terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

David Luiz no Chelsea

A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que chegou a acordo com o Chelsea Football Club Limited, da Premier League, para a alienação a título definitivo dos direitos económicos e desportivos do atleta David Luiz Moreira Marinho, pelo montante de € 25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de euros).
Mais se informa que o referido acordo prevê ainda a cedência a título definitivo da totalidade dos direitos económicos e desportivos do atleta internacional Nemanja Matic.


Os números do negócio

> Chelsea paga 20 milhões de euros a pronto e mais 5 milhões em 2015 + Nemanja Matic (avaliado em 5 milhões) + um jogo no Estádio da Luz

> Benfica recebe 18,750 milhões de euros (75% do passe) e Benfica Stars Fund 6,250 milhões de euros (25% do passe)

A saída de David Luiz pode ser entendida por dois aspectos: o lado racional e a vertente emocional.

Do ponto de vista económico, não se pode afirmar que tenha sido um mau negócio. Em primeiro lugar, porque as condições do mercado sugerem algum abrandamento nos valores transaccionados (excepção feita à grandiosa transferência de Fernando Torres, também para o Chelsea) e sempre são 20 milhões de euros que entram directamente nos cofres encarnados. Em segundo lugar, porque a conjuntura da Benfica SAD aconselha maior equilíbrio financeiro que não importa agora escalpelizar. Para além destes factores, poderíamos acrescentar a vontade do jogador em rumar a outras paragens e a opção do clube apostar, definitivamente, num outro talento brasileiro (Sidnei) cuja soma investida cifrou-se nos 7 milhões de euros.

No entanto, pondo de lado a razão, analisando meramente a vertente sentimental, não podemos ficar indiferentes ao desfecho da operação. Por um lado, porque o defesa internacional brasileiro reúne atitude (coração) e talento (pés) em doses proporcionais. Trata-se de um central de eleição, ainda jovem (23 anos), com atributos diferenciados para a 'normalidade' observável noutros colegas de profissão e que irá, concerteza, evoluir no patamar de maturidade e capacidade de decisão. Neste sentido, o Chelsea leva um defesa com enorme margem de progressão, com possibilidades sérias de ser titular pela 'canarinha' em 2014 e, portanto, tendo o clube inglês a sorte de contar com o seu rendimento desportivo e a fortuna de no futuro realizar, eventualmente, um bom encaixe monetário. Por outro lado, conhece-se o rasto de simpatia que o atleta foi deixando, sendo acarinhado pela larga onda vermelha que o admirava como um símbolo.

De qualquer modo, se é que serve de consolação aos admiradores mais acérrimos, creio que o desenrolar do processo, e as próprias palavras do jogador, deixam a entender que fica uma porta aberta no clube para um eventual regresso. Agora, a questão que se coloca é: quem gostariam de ver fazer dupla com Luisão? Sidnei ou Jardel?

1 comentário:

Paulo disse...

Sidnei.
Acho que tem potencial para ser um grande central. Tem é de ser trabalhado e, principalmente, tem de jogar com regularidade.
E faz golos de cabeça nas bolas paradas. Mais do que David Luiz fazia.
Alguém se lembra daquele 2-0 aos lagartos, da época 2008/2009?
A dupla de centrais foi Sidnei e Miguel Vítor. Deram muito bem conta do recado.
Não desaprendeu...
Quanto a Jardel, ainda vi pouco. Mas gostei.