terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Benfica (Jesus)... é isto!!!

football formations

Tenho reparado, nos últimos dias e semanas, uma crescente preocupação de imensos benfiquistas em relação a alternativas válidas para o sector mais recuado da equipa. Começa a ser exasperante os queixumes de que o plantel não conta com nenhum backup de qualidade para o lugar de Maxi Pereira, já falta a paciência para o histerismo do Ricardo em relação ao Emerson e aborrece-me os argumentos ligados às opções para o centro da defesa. Meus caros, somos algum Feirense?

Para não ferir susceptibilidades, a minha perspectiva táctica omite a presença de Emerson e Maxi, este último mais por questões físicas (joga 1 vez por mês, pronto). Como os adversários do Benfica jogam só com um avançado, e 10 homens atrás da linha da bola, a dupla de centrais, coadjuvada pelo tosco espanhol que não sabe fintar, chega e sobra para qualquer tipo de atrevimento. Portanto, deixemos as matérias associadas ao bloco médio-baixo, coberturas zonais e transições defensivas para os clubes pequenos, tipo União de Leiria e Sporting.

A imagem de cima ilustra a minha proposta para o que resta da liga portuguesa e, principalmente, para os jogos da champions league, onde queremos voltar a elevar bem alto o emblema deste histórico clube. O Eusébio, por acaso, era lateral esquerdo? Não brinquem comigo. Se queremos ganhar (aliás, rebentar) o Barcelona em Munique, tem de ser com vocação ofensiva e nota artística elevada. A gravura não exemplifica esta nuance táctica, contudo acrescentaria o seguinte: no início da 2.ª parte, de forma a dar apoio tabelar ao Aimar e Gaitán, saíria o gajo espanhol mais defensivo e entraria o Saviola para aquele espaço de ninguém (entre-linhas, bolas); passado uns breves minutos, trocaria o Bruno César pelo Nolito, pois aquele corredor pode sofrer de défice de profundidade. Como digo, entre amigos, seriam as chamadas substituições perfumadas de talento. Aposto que o Sandro Rosell só aguentaria os 90 minutos à base de analgésicos. Preferiam outro cenário? Jogar para um empate 0-0? Então, convidem o Villarreal. Nós vestimos de encarnado e jogamos em 2x5x3. Benfica (Jesus)... é isto!!!

4 comentários:

dezazucr disse...

bem esgalhado!
Tava a ver que não voltavas a escrever :)

Ricardo disse...

Sinto-me profundamente magoado com a referência ao meu "histerismo". Não sei se volto a pisar estes terrenos tão cedo e penso inclusivamente processar o Senhor Catenaccio por uso ilegal de medicação desapropriada.

Então o Emerson é bom e não entra nas contas? O Javi é tosco mas não é "histerismo"? Jesus é isto mas Jesus não é isto?

Não bebas menos, não. Bebe mais, sempre.

Abraço.

Anónimo disse...

Hehe, gosto da táctica muito pouco condizente com o nome do blog!:P

Catenaccio disse...

Dezazucr,

Sim, tenho andado um bocado preguiçoso, para além dos motivos aqui apresentados: http://www.catenacc10.blogspot.com/2011/12/razoes-da-ausencia.html

Ver se volto a escrever com maior assiduidade. Aparece sempre :)

Ricardo,

Claro, estava a ser irónico. O conteúdo é mesmo para levar na brincadeira. No entanto, fica a questão é: será que lá "dentro" pensam mesmo assim? Às vezes, parece. Pode ser que um dia ainda vejamos um 2x5x3 em acção. Sem Emerson, claro :)

João Pires,

A táctica que a imagem retrata é para ser observada com o monitor ao contrário. Vais ver que o catenaccio aplica-se :)

Volta sempre!