terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Império Vermelho

O antigo director de comunicação do Benfica, João Malheiro, apresentou esta tarde (ontem) um livro sobre figuras do Benfica ao longo dos 103 anos que as águias já competiram. O seu objectivo é, agora, escrever sobre Jorge Jesus, actual treinador da equipa de futebol.

Como já vem sendo hábito nestas ocasiões, marquei presença no evento que teve lugar no Estádio da Luz. Cheguei pouco antes das 18h00, dirigi-me à megastore e, nas palavras dos funcionários, até fui o primeiro cliente a adquirir o livro «O Império Vermelho». Antes do lançamento oficial, enquanto estava a observar o treino dos 'miúdos', oportunidade para trocar algumas breves impressões com Toni sobre antigas estórias da década de 60.

Malheiro pegou nos 103 anos em que o Benfica competiu, escolheu um jogo – ganho pelas águias, claro – e elegeu uma figura. O jornalista explicou que não optou por eleger a figura do ano já que, se assim fosse, durante muitos anos teria de escrever sempre sobre Eusébio. «Para o ano quero escrever sobre Jorge Jesus», desafiou, numa ideia clara de que tem fé de que o seu clube se sagre campeão nacional.

O treinador, que esteve na mesa de honra, tal como Rui Costa, Luís Filipe Vieira e Paulo de Carvalho – o canto escreveu o prefácio da obra – acabou por deixar o espaço em silêncio. O mesmo aconteceu com os dirigentes e ainda com os jogadores David Luiz e Nuno Gomes, que também compareceram na festa de lançamento do livro.

Para além das figuras já citadas, velhas glórias da águia, como António Simões, José Augusto, Toni, Diamantino, Chalana, Carlos Manuel, Nené e Veloso também marcaram presença. Para completar a sala, uma mistura composta por muitas caras bonitas, mais alguns nomes conhecidos do desporto nacional e imensos jornalistas de vários orgãos de comunicação social. O espaço acabou por ser diminuto para 'quem gosta de ver e ser visto', tal a quantidade de flashes e entrevistas em ritmo de produção em série.

Posta de lado a confusão típica destes acontecimentos, o final de tarde terminou da melhor forma: sentado no 3.º Anel, entre imperiais e um prato de camarões, a debater o passado e o futuro do Sport Lisboa e Benfica. Nas imediações do restaurante/cervejaria, grande movimentação e tempo de espera (6 horas!) na aquisição do bilhete 'mágico' que permite assistir ao escaldante derby marcado para o dia 28 de Novembro. A invasão já começou...

Sem comentários: