domingo, 10 de fevereiro de 2008

#3 Táctica: Dezembro 2007

4x3x2x1: Christmas Tree Formation


A revolução de Carlo Ancelotti


Ao longo dos anos, o futebol europeu foi palco de diferentes tendências tácticas: na antiguidade dos anos 30 e 40, Chapman implementou o famoso WM (3x2x2x3); na década de 50, Brasil e Hungria inspiraram o 4x2x4; na década seguinte, o defensivismo imposto pelo Catenaccio marcou uma época; nos anos 70, surgiu o conceito de futebol total, protagonizado pela selecção laranja; no período relativo às décadas de 80 e 90, acrescentaram-se variantes ao 4x4x2 e 4x3x3, aprofundando aspectos como a zona pressionante.

Desafiar a história

Actualmente, o futebol dito moderno assenta sobre desdobramentos tácticos interessantes, como seja a variante reproduzida pelo 4x2x3x1, mas no início do séc. XXI a inovação táctica não conheceu evoluções significativas ou regressos ao passado dignos de registo. Quer isto dizer que o limite do pensamento e desenvolvimento táctico já foi ultrapassado? A resposta é negativa. No tabuleiro verde, que representa o relvado, há sempre espaço para mais uma novidade. No Calcio mora um sistema único e original nos seus pressupostos posicionais, preconizado superiormente por Carlo Ancelotti, treinador do AC Milan. Minhas senhoras e meus senhores, o actual campeão europeu apresenta a formação Christmas Tree:

Virtudes do misterioso 4x3x2x1

Não se conhece a origem do termo, mas pela observação da imagem facilmente se conclui o porquê de se chamar Christmas Tree à disposição táctica centrada no 4x3x2x1. Para além da curiosa associação com a época natalícia, aproveita-se o facto da equipa italiana visitar o Estádio da Luz, em jogo a contar para a Champions League, para informar os leitores sobre breves vicissitudes do modelo de jogo. Comecemos pelas opções técnicas à disposição de Carlo Ancelotti (substitutos naturais entre parêntesis):

GR – Dida (Kalac)
Defesa direito – Oddo (Cafu)
Defesa esquerdo – Jankulovsky (Favalli)
Central direito – Nesta (Bonera)
Central esquerdo – Maldini (Kaladze)
Pivot defensivo – Pirlo (Emerson)
Interior direito – Gattuso (Brochi)
Interior esquerdo - Ambrosini (Serginho)
N.º 10 esquerdo – Seedorf (Gourcuff)
N.º 10 direito - Kaká (Alexandre Pato, a partir de Janeiro)
Avançado – Inzaghi (Gilardino/Ronaldo)

Quanto às dinâmicas criadas e impostas pela matéria-prima existente, há características colectivas que se destacam, as quais imprimem um cunho de identidade ao actual campeão europeu.
Para começar, quando em posse de bola a verticalidade é oferecida pelas subidas dos laterais, pois espera-se que tanto Oddo, à direita, como Jankulovsky, mais liberto, à esquerda, transmitam profundidade nas faixas.
Percorrendo metros próximas da zona intermediária, deparamo-nos com a classe mundial de Pirlo. Apesar de no terreno o regista italiano ocupar a posição de n.º 6, não estamos perante um trinco tradicional. Pelo contrário, as tarefas de maior pressão e marcação ficam a cargo do batalhador Gattuso e do capitão Ambrosini. Se quisermos utilizar uma metáfora, poder-se-ia dizer que é Pirlo quem decide o timing certo para ligar/desligar as luzes da árvore de Natal, pois é a sua visão de jogo que ilumina a equipa.
Interessante, também, verificar como é possível conciliar dois talentos que vestem a camisola n.º 10: Kaká, à direita, mais explosivo com bola e temível nos lances de 1x1, enquanto Seedorf, à esquerda, mais inteligente na forma como gere o ritmo de jogo, à espera do momento certo para efectuar um passe de ruptura. Por fim, no topo da Christmas Tree, quase no limite do fora de jogo, brilha a estrela Inzaghi, implacável ponta-de-lança na hora de finalizar.

Transposição para a realidade nacional

Como já foi referido, o sistema táctico 4x3x2x1 representa um conceito original que teve maior visibilidade no AC Milan, mas o fenómeno da aprendizagem (não gostaria de chamar processo de imitação) pode, mais dia menos dia, invadir os relvados portugueses. Como seria, então, no caso particular dos três grandes?
No caso do FC Porto (fig. 1) seria, provavelmente, um desperdício não aproveitar o virtuosismo técnico de Quaresma e Tarik nos corredores laterais, mas possibilitaria maior consistência no sector central. Por sua vez, conhecendo a preferência de Camacho pela utilização de um único ponta-de-lança e face às características dos centrocampistas, seria mais plausível a implementação do 4x3x2x1 (fig. 2) no Benfica. Para terminar, do outro lado da 2.ª circular (fig. 3) Paulo Bento poderia, também, recorrer a este desenho táctico, nem que fosse como o tão propalado plano B, graças à garantia de eficácia proporcionada por Liedson.




versão integral

3 comentários:

Rui Sá Lemos disse...

O Rui Costa no Benfica não jogava na pressão activa nem na marcação. Fazia de Pirlo. ;)

Catenaccio disse...

Sim, também concordo.
A sua melhor posição seria a médio centro, onde pudesse gerir o ritmo de jogo e fazer uso da sua visão de jogo e qualidade de passe.

Pressão e marcação? Ficaria para os interiores, tal como acontece com Gattuso e Ambrosini no AC Milan.

Abraço.

Rui Sá Lemos disse...

Exacto, foi o que eu fundamentei.
Ficaria numa primeira linha de meio-campo, iniciando a construção. Sem a posse de bola, ficaria na protecção das entre-linhas, e sim, como disseste, teriamos dois interiores na activação de pressing ao lado dele.