quarta-feira, 1 de abril de 2009

Anuário Futebol Mundial 2008/09 - parte II

Um sucesso! É o melhor adjectivo para caracterizar o lançamento do 'Anuário do Futebol Mundial 2008/09', escrito por Rui Malheiro, com supervisão de Paulo Sousa. Tal como escrevi no dia 24 de Março, o local escolhido foi a Livraria Bertrand, no Centro Comercial Picoas Plaza.

Cheguei por volta das 17h45, comprei o livro (aconselho) e fui tomar um cafézinho. Por volta das 18h30, a apresentação teve início. Nessa altura, a sala estava bem composta com várias personalidades conhecidas do mundo do futebol. Destaque para: João Malheiro; Eusébio (sim, é verdade); Carlos Manuel, António Veloso, Rui Costa (ele mesmo, em carne e osso), Joaquim Evangelista e os jornalistas António Tadeia e José Marinho. Porventura mais figuras conhecidas do público marcaram presença, mas detive-me à conversa com o Paulo Santos, do Apenas Futebol, o Nuno Francisco, director da revista 'Futebolista' e, mais tarde, o João Gonçalves, do Encarnado e Branco.

Umas palavras sobre o 'Anuário'. Assim como o Barcelona é mais do que um clube, este exemplar saído da 'pena' de Rui Malheiro é mais do que um livro: é uma enciclopédia futebolística para termos sempre por perto, tal o manancial de informação incluído em mais de oitocentas páginas. Imperdível. Fico satisfeito pelo facto de ter presenciado a concretização de um projecto ímpar, um sonho em forma de bola de futebol. Mais uma vez, os meus parabéns ao Rui Malheiro e obrigado pela dedicatória.

Poderia dar-me satisfeito pelo facto de, por fim, conhecer alguns colegas da blogosfera com os quais já comunicava há imenso tempo nestas lides virtuais. Contudo, o melhor estava para vir. Ainda a apresentação decorria quando me aproximei de José Marinho, autor do livro 'José Veiga - Como tornar o Benfica campeão'. No passado, chegámos a trocar, neste espaço, comentários sobre assuntos relativos ao universo encarnado e o contacto reacendeu-se com o seu regresso à blogosfera, através da crónica no Mágico SLB. Não quero arriscar, mas estivémos à conversa cerca de meia hora. Bem, não foi propriamente um diálogo - limitei-me a colocar meia dúzia de questões e a expressar uma ou outra opinião, embora seja compreensível que, no canal de comunicação, eu tivesse assumido o papel de destinatário. E quanto à mensagem? Isso daria, concerteza, para algumas dezenas de crónicas aqui no Catenaccio. De forma resumida, digamos que houve tempo para assimilar alguns episódios curiosos, quase como se estivéssemos sentados numa plateia a ouvir um 'opinion maker'. Não que tenha alterado, substancialmente, o meu pensamento central sobre os mais variados (e principais) assuntos da vida do Benfica. Todavia, o diálogo estabelecido vale por muitas horas dedicadas a consumir a imprensa desportiva, desde televisão, passando por jornais, até desembocarmos na imensidão da blogosfera. Nesse aspecto, cumpriu o objectivo: fazer-nos pensar. Assim que a oportunidade surja, no tempo certo, cá estaremos para aprofundar matérias pintadas a encarnado e branco.

1 comentário:

Unknown disse...

Meu caro,

Eu sei que este post não é o mais indicado mas como é o último vou comentar a semana futebolistica.
Mais uma vez uma demonstração de classe da minha equipa , excelente exibição em Guimarães e uma vitória justíssima. Não sei como é possivel o senhor cajuda vir dizer que foram melhor na primeira parte e podiam até estar a ganhar por dois (ridiculo). Quanto ao sporting lá conseguiu ganhar e será até ao fim o nosso grande adversário. Por último o seu Benfica , acho que até é dificil comentar o jogo que fizeram. Ganharam mas por amor de Deus , o que o benfica joga é qualquer coisa ridicula. Tantos meses de trabalho e o que jogam é isto? Todos sabemos os problemas do Estrela mas ainda foram mais reforçados com 10 dias sem treinar.Após o jogo vale a pena perguntar. Quem é que não treinavam hà 10 dias? resposta clara : Benfica. Eu sou portista e podem dizer o que quiser mas benfiquistas não venham tirar o nosso merito por causa dos arbitros . Basta ver os nossos jogos e ver quem é o melhor (algo me diz que voçês não jogam esta terça loool)por isso contra factos não argumentos. Olha mas é para o vosso umbigo por ele está cheio de mofo.Há que ser limpo... penso eu de quê...loool.
Conclusão : Mais um jogo ganho dois penaltis beneficiados e o pior de tudo uma PÉSSIMA exibição.
Preocupem com isto e mais nada.

Sérgio