terça-feira, 28 de outubro de 2008

A liderança de Paulo Bento

Raramente (para não dizer quase nunca) escrevo sobre o Sporting e, por conseguinte, sobre o treinador Paulo Bento e respectivo plantel. Em jeito de brincadeira, posso afirmar que este espaço não pretende ser veículo de informação de um clube qualquer. Para esse efeito, já temos o programa a "Liga dos Últimos". Bem, deixando a piada de parte, gostaria de emitir uma opinião o mais imparcial e objectiva possível, em face do meu distanciamento emocional ao assunto em questão.

Pretendo tocar no aspecto relativo à liderança protagonizada por Paulo Bento, até porque já tenho discutido o tema com diversos amigos sportinguistas. Numa frase, a minha opinião resume-se ao seguinte: nos vários episódios registados com alguns jogadores leoninos (Vukcevic, Yannick e Miguel Veloso, por exemplo) estou do lado de Paulo Bento e, na generalidade, dou razão aos seus argumentos. Em conclusão, se a situação em causa estivesse relacionada com o clube da minha preferência, estaria de acordo com o treinador. Passo a explicar.

Em casos de (in)disciplina, salvo raras excepções, dou razão a quem dirige o grupo de trabalho. Por norma, o jogador age de acordo com os seus interesses, muitas vezes influenciado pelo seu empresário, enquanto o treinador procura seguir o interesse colectivo. No caso concreto de Miguel Veloso - alvo da minha apreciação - penso que não há motivos para duvidar da certeza deste argumento. Não sendo a favor de uma disciplina militarizada, acusação feita à liderança de Paulo Bento, julgo que algumas individualidades levam ao extremo o conceito de 'olhar para o seu umbigo'.

Posso ser suspeito, porque não tenho a melhor impressão de muitos (não) profissionais que habitam os nossos relvados. Por regra, sou a favor dos códigos de conduta interna e acredito que o treinador tem de ser inflexível face ao que comummente se designa por amuos, birras e teimosias. A meu ver, o treinador não pode ser brando, frouxo e vacilante. Penso que deixei passar a ideia principal. Palmas, por isso, a Paulo Bento.

Para finalizar, causa-me estranheza que um jogador como Miguel Veloso, filho de António Veloso, excelente profissional com uma carreira digna de registo, não tenha seguido os ensinamentos e o exemplo do seu progenitor. Porventura, o 'menino' Miguel terá saído à Mãe. Aliás, a imagem também não deixa margem para dúvidas.

1 comentário:

Jorge Diogo disse...

A liga dos ultimos, algo que já fazes parte alguns bons anos.
O caso Miguel Veloso vs Paulo Bento, continuo a favor do mister.
Pois com orçamentos baixos tem feito milagres em 3 anos.