sábado, 27 de junho de 2009

Javier Saviola no Sport Lisboa e Benfica

Saviola é o novo reforço do Benfica. Os encarnados chegaram "a acordo com o Real Madrid para a transferência, a título definitivo, da totalidade dos direitos desportivos e económicos do atleta Javier Pedro Saviola Fernandez por um valor de 5.000.000 cinco milhões de euros", lê-se no comunicado enviado pelo clube da Luz à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

O Benfica informa que "chegou a um princípio de acordo com o referido atleta para a celebração de um contrato de trabalho desportivo para vigorar nas próximas três épocas desportivas,sendo ainda concedida a faculdade à Sociedade para a prorrogação deste contrato de trabalho por mais uma".

Javier Saviola: «Não resisti à determinação do Benfica em contratar-me»

Anos - Clube - Jogos / Golos

1998/01 - River Plate - 111 / 55
2001/07 - Barcelona - 164 / 70
2004/05 - Mónaco (empréstimo) - 36 / 12
2005/06 - Sevilha (empréstimo) - 43 / 14
2007/09 - Real Madrid - 28 / 5
TOTAIS: 382 jogos, 156 golos; pela Argentina, soma 12 golos em 44 jogos 'AA'

Recebi a notícia com natural satisfação, muito embora tenha cedido à tentação de algum deslumbramento. Não tem tanto a ver com a qualidade intrínseca do jogador, que não contesto, mas antes com a lição derivada da desilusão proporcionada pela época 2008/09. Apesar de estar convicto que a novidade tenha dado um impulso forte para o merchandising do clube e para aumentar o índice de confiança dos adeptos, prefiro manter alguma cautela antes da bola começar a mexer. Os craques ajudam a constituir um plantel ambicioso. Todavia, para além da mais-valia individual de cada elemento, sabe-se que os resultados positivos dependem da interligação de imensos factores.

No entanto, se o futebol de Saviola não deixa margem para dúvidas, já coloco maiores reticências quanto aos meios financeiros envolvidos na contratação. Até em face de dificuldades sentidas noutras situações (vidé caso de Alvaro Pereira e Reyes), continuam a subsistir muitas interrogações: (i) será que existiram investidores estrangeiros envolvidos na operação? Com que contrapartidas?; (ii) será que a Direcção da SAD já acordou a venda de algum activo (Luisão, Cardozo, Di María?) como forma de obter uma quantia significativa?; e, (iii) será que o novo contrato para doze (12?) anos rubricado com a Centralcer, com efeitos na publicidade das camisolas e no naming da bancada Sagres, representou o caminho para atingir o sucesso desta contratação?

Por fim, para provar que a vinda de Saviola despertou-me alguma ilusão e motivação para a época 2009/10, acreditando que um tridente constituído por Aimar, nas costas, e Cardozo, mais fixo, possa funcionar em pleno, disponibilizo um link com diversos vídeos, onde podem ir abrindo o apetite com os inúmeros golos apontados pelo 'conejo' argentino.

4 comentários:

A.Saraiva disse...

Parece-me que o contrato com a Centralcer terá alguma coisa a ver com esta e, talvez, outras contratações.

dezazucr disse...

Grande contratação. Sempre gostei de Saviola. Relembro óbviamente os tempos do River e os 2 primeiros anos do Barça. É um jogador com 27 anos, um jogador que já foi muito considerado e que por certo, como todos os grandes jogadores, quererá mais reconhecimento, depois do esquecimento. Parece-me à semelhança do negócio Aimar um bom negócio. Não alinho naqueles que criticam o negócio Aimar. Foi uma contratação para 4 anos e apesar de não ter mostrado muito no início, quem viu Aimar no último terço do campeonato viu um Aimar em recuperação. Esteja ele para o ano melhor fisicamente e calará muitos críticos. Também muitos criticavam Rui Costa após o primeiro ano, os mesmos que no ano seguinte asseguravam que devia jogado mais uma época, tal a qualidade que espanhou no segundo ano.
O problema é que nós benfiquistas gostamos de queimar jogadores, muitas vezes mesmo antes de calçarem. E depois vamos na lenga lenga da comunicação social que ao segundo jogo mau crucifica os nossos jogadores. Como diría Trappatoni falta-nos cultura e julgamos muito com o coração. Seja Jesus bem melhor que Quique, que a meu ver desvalorizou grande parte dos atletas benfiquistas (ao contrário do que um bom treinador faría) e teremos melhor equipa. Apesar de não considerar Quique o único culpado, não o ilibo das culpas que teve, dado que o único jogador que saiu valorizado do ano transacto foi Cardoso, curiosamente um que havia sido ostracizado por ele.

Saiba Jesus ajudar o "palhaço" (Aimar) a tirar o "coelho" (Saviola) da cartola. E tenham os adeptos metade da paciência que mostraram a Quique com Jesus.

Paulo Santos disse...

Sempre fui grande adepto de Saviola, e por acaso, é daqueles jogadores que ano após ano tenho sonhado ver na Luz. Aconteceu este ano...naturalmente que estou contente, mas também é natural que não esqueço os outros problemas - os estruturais - que podem turvar todas os Saviolas deste mundo. A operação financeira não deixa de me preocupar, mas as hipóteses que avanças, fazem sentido, veremos.

Mas por agora, esqueço a estrutura e prefiro deter-me na contratação de um dos meus jogadores preferidos e, claro, preparar-me para torcer pelo Benfica ao longo de mais uma época.

Subscrevo por inteiro o último parágrafo do dezazucr.

Abraço

Pedro disse...

Tb me interrogo de ondem vem este dinheiro todo...

Será do patrocinio da Sagres? Estamos já a gastar as verbas de 12 anos?

Ou, muito provavelmente, estamos a contra com a venda de um Cardozo ou Luisão depois das eleições?

Reforçar o ataque e depois vender Cardozo...não me parece muito correcto.