sábado, 25 de outubro de 2008

Qual o 'ADN' de um 'grande'?

Um livre directo de Olexandr Aliyev ainda na primeira parte deu ao FC Dynamo Kyiv um triunfo por 1-0 no Estádio do Dragão e complicou as contas do apuramento para o FC Porto, que dominou por completo a partida da terceira jornada do Grupo G da UEFA Champions League.
O Sporting deu um passo importante no apuramento para os oitavos-de-final, ao derrotar o FC Shakhtar Donetsk, por 1-0, em partida da terceira jornada do Grupo C da UEFA Champions League, realizada esta quarta-feira na Ucrânia.
O Benfica iniciou a participação no Grupo B da Taça UEFA com empate a um golo no terreno do Hertha BSC Berlin, em partida da primeira jornada da fase de grupos da prova, disputada no Olympiastadion.
Golos da autoria de Luis Aguiar, Renteria e Alan permitiram ao Sporting de Braga bater em casa o Portsmouth, por 3-0, com a equipa "arsenalista" a protagonizar um arranque perfeito no Grupo E da Taça UEFA.

A pergunta: o que têm a ver os jogos das competições europeias com a imagem de Moreira, aquando da marcação de penalties na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Penafiel? Resposta: aparentemente, nada. Contudo, a razão por trás da questão inicial é a seguinte: o que faz realmente uma equipa ser 'grande'? Como se constrói um 'grande'?

Fiquei a pensar neste assunto, ao observar a performance do Benfica na Taça de Portugal e ao analisar o desempenho das equipas portuguesas nas provas da UEFA. Como explicar que o FC Porto tenha ganho o estranho hábito de coleccionar desilusões? Como traduzir os resultados do Sporting de Braga em face da realidade do futebol português?

Obviamente que um, dois ou três resultados, mais ou menos favoráveis, não alteram a concepção que o público tem de um 'grande'. Até porque o sentimento que temos de uma determinada equipa é influenciada por uma disciplina ligada ao deporto-rei: a estatística histórica. Não são as derrotas mais recentes do FC Porto que apagam o passado ou fazem temer o futuro. Na maioria dos casos, ser considerado um 'grande' é como pagar impostos ou morrer. É uma certeza. Que ultrapassa décadas e conhece gerações.

Em termos nacionais, pode-se aceitar esta versão como verdadeira. Basta pensar que um clube como o Benfica já nasceu com a identidade de um 'grande'. Mas, e em termos internacionais? Nesse caso, as dúvidas aumentam, pois o cenário é mais volátil. A exibição dos encarnados em Berlim, comfirma esta teoria.
Mesmo sabendo-se que foi feito um enorme esforço financeiro na construção do plantel benfiquista, aliado à aposta nas virtudes de novas competências técnicas, a verdade é que a actual equipa desconfia da sua condição. Como adepto, acredito que os jogadores acreditem no treinador, assim como Quique Flores acredita no profissionalismo do director desportivo e este, por sua vez, acredita no rigor das pessoas da direcção. Como se fosse um círculo de vitórias.
Porém, acreditar não é suficiente. Torna-se fundamental passar do mundo das emoções (do sonho) para o universo das certezas (da realidade). O Benfica quer voltar a ser um 'grande' europeu. Mas, falta-lhe ainda confiança e segurança no seu futebol para assegurar essa condição.

Continuemos o raciocínio. O jogo de Berlim foi idêntico ao de Matosinhos. O mesmo desenrolar no marcador e o mesmo resultado final. Ora, a lógica aconselha que, no campo de batalha, o mais preparado não regatei esforços em utilizar as suas armas. Daí, seja difícil de conceber que um 'grande' não faça jus à sua superioridade. Não deve temer o confronto directo e não deve recuar perante as adversidades. Quando tal acontece, não é tanto pelo facto de amedrontar-se com os skills do oponente, mas antes por desconfiar das suas próprias capacidades. Antes do Benfica vencer a equipa adversária, tem de ultrapassar os seus próprios medos, conhecer as suas forças e fraquezas. Porque um 'grande' alimenta-se de vitórias.

Para terminar, no âmbito da UEFA Champions League, gostaria de citar o nome de três equipas que têm tido um comportamento muito acima do esperado: CFR Cluj, Anorthosis e BATE Borisov. Em primeiro lugar, os romenos, deram seguimento à surpreendente vitória no terreno da AS Roma com um empate, em casa, ante o Chelsea FC. Somam 4 pontos conquistados e encontram-se no 2.º lugar. Em segundo lugar, o Anorthosis Famagusta, clube cipriota, entrou na competição com um surpreendente empate no terreno do Werder Bremen, no primeiro jogo do Grupo B, tendo posteriormente vencido o Panathinaikos perante os seus adeptos. A derrota seguinte pela margem mínima, com o Inter de Milão, não impede que o Anorthosis siga na 2.ª posição. Por fim, o praticamente desconhecido BATE Borisov, da Bielorússia, já conseguiu subtrair pontos aos favoritos, mercê dos empates alcançados com a Juventus e o Zenit.

Dá que pensar. Para já, todos sofrem do handicap de não terem nascido em berço de ouro. Carecem do chamado 'peso' da história, de um registo passado que represente uma imagem de marca vitoriosa. No entanto, será que algum dia estes clubes podem vir a ser considerados como 'grandes'? Num futuro próximo ou longíquo? Até onde podem chegar os 'outsiders'? São as questões que ficam, à disposição da opinião dos leitores.

Sem comentários: