quarta-feira, 4 de junho de 2008

Só um pequeno aparte...

Sabe-se que este espaço dedica mais tempo ao que se passa dentro do relvado, do que fora dele. Mas, é quase impossível fugir ao assunto que marca o dia. Permitam-me um pequeno aparte.
Surpreendentemente, ou talvez não, o treinador Artur Jorge emitiu a seguinte declaração: O treinador Artur Jorge, que levou o FC Porto à conquista da Taça dos Campeões Europeus em 1987, afirmou hoje que não tem "a menor dúvida" de que o castigo aplicado pela UEFA aos dragões se deveu à "pressão de terceiros".
"As pessoas que estiveram por detrás destas coisas todas devem estar agora muito contentes. Este processo é claro, só não vê quem não quiser", adiantou Artur Jorge em declarações à Agência Lusa.
O técnico português admitiu que não esperava este desfecho, mas mostrou-se confiante na reposição da justiça através do recurso apresentado pelo FC Porto.


Mesmo estando já com a cabeça no 4x2x3x1, ou 4x4x2, da selecção nacional e subjacente estratégia para o jogo com a Turquia, não consigo deixar de exprimir o meu desagrado perante tal alarvidade. Na opinião desta espécie de treinador, a noção de gravidade está associada a quem não pactua com actos (provados) de corrupção desportiva e faz eco institucional desse facto. Em nenhuma parte do seu discurso responsabiliza aqueles que fazem parte da direcção azul e branca. É a desculpabilização no seu esplendor.
Vindo do treinador preterido da selecção do Irão, nada me espanta. Este indivíduo, de suposta superioridade moral, limita-se a espalhar veneno por onde passa, não merecendo um pingo de credibilidade. Lamento profundamente que tenha, em tempos, vestido uma certa camisola com uma águia ao peito. Depois do bonito serviço que realizou no Benfica, ao qual Manuel Damásio não escapa incólume, trata-se de persona non grata. Nem José Mourinho, ao melhor estilo italiano, diria melhor.
Para que não fiquem a pensar que é só má vontade pessoal, leiam este livrinho de José Marinho: Pela Mística Dentro. Figuras ímpares como Mozer, ou Toni, tiraram-lhe o retrato perfeito: a de um ressabiado sem escrúpulos. Não fui eu que pintei o quadro. Só me lembrei de colocar a moldura.

9 comentários:

Anónimo disse...

Catenaccio: muito bom post.

Este senhor é execrável e do mais medíocre que há.

E nunca foi devidamente responsabilizado pelas asneiras que fez no Benfica.

Não tem qualquer moral.É apenas um chico esperto que arranja maneira de ser despedido dos clubes que finge que treina para depois receber indemnizações enormes á conta disso.

Ultimamente já nem conseguir treinar consegue.
Agora fala-se do Standard de Liege apenas porque o general manager é o senhor luciano d`ònofrio e toda a gente sabe quem foi no Porto o senhor D´ónofrio.

Catenaccio disse...

Precisamente.
O intuito foi mesmo lembrar a personagem, para que nunca se esqueçam certas atitudes e comportamentos anteriores.

Abraço.

c. silva disse...

Primeiro treinador português campeão europeu (1987 pelo FC PORTO), e exelente gestor de indemenizações...
Grande Rei Artur!

Nuno disse...

Primeiro treinador português campeão europeu a levar um sopapo em pleno estágio da selecção. :) Já mandavam fazer uma estátua ao Sá Pinto...

Paulo Santos disse...

Por favor parem de chamar "treinador" ao maior embuste do futebol português do século XX, sim, porque do séc. XXI, resta apenas uma triste caricatura desse embuste...

Abraço

Xelb disse...

E pensar que tinha grande admiração por ele quando era um miúdo...
Acho que nunca perdi nenhuma crónica dele em "A Bola" aos domingos quando ele estava na ex-URSS. Chamava-se "Do Frio com Calor"

Miguel Veríssimo disse...

viva!
eu sou 1 dos autores do blog http://futreal.blogspot.com/
eu gostaria de saber se poderiam por o nosso blog na vossa lista sff?
obviamente se aceitarem faremos o mesmo com espirito de irmandade solidariedade e companheirismo, se assim quiserem.
o nosso blog n pretende fazer concorrencia directa ao vosso visto que nos pretendemos completar algumas lacunas que vimos existirem nos blogs futebulisticos como artigos generalistas e conselhos para o dia-a-dia enfim pretendemos ser a FHM dos blogs lol, sendo que inegavelmente a nossa matriz principal situa-se no futebol.
o nosso projecto e muito recente mas estamos empenhados em termos o nosso espaço e a sermos solidarios com aqueles que ainda nao o têm.


obrigado
comprimentos, aguardo resposta
Alvaro





miguelemanuel@hotmail.com

Gonçalo disse...

Completamente de acordo com este post. Este tipo é uma verdadeira anedota, a prova "cabal" de que os títulos, por si só, não significam qualidade e competência.

Um abraço

Catenaccio disse...

Álvaro,

O destaque está dado. Obrigado pela visita e espero que mantenha a participação, com comentários ao mundo do futebol.

Cumprimentos aos restantes.