quarta-feira, 2 de abril de 2008

[bwin Liga] Lugar de acesso directo à Champions League

Após o término da 24.ª jornada, os Vitórias - Futebol e Sport Clube - continuam a manter acesa a chama da esperança no lugar que dá acesso directo à Champions League. A classificação actual ilustra esse desejo: Sl Benfica e V. Guimarães, 44 pontos; V. Setúbal e Sporting, 41 pontos.
Na 2.ª circular mora a desconfiança, enquanto em Setúbal e Guimarães reside o apoio e paixão incondicional de uma cidade que deseja colocar o seu nome na história do futebol português. Faltam seis finais para Carlos Carvalhal e Manuel Cajuda verem o sonho realizado.
De seguida, irei analisar o calendário de cada uma das equipas mencionadas, apresentando prognósticos à la Totobola e reflectindo sobre hipóteses pontuais e cenários, mais ou menos, optimistas. De referir que os graus de dificuldade foram definidos de acordo com a qualidade do adversário, o local (casa ou fora) do encontro e o lugar na tabela classificativa.

O momento conturbado vivido pelo Boavista não implica que a deslocação ao Bessa seja isenta de dificuldades. Contudo, o teste mais exigente fica para os lados do Dragão. Apesar do resultado ser passível de tripla, um ponto conquistado pode ser considerado como um mal menor. De qualquer modo, para o bem ou para o mal, pode estar na Luz a decisão, sendo fundamental a vitória frente a Belenenses e V. Setúbal.

Previsão pontual: entre 16 e 11 pontos conquistados

Se o Benfica visita o Bessa, o V. Guimarães também não pode esperar noventa minutos fáceis na Mata Real, pois o Paços de Ferreira ainda procura os pontos que garantam a manutenção. A recepção ao Boavista apresenta, igualmente, um grau de dificuldade médio, mas são as duas partidas seguintes que podem definir a performance de Manuel Cajuda. Caso a decisão fique para a última jornada, o Est. Amadora não parece ter argumentos para contrariar o favoritismo de vimaranenses.

Previsão pontual: entre 14 e 9 pontos conquistados

O V. Setúbal tem-se revelado, a par do outro Vitória, uma das maiores revelações da temporada 2007/08. No entanto, convém lembrar que o vencedor da Carlsberg Cup ainda tem pretensões na Taça de Portugal e, como tal, a principal dúvida reside no esforço final que será exigido a uma equipa já de si explorada até ao limite. Os confrontos com FC Porto e Belenenses representam dificuldade elevada, mas o desfecho pode estar marcado para o Estádio da Luz, precisamente na última jornada.

Previsão pontual: entre 12 e 7 pontos conquistados

Teoricamente, é notório que o Sporting apresenta o calendário mais favorável. Porém, na presente época, os comandados de Paulo Bento não têm primado pela regularidade. A deslocação à Mata Real não costuma trazer boas recordações e, de visita a Alvalade, Sp. Braga, Marítimo e Boavista podem ter pretensões de atingir um lugar de acesso à Taça Uefa.

Previsão pontual: entre 16 e 11 pontos conquistados

O futebol é fértil em surpresas. Nada garante que os históricos vizinhos da 2.ª circular consigam o sprint final. Os Vitórias também já provaram que têm uma palavra a dizer. Na época anterior, o título resolveu-se na última jornada. Na presente temporada, o cenário pode ser idêntico para definir qual deste quarteto conseguirá o lugar de acesso directo à Champions League. Aposto numa batalha feita minuto a minuto.

[Classificação final] pontos totais/pontos conquistados

SL Benfica - 57 / 13
V. Guimarães - 56 / 12
Sporting CP - 55 / 14
V. Setúbal - 51 / 10

2 comentários:

Ricardo disse...

Gostei da análise. Olhando para o calenário, é de facto notória a vantagem (teórica) que o Sporting tem em relação aos outros três concorrentes. No entanto, e acreditando (pensando que está a melhorar e, ao mesmo tempo, querendo e crendo) que o Benfica está mais forte, parece-me que o segundo lugar tem grandes probabilidades de ficar na Luz. É possível que o Sporting ainda consiga, na recta final, ultrapassar o Vitória de Guimarães. É no segundo, terceiro e quarto lugares que acho que a luta vai ser intensa. Acho que o Setúbal irá cair nas últimas jornadas. Até pela eliminatória que tem para a Taça de Portugal. No segundo lugar, quero e acredito que seja o Benfica. Acho que o Sporting irá ficar em terceiro, mas gostaria que ficasse o Vitória. Seria histórico ver o Vitória numa Liga dos Campeões. Por outro lado, não teria tantas possibilidades de fazer bons resultados, caso passasse para a fase de grupos.

Jorge Diogo disse...

Sonhos não passam para a realidade, embora gostassem que o Sporting fica-se em 4º ou 5º, vão ter desilusões.
Com essa equipa que têm não vão a lado algum e o 2º lugar será por 1 ou duas semanas no máximo.
Meus senhores abram os olhos.