o prazer de te conhecer pessoalmente.

Um grande abraço e bons posts

Pedro disse...

Bem re-vindo e q tenhas melhor sorte desta vez!!!

nuno disse...

olha ricardo, em primeira mão ainda que lhe faltem conteúdos (ando ha 4 noites de volta dele) e outras pequenas coisas a limar

nuno disse...

lol esqueci-me

http://salesias.com

Catenaccio disse...

Fantástico Nuno!

Posso adiantar que estou a trabalhar numa situação semelhante. Não através do WordPress, mas com base no Drupal (gestor de conteúdos). Já registei um domínio .com e agora há que desenvolver o layout do site, pois trata-se de um projecto ainda recente.

Cumprimentos e obrigado a todos pelos comentários.