domingo, 17 de janeiro de 2010

O notável anti-Benfica

Afinal, não é só o Barcelona que é 'mais do que um clube'. O notável (cof cof) anti-Benfica é, também, mais do que um clube, uma entidade com, ou sem, substância física que extravassa classes sociais e faixas etárias, atravessando as mais diversas localidades de Portugal. Não sendo glorioso, como o seu mais directo rival, o anti-Benfica é grandioso na sua prosápia linguística, dando essência a um estado de alma pontuado pela tacanhez de espírito. De facto, esta moldura ideológica, regada por sentimentos de ódio e inveja, assume as mais variadas cores, formas e sotaques.

Mais do que um clube, o anti-Benfica é uma instituição nacional. A única que consegue competir, de igual para igual, com o glorioso Benfica. Em primeiro lugar, na comparação que se pode fazer em número de adeptos e simpatizantes, traduzida na quantidade de espectadores presentes nos jogos proporcionados pelo anti-Benfica. Em segundo lugar, de cariz extremamente concorrencial, no carácter mediático existente nos orgãos de comunicação social, onde pululam comentadores, jornalistas e outras tristes figuras ávidas em realizar ataques incontrolados e desenfreados. Tal como o parasitismo, o anti-Benfica não vive por si só: antes alimenta-se da realidade alheia, sugando os fracassos e insucessos de outrém para sobreviver na sua triste existência.

Mais do que um clube, o anti-Benfica é uma entidade com as mais variadas cores, formas e sotaques. Em certas ocasiões, veste o azul carregado dos mares tenebrosos; noutras circunstâncias, aparece trajado com um verde cetim típico dos salões nobres. Com ou sem óculos 3D, também a aparência física não conhece impossíveis, pois o desgosto pelo bem alheio encontra-se corporizado em crianças e idosos, de sul a norte do país, no continente e nas ilhas, gordos e magros, altos e baixos, com ou sem palito na boca. Não são precisos óculos especiais, nem um ouvido apurado, para os identificar à primeira imagem ou conhecer ao primeiro queixume. Lamentavelmente, para todos eles, é quando o rival respira saúde desportiva que mais aparecem e mais se fazem ouvir: barafustam, esbracejam, esperneiam e contorcem-se diante da evidente superioridade contrária. A sua existência só faz sentido à medida dos êxitos e sucessos do glorioso Benfica.

Caros consórcios benfiquistas, até Maio ainda teremos muito que sofrer...

6 comentários:

António Cabral disse...

Venho dar a conhecer um novo site inteiramente dedicado às minhas fotografias panorâmicas da nossa Catedral da Luz (muitos já conhecem algumas das fotos) em: http://benficapanoramico.cabral.com.pt/
Podem ver a 1ª panorâmica em realidade virtual com o estádio praticamente cheio durante a coreografia que antecedeu o Benfica x Porto. No entanto vou ficar à espera de conseguir repetir esta foto sem chuva.
Brevemente vou disponibilizar gratuitamente neste site todas as fotos panorâmicas em 360º que poderão ser impressas e/ou usadas como wallpapers. Avisarei quando tal acontecer.
Entretanto, eu só quero o Benfica Campeão!
AC

Catenaccio disse...

António Cabral,

Que fotografias fabulosas. Excelente trabalho!

Obrigado pela visita.

sloml disse...

Nunca comentei aqui, penso, mas sou seguidor de há uns meses a esta parte e leio todos os post com muito interesse. Este não fugiu à regra e vai ao encontro do meu último no meu cantinho. Para quem não chegou ainda a ver o documentário "Ser Benfiquista" que passou na ESPN, dêem um salto aqui ao meu cantinho e leiam este post:

http://gloriosachamaimensa.blogspot.com/2010/01/documentario-que-passou-na-espn-canal.html

Peço desculpa pela publicidade, mas acho que vale a pena!

Dylan disse...

Grande texto, de uma paixão benfiquista muito acima da média.

http://dylans.blogs.sapo.pt/

Catenaccio disse...

Obrigado Dylan. Aparece sempre!

DC disse...

gostava de ser parceiro do vosso blog
o meu ainda é recente e precisa de alguma promoção
se adicionarem o meu aos favoritos terei prazer em adicionar vosso
obrigado

http://dcfutebolclube.blogspot.com/