terça-feira, 8 de abril de 2008

[Futebol turco] Fenerbahçe

A situação económica e social do país é deprimente. Vencida a batalha da política orçamental, sobra o défice de valores éticos e princípios morais. Não sendo excepção, o futebol é reflexo da sociedade e, pelos milhões que movimenta, exponencia a ilegalidade e corrupção. Mas, começo a ficar cansado do tema relacionado com apitos. Chega a causar ligeira depressão ter que lidar com evidências douradas e finais, sabendo que as consequências, para os prevaricadores do "sistema", são praticamente nulas. Assim, chegou a hora de voltarmos a pisar a relva. Sentir a paixão do futebol. Proponho uma viagem até à Turquia.

Um dia, gostaria de visitar a Turquia. Gastronomia, história e diversidade cultural são alguns dos factores que fazem deste país um destino a considerar. Começaria por uns dias de lazer pela grandeza de Capadócia, usufruiria do descanso e beleza das praias de Antalya e terminaria em Istambul, onde o Ocidente se cruza com o Oriente.

O turismo não ficaria por aqui. Há mais locais obrigatórios. Vejam se estes nomes são familiares: Sukru Saracoglu, Ali Sami Yen e Inonu. São, respectivamente, os estádios de Fenerbahçe, Galatasaray e Besiktas. O futebol turco fascina-me.

Pela televisão, acompanhamos os espectáculos da liga inglesa, espanhola e italiana. São as ligas de top, onde pontificam os melhores jogadores. O campeonato turco pode não preencher requisitos de notoriedade e a qualidade do futebol praticado pertence à 2.ª divisão europeia. Porém, que dizer do ambiente vivido nos estádios? Quando o FC Porto defrontou o Besiktas, ainda na fase de grupos, Quaresma ofereceu a camisola a um adepto turco. Foi a merecida homenagem a um público especial.

Nesta temporada, há um clube que se destaca: Fenerbahçe. Na Champions League, quase parece um corpo estranho, misturado entre Barcelona, Roma, Schalke 04 e os colossos da Premier League. A realidade é que o Fenerbahçe está nos 1/4 de final da competição e, a semana passada, até venceram o Chelsea por 2-1. Segui a partida pela televisão e, aquando do segundo golo, marcado por Deivid (conhecem?), nos instantes finais, senti um arrepio na espinha, ao ver tamanha devoção e enorme paixão. Chega a ser quase irracional, aqueles sentimentos que se vivem nas bancadas. Assustador. Mas, ao mesmo tempo, magnífico aos olhos dos apaixonados do futebol, nomeadamente a quem está (esteve) habituado a ambientes vividos num 3.º anel repleto de emoção. Diferentes realidades, em "infernos" semelhantes.

Não pude deixar de reparar num jogador: Deivid. O brasileiro teve uma passagem discreta pelo Sporting, mas na Turquia parece ter reencontrado o faro goleador. Frente ao Chelsea, infeliz no autogolo, redimiu-se com um extraordinário remate a 30 metros da baliza. Já revi o lance, vezes sem conta - disponibilizo o vídeo no final do post - mas é sempre maravilhoso observar a relação entre o golo de Deivid (causa) e a loucura sentida nas bancadas do Sukru Saracoglu (efeito).

Suponho que muitos sportinguistas fiquem admirados com este jogador que já fez dupla com Liedson. Que tal analisarmos alguns dados pessoais do brasileiro? Descubra as diferenças:

Sporting CP [Dados da carreira] Competição - Jogos / Golos (Minutos)

[2006/07]
Pré-Época 4J / 1G (-)
bwin Liga 1J / 2G (31)
[2005/06]
Pré-Época 2J / 1G (-)
bwin Liga 25J / 6G (1.639)
Taça de Portugal 2J / 1G (180)
Taça Uefa 2J / 1G (-)
Liga dos Campeões 2J / 0G (124)

Fenerbahçe [Dados da carreira] Competição - Jogos / Golos (Minutos)

[2007/08]
Türkiye 1. Süper Lig (-)J / 9G (-)
Liga dos Campeões 8J / 5G (717)

Vindo do Santos, na temporada 2005/06, a concorrência era apertada: Doula, Sá Pinto, Silva e Wender. Ainda assim, na competição nacional, esteve presente em 25 jogos e acertou nas redes em 6 ocasiões. Curiosamente, na época seguinte, Deivid despediu-se de Alvalade com um bis frente ao Boavista, rumando depois ao futebol turco. Da parte dos adeptos leoninos, dá que pensar na sociedade que poderia desempenhar com Liedson. Actualmente, Deivid tem sido decisivo na campanha europeia do Fenerbahçe o que leva a supor que o custo do seu passe aumenta na mesma proporção com que acerta nas redes adversárias. Vamos terminar. Esqueçam os apitos, liguem os altifalantes e voltem a sentir a emoção do futebol.

Sem comentários: