segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

#3 Prospecção: João Ribeiro

Nome completo
João da Rocha Ribeiro
Data de nascimento
13.08.1987 (20 anos)
Nacionalidade
Portuguesa
Altura: 1,76m
Peso: 75kg
Posição
Médio-ala direito/esquerdo


[Resumo 2007/08] Competição - Jogos / Golos (Minutos)
bwin Liga - 17J / 2G (1.323)
Carlsberg Cup - 1J / 0G (56)

[Dados da carreira]
2006/07 Naval 12J / 0G
2005/06 FC Porto B
2004/05 FC Porto B / Juniores A

Num passado, mais ou menos, recente craques como Figo, Simão, Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo tiveram o selo da afamada escola leonina. Ultimamente, a criação de talentos que nascem nos flancos começa a ser imagem de marca da formação do FC Porto: Hélder Barbosa, Ivanildo, Vieirinha e...João Ribeiro.
Na Figueira da Foz, o jovem extremo tem dado nas vistas. Sendo destro por natureza, o pé esquerdo acompanha bem no drible e estamos perante um médio-ala com capacidade para ir à linha cruzar em qualquer das faixas. É certo que, fruto da sua juventude, tem de limar a transição defensiva e definir melhor o último passe. De qualquer modo, notam-se sinais claros de qualidade.
O carimbo da formação do FC Porto é, por conseguinte, visível no seu futebol: a forma inteligente de procurar espaços vazios, a técnica na recepção de bola e a maneira como depois, não receiando os duelos individuais, progride para cima do adversário.
Ainda em fase de aprendizagem, a adquirir maturidade competitiva, não deixem de observá-lo numa próxima partida da Naval. Por vezes, quando a finta improvisada sai certinha, esquecemo-nos da camisola que leva vestida. Como se o futebol de João Ribeiro tivesse tiques a lembrar Ricardo Quaresma.

3 comentários:

1234567vv disse...

Caro amigo!!! ;-)

O que sabes do Razak Omotoyossi, do Helsinborg?

Uns amigos na Suécia disseram para ficar de olho no gajo... e é um facto que o gajo marca golos.

Quanto aos alas do Porto... bem... acho que nenhum ainda chegou à categoria dos formados pelo Sporting.

Falam muito no Ivanildo, no Helder Barbosa ou no Bruno Gama... mas com a idade deles já o Figo, o Simão, o Ronaldo, o Quaresma ou o Nani davam show.

Catenaccio disse...

Olá Vermelhovzky, bem-vindo ao Catenaccio.

Não conheço o Razak Omotoyossi, mas vou procurar informações.

Sim, a formação leonina tem dado enormes talentos ao futebol. Apenas se destaca o maior envolvimento do FC Porto na criação de jovens alas.

Cumprimentos e obrigado pela visita.

Ricardo disse...

É um miúdo cheio de virtudes. O jogo de Domingo, contra o Benfica, veio comprovar a ideia que tinha dele. Foi o melhor da Naval, talvez o melhor do jogo. Concordo contigo: nas transições defensivas revela ainda pouca concentração e, mais até do que a concentração, parece-me que o João doseia mal os seus tempos; ou seja, corre muito mas nem sempre bem. Descobrir os "timings" para sprintar e para "acalmar" o jogo será, em termos ofensivos, uma grande lição e, em termos defensivos, o garante que permitirá à equipa poder funcionar, de forma consistente, sem perder o posicionamento dos seus jogadores. Quanto às qualidades, já as enumeraste.

Abraço