quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Benfica como Religião

Sugestão de leitura: O Benfica como Religião, de José Jacinto Pereira. Oferta do meu primo, comecei a 'devorar' o livro no passado dia 15 deste mês e supera as expectativas. O trabalho de investigação do autor toca uma vertente muito interessante - a mística - para além de elucidar o leitor sobre as origens do clube, seus principais fundamentos e protagonistas históricos. Por exemplo: o nome Félix Bermudes diz-vos alguma coisa? Conhecem o significado profundo de cada elemento que faz parte do emblema? Tudo isso, e muito mais, encontra-se retratado neste livro de excelente qualidade e utilidade. Aconselho...

A mística, a adesão plena e inconsciente, o sentimento de identidade que se gera na alma, a paixão… Enfim, o título diz tudo: O Benfica como Religião!

Rui Costa, o Maestro, não hesita ao dizer que se pratica no Benfica uma forma de culto religioso.

Neste livro, a pesquisa realizada pelo autor mostra-nos que muitas das opções que marcam a vida dos adeptos do Sport Lisboa e Benfica no vocabulário, nos símbolos, nas atitudes e na postura, são, de forma indelével, opções de cariz religioso. Pela mão do autor e através da ideia de mística somos levados a perceber por que razão o Benfica deixou de ser um simples clube: é um culto para milhões de pessoas em todo o mundo!

Sem comentários: