terça-feira, 25 de março de 2008

Carta aberta a Rui Costa

Foi no dia 14 de Maio de 1994. Eu tinha dezanove anos e tu vinte e dois. Eu estava no topo norte, de pé. Tu estavas no banco, sentado. Já nessa altura eras um jogador acarinhado, uma promessa com selo de qualidade. Mas, nessa noite, foi João Pinto quem se destacou e quem carregou o Benfica às costas, durante longos anos. O "menino de ouro", mais tarde o "grande artista", foi sempre o meu jogador preferido durante épocas seguidas.
Entendi a tua partida para Florença como um mal necessário. A saudade ficou. Recordações do teu futebol. Lembranças da tua paixão pelo clube. A minha admiração aumentou na proporção dos teus magníficos passes para Batistuta. O meu respeito cresceu à medida do teu carácter e benfiquismo confesso. Ano, após ano, esperei pelo teu regresso. Foram doze anos em que estiveste longe da vista, mas sempre perto do coração.
Durante cerca de dez anos, João Pinto foi o meu jogador preferido. Ao contrário, tu sempre estiveste num patamar superior. Para mim, eras mais do que um simples profissional de futebol. Eras um colega de bancada, de cachecol ao pescoço. Por isso, gostaria de formular dois pedidos: (i) encerra a tua carreira no final da época 2007/08; (ii) não aceites o lugar de director desportivo para a época 2008/09.
Em relação ao primeiro pedido, ou sugestão, sempre entendi que um profissional de futebol deve retirar-se quando, ainda, reúne condições de passear a sua classe nos relvados. Não que não tenhas capacidade, porque o teu talento irá perseguir-te até ao fim da vida. Porém, não aprecio quem se deixa arrastar pelas circunstâncias e estranho quem tenta lutar contra o tempo. Toma a decisão que tomaste em relação à selecção nacional e todos se lembrarão de ti no auge das tuas faculdades. Deixa uma boa imagem como herança. As lendas nunca se esquecem.
Relativamente ao segundo pedido, encara como um conselho. Foram anos e anos de profissionalismo, sempre ao mais alto nível. Pondera um descanso. Passa mais tempo com a família. Segue o exemplo do Sá Pinto e procura uma especialização num Mestrado Executivo, como Marketing Desportivo. Aprende outras matérias. Aproveita para escrever a tua biografia futebolística.
A sério, tira um ano sabático. Não queiras ser porta estandarte de ciclos empresariais. Deves ser superior a manobras mesquinhas e, neste momento, estás a ser usado por interesses alheios. O clube merece processos de escolha transparentes, tu necessitas de companhias dignas e nós, adeptos, só queremos respeito. Por favor, não sejas o "escudo" de ninguém. Esperámos por ti doze anos. Não é num ano que te vamos esquecer.

1 comentário:

César disse...

Espectacular o texto! Assino por baixo, César Serradas sócio nº 15446 do SLB