quinta-feira, 18 de março de 2010

[Europa League] Marselha 1-2 SL Benfica

Numa palavra: épico! O regresso das grandes jornadas europeias. A virtude da raça, querer e ambição. Uma noite à Benfica, numa exibição de classe, com consequente apuramento para os quartos-de-final da UEFA Europa League.

No início desta caminhada, ainda pré-fase de grupos, alertei alguns amigos que tínhamos reais aspirações a pensar na final de Hamburgo. Claro que era um desejo prematuro, uma ideia quase tresloucada, mas desde há muito tempo que algo interior me diz que esta época aguarda grandes feitos. Eu acredito. Tal como acreditava que seria possível ultrapassar este difícil obstáculo francês, após o empate 1-1 no jogo da Luz. Agora, até os responsáveis do Marselha já acreditam. Tudo é possível...

O Benfica entrou muito bem no sempre complicado ambiente do Velódrome e, desde cedo, a equipa revelou enorme personalidade ao não se deixar atemorizar, quer pelos adeptos, quer pela qualidade futebolística do adversário. Muita energia na recuperação e suficiente tranquilidade na gestão de posse de bola, foram os traços dominantes. Em largos períodos desta eliminatória, o clube português soube sempre colocar-se mais perto da grande área contrária. Nos segundos 45 minutos, esta realidade foi superiormente visível através do típico 'carrossel mágico' de passe e desmarcação. A certa altura, parecia que era o Benfica que jogava em casa, arriscando tudo em busca da qualificação.

O golo de Niang representou um duro revés, mas foi a actuação do árbitro Damir Skomina que mais me enfureceu. Cheguei a pensar que, para o digníssimo (cof cof) líder da UEFA, o irritante Michel Platini, Lyon e Bordéus nos quartos-de-final da Champions Leaugue não seria suficiente. Não... era perfeitamente perceptível que faltava a 'cereja em cima do bolo'. Infelizmente, para o lado deles, existe um certo rapaz uruguaio que não aprecia 'cerejas', preferindo a pujança revigorante de um chá mate acompanhado de remates de meia-distância. O que dizer da exibição de Maxi Pereira? É certo que o lateral direito encarnado não é um tecnicista, um virtuoso, ou um jogador que venda milhares de camisolas, mas o que podemos opinar quanto à sua atitude, entrega e profissonalismo? É, sem dúvida, um jogador à Benfica. Depois, sim: veio a 'cereja em cima do bolo', mas para as nossas cores. Afortunadamente, Jorge Jesus decide dar uma hipótese a Alan Kardec e, passados poucos minutos, o avançado brasileiro marca o 100.º golo do Benfica em jogos oficiais na época 2009/10. Foi a loucura! Vamos ver o vídeo na Benfica TV?

Posso afirma que, ainda, estou em delírio. Queria muitooooooo despachar estes franceses, sendo que a exibição e o resultado final vêm corroborar o meu legítimo desejo a novos e renovados feitos gloriosos. Eu acredito. O sonho ainda não terminou...

Foto retirado desta thread do SerBenfiquista.

4 comentários:

Dylan disse...

E é pena os bravos não virem para a Portela. Mereciam uma recepçãp calorosa.

jag disse...

Quase 24h depois, ainda estou eufórico!

Hugo disse...

Super Maxi diz tudo...é mesmo um jogador à Benfica!!!

Em Anfield vamos fazer mais história...Rumo a Hamburgo!!!

Dylan, obviamente que era o ideal.Eu estaria lá! Mas é preciso sopa e descanso para malhar nos Andrades eh eh eh

Saudações benfiquistas...

dezazucr disse...

BENFICA! 24 horas depois, continuo sem palavras!