terça-feira, 13 de maio de 2008

Lista de convocados para o Euro’2008

Sem grandes surpresas, Luiz Felipe Scolari revelou a lista dos 23 eleitos que vão estar na Suíça e Áustria a representar Portugal no Euro’2008.

Lista de convocados para o Euro’2008

Guarda-redes

Ricardo (Betis)
Quim (Benfica)
Rui Patrício (Sporting)

Defesas

Bosingwa (FC Porto/Chelsea)
Paulo Ferreira (Chelsea)
Miguel (Valencia)
Ricardo Carvalho (Chelsea)
Pepe (Real Madrid)
Bruno Alves (FC Porto)
Fernando Meira (Estugarda)
Jorge Ribeiro (Boavista/Benfica)

Médios

Deco (Barcelona)
Petit (Benfica)
Raul Meireles (FC Porto)
Miguel Veloso (Sporting)
João Moutinho (Sporting)

Avançados

Nuno Gomes (Benfica)
Cristiano Ronaldo (Manchester United)
Simão (Atlético Madrid)
Nani (Manchester United)
Hélder Postiga (Panathinaikos)
Hugo Almeida (Werder Bremen)
Quaresma (FC Porto)

Os maiores destaques vão para as ausências de Maniche, Makukula e Caneira e para as chamadas de Rui Patrício e Jorge Ribeiro. Salvo questão de um ou outro nome, a lista de convocados não oferece grandes supresas. Sabe-se como o selecionador nem sempre privilegia o conceito de desempenho desportivo, assente em predicados de forma física (táctica) e de rendimento efectivo. Os critérios de Luiz Felipe Scolari apontam para uma ideia de grupo, em que a performance individual fica subjacente ao espírito de união e de identificação com os desígnios colectivos. Os critérios de escolha são passíveis de serem questionados mas, até ao momento, os resultados do passado têm-lhe dado razão. Deste modo, e porque tornar-se-ia fastidioso discutir motivos individuais, ligados a cada convocatória, prefiro responder através da evidência do quadro que se segue:

Da elaboração deste trabalho, podem-se retirar breves ilações.

Em primeiro lugar, os números provam que as ausências de Maniche, Makukula e Caneira só podem ter origem em questões de ordem técnica. Não creio que Luiz Felipe Scolari tenha prescindido dos atletas pelo simples facto de terem realizado uma época aquém das expectativas. Se assim fosse, que diríamos acerca da confiança depositada em jogadores como Miguel, Petit, Deco, Nuno Gomes e Hélder Postiga, que tiveram desempenhos discretos ao longo da temporada?
Em segundo lugar, os minutos de utilização provam uma elevada heterogeneidade entre os vinte e três seleccionáveis. Por outras palavras, para além do natural trabalho de índole táctico, o estágio vai exigir redobrada atenção na harmonização de aspectos como a condição física e o ritmo de jogo. Enquanto para alguns atletas a época 2008/09 foi desgastante a todos os níveis -físico e, também, mental - para muitos outros, esta foi marcada por lesões, mais ou menos demoradas, ou pela perda da condição de titular no respectivo clube. No primeiro lote incluem-se jogadores como Bruno Alves, Miguel Veloso, João Moutinho, Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma (acima dos 3.000 minutos de utilização, exceptuando o guarda-redes Quim). No segundo grupo, podem-se incluir os nomes de Paulo Ferreira, Pepe e Simão, com prestações mais irregulares, para além daqueles que referi como tendo uma temporada abaixo do que seria de esperar.

Por sua vez, coloco um exercício sempre interessante e polémico: tentar "adivinhar" qual será o onze escolhido por Luiz Felipe Scolari.

Tendo em conta que o 4x2x3x1 continuará a ser a plataforma táctica utilizada e sabendo que o seleccionador já alertou para uma menor experiência deste conjunto de jogadores, acredito que na partida inaugural, frente à Turquia, o onze titular não andará longe de: Ricardo, Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira; Petit, Raul Meireles e Deco; Simão, Cristiano Ronaldo e Nuno Gomes.
Finalmente, apresento alguns cenários para reflexão e discussão.
Sabendo que Pepe e Ricardo Carvalho actuam na posição de central direito, e prevendo que sejam os escolhidos para o eixo defensivo, qual deles deverá jogar como destro? Como se perspectiva a colocação de Bosingwa à direita, e Paulo Ferreira à esquerda, tentaria aproveitar vantagens posicionais através das conhecidas "sociedades": Bosingwa e Pepe (FC Porto 2006/07); Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira (Chelsea).
No caso de Petit e Deco apresentarem uma menor rotação no ritmo de intensidade competitiva, a dupla leonina composta por Miguel Veloso e João Moutinho terá de estar preparada para suprir essa eventual indisponibilidade física. Contudo, não é de descartar uma provável nuance estratégica, anteriormente testada: a colocação de Fernando Meira como pivot defensivo de um sistema desenhado em 4x3x3.
Sendo Cristiano Ronaldo intocável, é de prever que, ao longo da competição e dependendo de factores exibicionais ou circunstâncias especiais, os lugares de Simão e Nuno Gomes sejam ocupados, respectivamente, por Nani, Ricardo Quaresma e Hugo Almeida.
Comentários?

4 comentários:

Nuno disse...

