terça-feira, 8 de abril de 2008

Quem é Rhys Griffiths?

Rhys Griffiths nasceu no dia 1 de Março de 1980 (28 anos) no País de Gales, é jogador semi-profissional, actualmente ao serviço do clube Lllanelli e, também, trabalha como bombeiro. Perguntam os leitores: porque é que Rhys Griffiths merece destaque neste blogue? Já lá iremos.
Como sabem, o português Cristiano Ronaldo está já muito bem posicionado na tabela dos principais candidatos à Bota de Ouro, prémio atribuído ao melhor marcador europeu pela European Sport Magazines.
A classificação da Bota de Ouro é atribuída segundo os coeficientes da UEFA para os respectivos países. Os oito primeiros recebem dois pontos, do 9º ao 21º recebe-se 1,5 pontos e daí para baixo não há bonificação pontual. Cada jogador português multiplica os seus golos por 1,5 pontos, enquanto que os goleadores que actuam em Inglaterra, Espanha, Alemanha, Turquia, Itália, Rússia, Escócia e Grécia conseguem transformar os golos no dobro de pontos.
O "Gold Player" do Manchester United e da Selecção Nacional Portuguesa já marcou 27 golos na Premier League Inglesa, mas tem na Holanda um forte adversário. Seu nome: Klaas-Jan Huntelaar. Vamos a dados estatísticos:

Cristiano Ronaldo [Resumo 2007/08] Competição - Jogos / Golos (Minutos)

Pré-Época - 2J / 2G (180)
Premier League - 29J / 27G (2.388)
Champions League - 8J / 7G (717)

Klaas-Jan Huntelaar [Resumo 2007/08] Competição - Jogos / Golos (Minutos)

Eredivisie - 32J / 32G (-)

Voltemos ao ponto de partida. Porque é que um perfeito desconhecido como Rhys Griffiths surge no meio de craques como Ronaldo e Huntelaar? Ora vejam lá a imagem que se segue:

Rhys Griffiths é o jogador mais produtivo de toda a europa e actua no País de Gales. Esta temporada já marcou 37 golos. No entanto, aquele país britânico, não recebe pontos de bonificação, o que vale ao goleador do Llanelli apenas o sexto lugar do ranking.
Em Dezembro de 2006 despertou a cobiça do Wrexham, da League Two, mas o interesse não teve desenvolvimento. Recentemente, foi dado como próximo da Liga Suiça, mais propriamente do FC Aarau, onde chegou a realizar um período de testes, tendo inclusive marcado um golo numa partida amigável. Mais uma vez, a transferência não foi acertada.
O destino de Rhys Griffiths será o de continuar a apagar fogos. Nos relvados, no papel de goleador. Na vida, enquanto bombeiro.

Sem comentários: