quarta-feira, 25 de junho de 2008

S. L. e Benfica: notícias curtas, comentários breves

Simão não quis meter-se nesta guerra
O extremo do Atl. de Madrid, apesar do salário proibitivo, esteve no ponto de mira do FC Porto, numa operação sugerida pelos colchoneros, e que envolveria Quaresma, entretanto apontado em definitivo ao Inter.
O extremo terá ponderado em que posição ficaria num combate sem quartel, mostrando-se decidido nessa questão: sendo embora profissional, jamais se deixaria envolver, com o nome que construiu e a relação que tem com o universo Benfica, numa querela desta dimensão e complexidade.


A confirmar-se a veracidade da notícia, fica provado que nem todos se comportam como mercenários. Fica uma pergunta: para quando o regresso?

Pongolle escolhe At. Madrid
De acordo com o diário Marca, Sinama Pongolle, avançado francês que estava na mira do Benfica, viajou esta manhã para a capital espanhola para acertar os pormenores do contrato com o Atlético de Madrid.


Ora aqui está uma óptima notícia. Pode ser que o negócio com Carlos Martins também vá por água abaixo e se direccionem os 10 milhões de euros para alvos mais apetecíveis. Quem? Javier Balboa, Pablo Aimar, Miccolli...

FC Porto: Irmão de Rodríguez em declarações ao CM
"Cristian teme benfiquistas"
'Ele está preocupado com a reacção dos adeptos do Benfica, porque sabe que têm muito carinho por ele. Mas o clube não o quis comprar e teve de ir para onde o queriam', revelou ao Correio da Manhã Adrian Rodríguez, irmão mais novo do futebolista, de 22 anos.


Podes sempre regressar ao Penãrol...ou comprar um cão!

A quem de direito
...pergunto a quem direito o que é que foi feito pelos responsáveis do Benfica para reaver as duas Taças dos Campeões Europeu, a primeira Taça de Portugal que o nosso Clube conquistou, a última Taça de Portugal que conquistámos, a Taça Latina e uma das botas de ouro do Eusébio que estão há quase um mês retidas na alfândega do aeroporto de Luanda, em Angola?


A ser verdade, é mais um atestado de incompetência da Direcção liderada por L. F. Vieira. Como é possível esquecer-se a história do clube num qualquer vão de escada? Não estamos a falar de simples objectos! Depois disto, até perdi o interesse pela novela respeitante aos futuros reforços. Numa palavra: inacreditável. Exigem-se medidas URGENTES.

14 comentários:

1234567vv disse...

O gajo tem medo de que??? Então e vai para o Porto?

Devia ter falado com o Costinha, com o Assunção, com o Co Adriaanse, etc... para saber o que se lá passa.

Deixa passar um anito... quando a coisa lhe correr mal, pode ser que tenha os XUPA-DRAGAYS a porta de casa... mas é só para umas festinhas!

1234567vv disse...

No que toca ao que se passou em Angola.

O Benfica empacotou tudo e usou uma empresa para fazer o envio de todo o material. Como é normal e natural.

O que se passou tem a ver com o Porto de Luanda e a forma lenta (e corrupta) como funciona.

Mais uma daquelas notícias pre-AG.

Catenaccio disse...

Sim, uma notícia pré-AG que não desculpa a gravidade do caso. É de uma irresponsabilidade atroz...

1234567vv disse...

Irresponsabilidade porquê?

Eu lidei durante um ano com as alfandegas de Angola e sei o tempo que demorá a fazer entrar e sair coisas do País.

Sei de centenas de contentores de comida que ficam a apodrecer no Porto.

Sei de carregamentos de Gilletes que ficaram retidos durante 2 semanas e o pessoal sem nada para fazer a barba.

Sei de empresas que tiveram de parar de trabalhar porque o equipamento e material ficou nas alfandegas (inclusive a empresa para a qual eu trabalhava) e por isso tiveram de despedir empregados.

Sei o que é ter uma exposição, enviar o material um mês antes... e só o conseguir desalfandegar no dia anterior à feira, com o pagamento de uma "Gasosa" de 50 litros.

O Benfica cumpriu todos os procedimentos que se exigem nesta situação. Há uma empresa que faz os transportes e que é responsável por levar e trazer tudo. Se não o fizer terá que pagar e muito.

Há riscos? Claro que há... mas e se houver um terramoto em Lisboa, com epicentro no estádio da Luz?

Vá... um abraço!

V.

Catenaccio disse...

Vermelhovzky,

Já percebi que tens um conhecimento mais vasto da realidade angolana, até por experiência profissional.

Por isso, pergunto: valia a pena o risco de envolver património desta importância, só para efeitos de marketing? Uma porção de kits compensa esta trapalhada?

Para terminar, sigo o seguinte: centrei-me, apenas no tema em questão, ou seja, futebol que é o motor e matéria deste espaço.Era desnecessário trazer à conversa problemas de índole económico, político e social. Como se fosse insensível a problemas humanos de muito maior gravidade.

Um abraço.

1234567vv disse...

"Por isso, pergunto: valia a pena o risco de envolver património desta importância, só para efeitos de marketing? Uma porção de kits compensa esta trapalhada?"

Valia e vale.

O Benfica (ao contrário do que muitos dizem) é o clube mais amado em Angola.

A ida a Angola é acima de tudo para o futuro da presença do Benfica naquele país e a criação de novas receitas.

O futebol não vive sem receitas, e é por isso que clubes como Manchester, Chelsea, Liverpool, Real, etc... fazem digressões deste gênero. E levam trofêus e outros artigos de valor.

Há riscos? Pois claro que há. Mas se deixarmos de investir no futuro por causa dos riscos... ui...

Pergunta ao BES, ao BPI, à Teixeira Duarte, à Sumol, à PT... porque é que investem em Angola, um país com tantos riscos?

O Benfica não vai lá para vender meia dúzia de kits... mas sim como investimento para garantir receitas futuras (a médio prazo)!

Red Sniper disse...

Caros Catenaccio/Vermelhovzky
Li essa notícia ontem de noite na Tertúlia,tinha acabado de ser colocada,e de imediato coloquei a informação no Belo Voar da Águia.
Fico espantado se for verdadeira a info que estão a despachar património tal valoroso por barco?
Nem quero acreditar!
Então a TAAG serve para o quê?
Não podiam enviar esse material como carga aérea valiosa, ou será que não é?
Meus caros,trabalhei 31 anos numa cia aérea, e esse tipo de fretes,apesar de mais caro, é rápido para despachar e desalfandegar!
Como soe dizer-se, a minha alma está parva!

Catenaccio disse...

Essa visão economicista é muito válida e os argumentos apresentados até podem ser pertinentes. Esse é o meu "campo" de conhecimentos.

De qualquer modo, no prato da balança, duvido que o retorno financeiro compense o risco associado. Não tenho informações que me digam que outros clubes europeus levem os seus mais valiosos troféus aquando de digressões ao estrangeiro.

Obviamente, não estou na posse de todos os dados relativos a esta operação, mas tenho todo o direito de questionar, colocar dúvidas e pedir esclarecimentos. E, tenho a legitimidade de ficar preocupado. Tudo pode correr bem. Mas, também algo pode correr mal.

O Benfica precisa de receitas? Aposte na valorização desportiva do plantel. Está provado que o sucesso desportivo é que dá receitas...não é andar a "passear" com o património às costas.

Catenaccio disse...

red sniper,

Obrigado pelo contributo valioso. Tal como escrevi na Tertúlia, a minha mulher trabalha num transitário (multinacional japonesa) e sei que o transporte de carga pode ser feito por via marítima, aérea e através de camião. Cada alternativa envolve uma relação custo/benefício, onde se incluem patricularidades como prazos de entrega e segurança.

A minha dúvida é se o Benfica acautelou devidamente o seu património e colocou todas as hipóteses em cima da mesa.

Abraço.

1234567vv disse...

"Está provado que o sucesso desportivo é que dá receitas."

E eu ainda te digo mais... está provado que só se consegue sucesso desportivo quando existe justiça.

Explica-me como é que o árbitro que mais prejudicou o Benfica na última época, ficou em 1º lugar na classificação da Liga?

Explica-me como é que jogadores como Bruno Alves ou Quaresma nunca foram expulsos ou alvo de Sumarrísimos quando agrediram por várias vezes (algo que todos vimos!!!) colegas de profissão?

Explica-me como é que quando se corrompe se tiram uns pontitos e quando se vai para a Justiça (como foi o Gil Vicente) se desce de Divisão?

Explica-me que os jornais digam que o não afastamento da Liga dos Campeões foi uma vitória para o Porto, quando todos sabemos que só o foi por vergonhosos atrasos (4 anos!!! 4!!!) da Justiça Desportiva Portuguesa?

Enquanto estas coisas acontecerem... o "sucesso desportivo" do Benfica não depende só de nós!

Quanto aos troféus, já dei a minha opinião. Para mim é um tempestade em copo de água e não passa disso mesmo.

Eu prefiro preocupar-me com aquilo que é deverás importante para o futuro do meu BENFICA: ACABAR COM A CORRUPÇÃO que grassa no Futebol Português.

Red Sniper disse...

Enquanto a justiça em Portugal tiver os contornos e representantes que tem,bem podemos esperar sentados!
Euquanto a politiquice o desporto e os interesses de certas figurinhas andarem de mãos dadas,tenho muitas e legitímas dúvidas que os processo juridico-desportivos se resolvam a nosso contento!
Sem qualquer espécie de saudosismos bacocos,eu para ver o meu clube do coração dei muitas explicações em casa para poder ver o meu clube ser bi-campeão europeu!
Eu estive em Amsterdão em 1962 e custa-me muito ver o que se está a passar com o meu S.L.B !
E mais não digo para não ferir susceptibilidades de alguns benfiquistas que possam vir a ler estas linhas!

Catenaccio disse...

Quanto à justiça desportiva, plenamente de acordo.

Infelizmente, a corrupção grassa em todos os sectores da sociedades. A vergonha do que se passa no futebol já passou o limite do razoável há muito tempo. Nem há palavras para descrever a vergonha dos últimos anos...

Abraço.

Anónimo disse...

Quanto ao rodrigues acho que não deve ter medo, o guarda abel e o bruno pidá e seu ganguinho da ribeira não ficaram conhecidos por serem do SLB, mas têm ligações a uma sociedade recreativa que ele agora deve conhecer bem. Para além que deve-se achar um tipo muito importante para temer represálias. rodrigues, sokotas e pandurus já cá tivemos muitos e todos tiveram o mesmo fim.

Quanto a contratações, continuo a achar que o Martins não é uma contratação assim tão descabida, saiba ele ser profissional.

No que respeita ao Balboa, nunca o vi (espero uma analise aqui do catenacc10, que já vi ser entendido em futebol) e não faço juizos antes de o ver com a redondinha nos pés. A única coisa que digo á: 4 milhões por um tipo que fez 1 jogo oficial pelo Rea??? Descobrimos petroleo ou vamos continuar no desbarato da ultima época em que se deu 3,5 milhoes pelo Mini Pereira e quase 5 pelo Makukula??

Catenacc10 bota ai uma analise ao Balboa, para nós os leigos...

Catenaccio disse...

Já está no ar...

De facto, jogou muito pouco e não há grande coisa a acrescentar. Ainda assim, é preciso ver que o jovem Balboa estava num plantel preenchido por jogadores como Sneijder, Guti, Higuaín, Raúl, Robinho. Não era fácil "entrar" na equipa.

Ponto positivo: pelos ecos que me chegam, os espanhóis pensam tratar-se de um jogador, com grande margem de progressão. A meu ver, pode pegar de estaca no lado direito do meio-campo.