sexta-feira, 6 de junho de 2008

Futuro de C. Ronaldo: Qual a melhor opção?

Nos últimos dias não se tem falado de outra coisa: qual será o futuro do (provável) melhor jogador de futebol do mundo? A notícia do jornal "A Bola" indica que o "menino-prodígio" chegou a acordo com o Real Madrid, numa ligação que é válida por cinco temporadas e que vai valer cerca de 9,5 milhões de euros por época. No entanto, a Mãe de Cristiano Ronaldo tinha comunicado que o filho iria permanecer em Inglaterra. A questão é: qual a melhor opção para a estrela portuguesa? Manter-se em Manchester? Mudar-se para Madrid?
De jogadores a treinadores, passando por adeptos e dirigentes, todos já lançaram pelo menos um "bitaite" sobre o tema. Por um lado, David Beckham é da opinião que Cristiano Ronaldo não deve mudar de camisola, por ser mais protegido em Old Trafford. Já Luís Figo, aconselha o "puto maravilha" a experimentar os ares da capital espanhola. Para além da natural influência externa, e qualquer que seja o desejo da família, o actual n.º 7 da selecção nacional deve colocar no topo de prioridades o seu grande objectivo profissional: ficar na história do futebol. No meu entender, a melhor forma de alcançar esse desígnio é...continuar mais uns anos a encantar o "Teatro dos Sonhos". De seguida, apresento os meus motivos.
O que é preciso para que o jovem talento português ganhe direito a figurar entre o top 10 mundial? Se nos lembrarmos de figuras como Pelé, Eusébio, Beckenbauer, Cruyff, Maradona, para citar alguns, existe algo que os une: uma carreira que os identifica com o emblema de um clube ou com a conquista de troféus pelas cores nacionais. Johan Cruyff, por exemplo, venceu a Liga dos Campeões da UEFA por três vezes (1971, 1972 e 1973, com o Ajax). Michel Platini, por seu lado, marcou uma época na Juventus, que entre a sua estada de 1982 a 1987, viveu conquistas e momentos fantásticos. Diego Armando Maradona colocou o Nápoles no mapa do futebol e "La Mano de Dios" levou o povo argentino a tocar o céu. Ao trazer o nome de algumas "velhas glórias" para a discussão, pretendo demonstrar o seguinte: as lendas nascem de um sentimento de fidelidade a uma camisola e perduram através da memória do seu povo. Na minha humilde opinião não é no meio de empresários, a negociar contratos, que o "wonderkid" encontrará o caminho da história. As lendas surgem dos relvados. Não dos gabinetes.
Termino o meu ponto de vista com outro argumento válido. Em Manchester, tal como afirmou David Beckham, Cristiano Ronaldo é protegido e acarinhado por todos: treinadores, colegas de equipa e adeptos. Em Madrid, o ambiente "galáctico" pode não ser (necessariamente) tão fresco. Há que não pôr outro factor de parte: em Inglaterra, o prodígio português é admirado pelas fintas mirabolantes e pelos golos fantástico; em Espanha, pode ser aclamado pelo público, mas a sua performance é, muitas vezes, medida pelo número de camisolas vendidas. Mesmo que Cristiano Ronaldo seja considerado o jogador do ano, o seu maior desafio será o de manter-se no topo, de preferência por longos anos.
Qual o caminho para ficar na história? Qual a forma de ser recordado como uma lenda? Permanecer em Manchester ou, em contrapartida, tentar a aventura chamada Madrid? Para mim, a diferença é óbvia: na primeira situação é olhado genuinamente como um fabuloso jogador de futebol; no segundo cenário é encarado como um produto de merchandising.

3 comentários:

Nuno disse...

Creio que, para se manter no topo, deverá permanecer em Manchester. Mas, muito mais que todas as razões que apontas e que, de certo modo, têm a sua importância, a razão principal é que, em Espanha, irá encontrar um futebol muito menos condizente com as suas características. Os números de circo inconsequentes não terão tanta importância como têm num país em que ninguém os faz e que, portanto, são vistos como necessários, e o seu futebol de drible comprido, que necessita de espaço para poder ter efeito, não terá tanta consequência. Ronaldo, em Espanha, nunca será o jogador que será em Inglaterra, mas porque o campeonato espanhol, pelas suas características, não beneficia o jogador.

Só para finalizar, não acho que Ronaldo venha algum dia a ficar na história do futebol. Isto é, na história do futebol ao lado de nomes como Maradona, Cruijff ou Zidane. É, provavelmente, o jogador mais determinado, com mais vontade de chegar ao topo, de todos os tempos, talvez. Mas falta-lhe aquela centelha divina que caracteriza os grandes génios. Pode chegar ao patamar de Ronaldinho, por exemplo, ou até ultrapassá-lo, mas nunca estará no mesmo plano que Zidane, por exemplo. Nunca será aquele jogador cujo mero exercício da vontade pode mudar o rumo do mundo.

Um abraço!

Catenaccio disse...

Nuno,

Concordo, sem dúvida nenhuma, com os argumentos futebolísticos que deste. A questão do tipo de futebol que se pratica em Espanha pode condicionar algumas das melhores características de Cristiano Ronaldo. O constrangimento do (menor) espaço, pode influenciar as performaces.

Apenas procurei ir por outro lado ao colocar o enfoque nas expectativas e na questão cultural, nomeadamente sobre o ambiente que diferencia ambos os clubes. É uma forma de olhar para a questão.

Abraço.

Paulo Santos disse...

Vinha aqui comentar este texto, mas o Nuno antecipou-se e assim não tenho nada a acrescentar àquilo que o Nuno escreveu. Subscrevo na íntegra.

Abraço aos dois