quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

[Uefa Cup 1/16] Nuremberga 2-2 SL Benfica

Desespero. Para não variar, mais uma exibição (colectiva) a roçar o medíocre. A melhor equipa dos últimos 10 anos - na opinião de um iluminado - ofereceu 90 minutos de ansiedade e sofrimento. Salvou-se o resultado, ao cair do pano. A carreira europeia prossegue, mas até quando? Esperemos que Getafe não faça lembrar...Espanyol.
Sobre o jogo propriamente dito, começo por destacar o evidente: é verdade que existem erros individuais clamorosos e as opções, técnicas e tácticas, do treinador também não ajudam. Porém, será que explica tudo?
Sobre o primeiro tema, como comentar o desempenho de Luís Filipe? Quem foi o responsável pela sua contratação? É que contemplar a política desportiva da SAD é um exercício de masoquismo. Para os menos atentos, relembro que o ex-bracarense envolveu um investimento de 500 mil euros...quando João Pereira, mesmo não sendo um lateral do outro mundo, tem sido o melhor de Braga. Bem, se até Fernando Santos dispensou o jogador, aquando da passagem pelos vizinhos de Alvalade...
Obviamente, não fica por aqui. Por acaso Maxi Pereira é melhor do que Bruno Aguiar, jovem das escolas encarnadas? Então se referir o brasileiro Geovanni, estraga logo qualquer tentativa de comparação. Conclusão: nem sequer estou a ser exigente, mas a delapidação do plantel nas últimas épocas acarreta as suas consequências.
Sobre o tema Camacho, muito poderia ser escrito. Chega a ser incompreensível a forma como o treinador prepara a equipa: salir a ganar ou salir a jugar? Mais do que o sistema táctico, não existe uma clara ideia sobre o modelo. Como se diz, em linguagem popular, o Benfica não tem fio de jogo.
Sendo possível dar dinâmica ao 4x2x3x1, torna-se necessário definir tarefas certas entre os pivots defensivos e mecanizar movimentos que dêem identidade ao colectivo. Lamentavelmente, o onze do Benfica não sabe como e quando deve efectuar a pressão, apresenta dificuldades de posicionamente nos momentos de transição e, para piorar, alguns jogadores encontram-se nos lugares errados. Um dos exemplos, já debatido, diz respeito à posição do maestro.
Outra situação problemática prende-se com o fornecimento de bolas para Makukula. A opção por dois pivots defensivos, a presença de alas como Maxi Pereira e Nuno Assis, incapazes de dar profundidade, e Rui Costa numa zona que não favorece as suas características actuais, acaba por apagar qualquer n.º 9. Aliás, estar ali Makukula ou Ibrahimovic seria (quase, quase) igual.
Bem, mas será que o ónus da culpa vai inteiramente para Camacho? Não creio. Com Fernando Santos era igual ou pior. Até com Trapattoni existia contestação à qualidade exibicional. A opinião pública gosta de encontrar bodes expiatórios. Por vezes, entre jogadores. Quase sempre, entre treinadores. Só o máximo responsável pelo clube fica afastado do tom crítico. Eu prefiro analisar a conjuntura actual de uma forma mais global. A minha esperança é só uma: eleições em 2009.

4 comentários:

Paulo Santos disse...

Ricardo, o plantel, salvo um ou outro caso, é dos melhores dos últimos anos, sim! Não tenho dúvida nenhuma!
O problema é um treinador que é um autêntico mito com pés de barro!
É que olhando para o lado, consigo vislumbrar uma dezena de treinadores melhores que este, já presidentes, com todos os erros que se lhe reocnhecem em termos de gestão desportiva, não ocnsigo vislumbrar nem um.

Jorge Diogo disse...

Caro amigo, como prometido depois de algum tempo ausente aos teus comentários e aos teus discípulos avermelhados, vi aqui alguns assuntos a comentar.
1º-(roçar o medíocre) esse grau de exigência anda muito em baixo mas realista, isto é, como podes ter azelhas de L.Filipe, Zoro, N.Gomes, Mantorras, Nélson, Assis e Butt no vosso plantel, sendo este o melhor nos ultimos dez anos????
2º- R.Costa que já vem reformado do futebol internacional, com capacidade de só jogar 30 min. e consegue ser o vosso melhor jogador em todo o jogo, isso basta para dizer que o plantel é muito baixo, não chega para os objectivos traçados e com encargos brutais, Cardozo ainda não fez e penso que nunca o fará exibição para valer os 9 MILHÕES que o vosso clube deu por ele, mas isto é meramente a minha opinião, ( Adu,Makukula,Sepsi) ainda tem que mostrar valores.
3º e por último (Esperemos que Getafe não faça lembrar...Espanyol)
eu diria melhor ......Celta de Vigo
Assim não vão lá.
O meu clube está igual ou pior, desde quando é que o Porto á 2ª volta tem o campeonato praticamente ganho, isto dá para eles cada vez subirem em termos internacionais, como já está a acontecer, onde se nota cada vez mais em terrenos nacionais o volume de títulos já alcançados nos últimos 30 anos.
É derivado a estas situações que começa a ter vedetas como o Lucho que vê no Porto uma rampa de lançamento para os colossos mundiais.
Vou terminar por aqui, embora tendo muito por me exprimir á minha insatisfação de como o futebol anda a ser dirigido quer a nivel de clubes,quer a nivel federativos.
Abraço, Amigo.

Paulo Santos disse...

Epá, que saudades das barrigadas de riso que este Jorge Diogo provoca. Volta sempre, não te ausentes assim tanto tempo que a malta precisa é de coisas com piada para animar!

Jorge Diogo disse...

barrigadas de riso???
Não sabia que o Celta de Vigo já dava risos, ou será que são pelas magnificas exibições que o vosso clube anda a praticar.
Sr. Paulo Santos não caia no ridículo em não conseguir ver o lado negativo que o seu clube está atravessar.
Se comforma-se com 10 pontos de distância, então pesso eu desculpa por ter um grau de exigência demasiado elevado em relação ás ambições futebolisticas, mas eu como associado de um clube não aceito qualquer coisa, quer a nível de jogadores, treinadores, dirigentes, presidentes e sócios.
Por último (não te ausentes assim tanto tempo que a malta precisa é de coisas com piada para animar!)
aí está mais uma razão pelo qual o vosso clube atravessa, andam com a cabeça em baixo e não tem um momento de alegria, assim vão os tempos de um pássaro bem depenado.
Sr. Paulo candidate-se a presidente do deu clube que o outro que lá está percebe é de pneus, e aí ria-se á vontade, de como é que um homem dos pneus alguma vez foi presidente do seu clube e sócio do F.C.P. e do S.C.P.
Isto sim são gargalhadas,EH EH EH..