segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Adriano Peixoto: «As grandes tácticas do futebol»

Na senda de «Os segredos do futebol» e «A evolução da táctica no futebol», ambos de Cândido de Oliveira, apresento mais um livro de páginas amarelecidas pelo tempo, adquirido na fabulosa Khronos Bazaar: «As grandes tácticas do futebol». A pergunta que se coloca é: quem foi Adriano Peixoto?

Crítico e técnico de futebol. Autor dos livros 'O futebol português e o sistema de Herbert Chapman', 'Futebol - problemas de táctica' e de um estudo do 4x2x4, quiçá o mais completo que se conhece acerca do assunto (Cadernos de Futebol). Seleccionador da equipa nacional de juniores que pela primeira vez tomou parte nos torneios da FIFA (1954), foi também orientador de vários clubes, funções em que se distinguiu pela preocupação de aprofundar os problemas tácticos.

Neste momento situado na página n.º 49, prestes a vislumbrar o capítulo X que oferece o nome a este espaço, decidi levantar um pouco o véu acerca do conteúdo deste livro. Publicado no longínquo ano de 1965, esta obra reúne temas tão actuais que servem para contextualizar a evolução táctica do futebol. Assim, capítulo a capítulo:

1. O calcio precursor do jogo moderno
2. Os primeiros escalonamentos
3. O sistema clássico
4. Tipos de passagem e de jogo
5. A raiz quadrada italiana
6. O WM
7. O ferrolho suiço
8. O betão
9. A diagonal brasileira
10. O catenaccio (cá está!)
11. O ataque em V
12. O turbilhão
13. O 4x2x4
14. O contra-ataque
15. O desenvolvimento do jogo no meio do campo
16. Os avançados-centro em presença da defesa de quatro - os defesas-centrais perante as alternativas de posição dos avançados-centro
17. O campo e as suas dimensões tácticas

Não hesitem em contactar-me (através da caixa de comentários, por exemplo) no caso de pretenderem esclarecer alguma questão sobre um dos livros mencionados. Aguardo a troca de opiniões e conhecimentos por quem queira partilhar o gosto comum por este tipo de literatura.

Sem comentários: