quinta-feira, 1 de março de 2012

Uma esperança. Um desejo. A vitória.

Já ouviram falar de Bill Shankly? "O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante do que isso...". So true.

O futebol, ou o Benfica vs Porto de amanhã à noite, é muito mais do que isso. É honra. É integridade. É orgulho. É sentimento de pertença. É capacidade de superação. É crença. É devoção. É glória.

O «clássico» é muito mais importante do que uma simples partida de futebol. É o combate entre duas formas distintas de estar no desporto. É a disputa pelo mais relevante título nacional. É a luta pela hegemonia do futebol português.

Amanhã, não há desculpas. Não pode haver. Só a vitória interessa. Não importa o estado do relvado. Não interessa se jogamos com o jogador A ou com B. Façamos um favor a nós próprios: vamos esquecer ameaças, humilhações e provocações de uma vida; vamos ultrapassar fraquezas e medos; vamos ignorar o homem do apito, as escutas e o sistema. Vamos ser Benfica. Vamos ganhar.

Sem vitórias morais. Sem desculpas. Esqueçam o passe falhado, a falta mal marcada, a bola que foi ao poste, o penalty que não foi marcado, o drible sem sucesso, o cartão mal mostrado, o remate frouxo que levava escrito golo nas nossas cabeças. Não interessa se é o Witsel, o Gaitán ou o Nolito. O Cardozo ou o Rodrigo. Não importam os do outro lado: os 11 de azul e os 3 de preto. Nós somos 60.000. Nós somos Benfica.

Por 90 minutos, vamos esquecer teorias do Big Bang: não importa de onde viémos ou para onde vamos. O nosso centro do Universo tem um nome: Estádio da Luz. Sejamos «E Pluribus Unum». Com orgulho, envergaremos a camisola vermelha da nossa paixão. Com fervor, levantaremos o cachecol da exaltação. Com esperança, apoiaremos até ao último segundo. Agarremos a fé e a mística. Sejamos Benfica.

Benfica vs Porto. No relvado. Nada mais importa. Não conta o passado e o futuro. Não contam os títulos e a história. Não contam o património e as finanças. O certo e o errado. O bem e o mal. São 90 minutos. Temos de ganhar. Vamos ganhar.

Aos jogadores, joguem com honra, com orgulho, com devoção. Esforço. Superação. Transcendência. Conquistem a vitória... pelo símbolo que defendem, pela camisola que envergam, pela história que representam. Vençam por nós! Vençam pelo Benfica!

2 comentários:

Hugo disse...

Excelente texto, digno de uma palestra de motivação...

Esta semana tem sido fértil em emoções e eu já não aguento muito mais...

Este clássico, sendo na Sexta feira da semana em que morreu Jaime Graça, o Benfica fez anos ( e vimos o M. Wilson e o J. Augusto dizer coisas daquelas) não ajuda muito a controlar estas emoções.

No entanto, no fim do jogo, estou confiante que haverá mais um motivo de alegria e emoção porque vamos vencer e transformar esta semana numa ode histórica de benfiquismo...

Saudações benfiquistas..

Catenaccio disse...

Obrigado Hugo!

CARREGA BENFICA!