Acho que, infelizmente, o Scolari vai optar por Meira para médio-centro. Não acredito que jogue em 433, mas na mesma em 4231, com Miguel Veloso ou Raul Meireles ao lado de Meira. No lugar de Simão, creio, iniciará a competição Quaresma, por toda a confiança que Scolari depositou nele nos últimos jogos. Na defesa, acho que o central do lado esquerdo será Ricardo Carvalho, não tanto por conhecer Paulo Ferreira, mas porque já jogou aí por diversas vezes: no Porto com Jorge Costa; no Chelsea quando joga com alguém que não Terry; na selecção, com Meira. Na posição de avançado é que não sei se Scolari confiará em Nuno Gomes. Diria que as ideias de Scolari andarão assim por: Ricardo, Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Meira, Miguel Veloso, Deco, Ronaldo, Quaresma, Hugo Almeida.

Na convocatória, não me agradou a não convocação de Maniche e de Carlos Martins, podendo estes 2 ter entrado para os lugares de Raul Meireles e Jorge Ribeiro.

Catenaccio disse...

Nuno,

Antes de mais, agradeço o comentário.

Se formos discutir caso a caso, poderemos encontrar, por parte de Luiz Felipe Scolari, algumas incongruências. Se, por um lado, o seleccionador convoca tendo por base o rendimento desportivo, por outro lado, dá ideia que o critério subjacente direcciona-se no sentido de um sentimento de pertença ao grupo. A tão famosa "Família" Scolari.

Falando de alguns casos particulares:

Ricardo Carvalho, por todas as razões apontadas, será o central "canhoto".
Em determinados jogos, a opção F. Meira + R. Meireles/M. Veloso, com Deco no vértice mais ofensivo, será uma hipótese bem plausível. Na altura certa, poderemos aprofundar as dinâmicas deste trio.
Na frente, para além de Cristiano Ronaldo, tudo poderá acontecer. Mas, sabendo como Scolari é algo conservador e pelo discurso recente acerca da questão da experiência, aposto em Simão, Cristino Ronaldo e Nuno Gomes. Depois, é como disse: ao longo da competição e das próprias circunstâncias, os nomes podem mudar.
A minha preferência iria para Cristiano Ronaldo, Simão e Hugo Almeida. Quaresma e Nani seriam os suplentes de luxo, mas também aceito a entrada de um destes dois, em detrimento de Simão.
Há dois/três lugares que depende da forma física e ritmo de jogo com os jogadores chegam ao início do Euro'2008.

Para terminar, será que as ausências de Maniche e de Carlos Martins foram pelos mesmos motivos? Maniche teve uma época aquém das expectativas, mas pertencia à "Família" Scolari, tendo sido o melhor marcador das fases finais lideradas pelo brasileiro. Por sua vez, Carlos Martins teve um desempenho acima da média, com a obtenção de golos e inúmeras assistências. Mas, chegou tarde ao conceito do espírito de grupo.

NDR: Penso que Raul Meireles não oferece contestação, graças à performance que teve na temporada que findou. O único problema terá a ver com o eventual desgaste sofrido.

Abraço.

apenasfutebol disse...

Bom, não acredito que haja alguém que tenha ficado surpreendido com a convocatória. Alguém teria de ficar de fora do lote de seleccionáveis que ultrapassava ligeiramente o número 23.


Nuno, és a primeira pessoa que refere o Carlos Martins.
Ontem, assim que ouvi a convocatória em directo, comentei com a minha mulher que Carlos Martins, na minha opinião, deveria ser uma opção a ter em conta. Assim não entendeu Scolari. Paciência. Cinco médios para a zona central parece-me curto, sobretudo para a "posição 10" em que apenas há Deco. Considero há muito tempo que Martins é dos poucos jogadores que pode constituir uma alternativa a Deco...

Mas eu tenho cá uma sensação que Scolari está a preparar uma surpresa de ordem táctica...
Um sistema de 3 defesas à boa maneira sul-americana...é apenas um feeling

Nuno disse...

Também acho que Raul Meireles deve estar entre os eleitos, mas tendo em conta que precisaria de tirar dois jogadores para fazer entrar Maniche e Carlos Martins, além de Jorge Ribeiro era a alternativa que me parecia menos prejudicial, já que Moutinho e Maniche fazem com qualidade as transições defensivas e ofensivas.

Quanto ao meio-campo com Meira, Raul Meireles ou Veloso, e Deco, não me agrada. Não gosto de Meira no meio-campo. Embora a sua colocação nesse sector tenha a virtude de garantir a conquista de bolas aéreas, a qualidade de passe e a mobilidade do meio-campo ficam a perder. Para mim, o meio-campo da selecção, com os seleccionados, é Miguel Veloso, Moutinho e Deco. Raul Meireles pode servir bem de médio de transição, o que no duplo-pivot de Scolari terá relevância. Já Petit, na forma em que está, não me parece ter lugar.

Paulo, gosto do Carlos Martins e esta época demonstrou que poderia ser uma opção para a selecção. Foi queimadíssimo no único jogo em que lhe permitiram mostrar se estava apto a ir ao europeu, mas é, para mim, a melhor alternativa a Deco que temos neste momento. Quanto à solução dos três defesas, seria engraçado. Não é algo que me transtorne muito, apesar de não estar trabalhado, uma vez que a selecção de Scolari joga há não sei quantos anos em 4231 e ainda não tem rotinas definidas. Mas, sendo ele um treinador conservador, duvido que vá por aí. Mas seria engraçado imaginar como poderia a selecção jogar nesse esquema. O primeiro senão que me vem à cabeça são os 4 extremos que ficariam sem posição para jogar, à excepção de Ronaldo, que poderia jogar no ataque.