quarta-feira, 14 de maio de 2008

#13 Prospecção: Hassan Yebda

Nome completo
Hassan Yebda
Data de nascimento
14.05.1984 (24 anos)
Nacionalidade
Francesa
Altura: 1,87m
Peso: 77kg
Posição
Médio defensivo

[Resumo 2007/08] Competição - Jogos / Golos (Minutos)
Ligue 1 Orange - 23J / 3G (1.591)
League Cup - 3J / 1G (242)
French Cup - 2J / 0G (141)

[Dados da carreira]
2006/07 Le Mans - 1J / 0G (22)
2006/07 Auxerre - 0J / 0G (-)
2005/06 Laval (League 2) - 14J / 1G (1.202)
2005/06 Auxerre - 0J / 0G (-)
2004/05 Auxerre - 0J / 0G (-)

O médio francês Hassan Yebda, em final de contrato no Le Mans, está bem referenciado pelo Benfica e nos planos de Rui Costa para a próxima época, que procura reforçar a equipa com qualidade mas com custos controlados.
O Benfica, ainda assim, não está sozinho na corrida ao médio defensivo. Nos últimos dias Lazio, Roma e também clubes alemães e ingleses foram colocados como estando na pista do médio que se sagrou campeão do Mundo sub-17 pela França em 2000.

Pelas informações que têm vindo a ser veiculadas, o Benfica prepara-se para emprestar Binya (1,76m e 75kg), pode ceder Katsouranis (1,87m e 81kg) mediante boa proposta, pelo que encontra-se no mercado à procura de alternativas. Por falar no grego, diga-se que Hassan Yebda partilha semelhanças físicas, nomeadamente estatura e peso, para além de existir coincidência em termos de posicionamento no relvado.

Apesar de não reunir mais informação sobre Hassan Yebda, desde já aplaudo o trabalho de observação do gabinete de prospecção encarnado. Escusado será dizer que tanto a Ligue 1, como a Ligue 2, representam um mercado apetecível, quer do ponto de vista financeiro, quer pela vertente competitiva e técnica de vários jogadores. O exemplo de Desmarets, descoberto no Les Lilas, da 3.ª divisão e de Ghilas, vindo do Cannes, da 2.ª divisão, representam casos de afirmação desportiva em Portugal.
Por outro lado, em França actuam imensos jogadores de origem africana, com enorme talento e margem de progressão. Sem esquecer vários nomes franceses, a verdade é que o filão africano encontra tempo e espaço para desenvolver fantásticas qualidades futebolísticas. Basta recordar como surgiram atletas como Didier Drogba e Michael Essien, só para citar exemplos de maior sucesso.

Neste sentido, gostaria de terminar com o seguinte: procedi à elaboração de uma base de dados, respeitante a jogadores africanos que actuam na 2.ª divisão francesa, mercado mais apetecível do ponto de vista financeiro e com jovens valores de enorme potencial; a referida base de dados encontra-se delimitada por: nacionalidade, nome, clube, posição, idade, altura, peso e presenças/golos/minutos de utilização/disciplina.


Fonte: ZeroZero e French Football League

4 comentários:

Ricardo disse...

Só entendo esta (possível) contratação à luz de uma necessidade de colmatar a saída de Katsouranis, que - espero bem - não seja consumada. É que tanto para a posição «6» como «8» ou de interior, no losango, temos já vários jogadores: Petit, Binya, Rúben Amorim, Felipe Bastos (diz-se que tem muita qualidade para integrar já o plantel), Jorge Ribeiro e Katsouranis. Para não falar em Sepsi e Maxi Pereira (deus me livre!).

Incómodo disse...

katsouranis tem 1m81 e não 1m87. Logo é mais baixo que o novo reforço. Também espero que o novo reforço não seja tão lento como o katso...

Cumprimentos

Catenaccio disse...

Caro amigo,

Penso que também não acertou. No site do Benfica, Katsouranis aparece com:

Altura (Mt): 1.83
Peso (Kg): 84

No fim do artigo, deixei expresso quais as "fontes" utilizadas. Pelos vistos, no site ZeroZero a informação não está bem actualizada, portanto devemos considerar como certo o que se encontra no site oficial do clube.

Luis Gonçalves disse...

Bom trabalho ;)

Relativamente ao jogador, principalmente por vir a custo zero, poderá ser um bom negócio.

Também é sempre de relembrar que
- o campeonato é longo
- katsouranis poderá sair ou ser opção para central (saindo Luisão faria uma excelente dupla com David Luis)

Abraço