quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Futebol em Moçambique

O programa Trio D’Ataque, de terça-feira à noite, foi emitido em directo de Moçambique. Para além do debate entre o painel habitual – cada vez mais dependente dos casos de arbitragem – foi simpático rever um monstro sagrado como Mário Coluna, o "Grande Capitão" e testemunhar o local (Mafalala) onde outra glória, o "Rei" Eusébio, deu os primeiros pontapés na bola.

Constatar o facto de dois dos maiores protagonistas encarnados terem raízes africanas, abre espaço à formulação de várias questões. Qual o estado actual do futebol moçambicano? Será possível, nos dias de hoje, ver a história repetir-se? Por outras palavras, qual a potencialidade de miúdos, que correm e jogam de pé descalço, virem a tornar-se os "Coluna’s" e "Eusébio’s" do séc. XXI? É o que tentarei responder nas próximas linhas...

Nomes conhecidos

Armando Sá
Clube
Sepahan (Irão)
Nascimento
16.09.1975 (33 anos)
Naturalidade
Moçambique - Maputo
Altura: 1,76m
Peso: 70kg

Vindo do Sporting de Braga, ao mesmo tempo que Tiago, chegou ao Benfica na época 2001/02. Permaneceu três temporadas na Luz, mas em 2004/05 saíu para o campeonato vizinho - primeiro em direcção ao Villarreal, mais tarde com passagem pelo Espanhol de Barcelona. Ainda experimentou a liga inglesa, mais concretamente o Leeds United, embora o avançar da idade (encontra-se na fase descendente da carreira) o tenha empurrado para a aventura iraniana.

Paíto
Clube
Sion (Suiça)
Nascimento
05.07.1982 (26 anos)
Naturalidade
Moçambique - Maputo
Altura: 1,70m
Peso: 70kg

Lateral-esquerdo, de vocação atacante, fez parte do plantel leonino durante perto de cinco épocas. Contudo, o menor acerto revelado nas tarefas defensivas foi rejeitado pela exigência de Alvalade. Rumou, depois, ao Vitória de Guimarães e Sporting de Braga, representando o Sion há duas épocas consecutivas. Tem Carlitos, também ele ex-jogador de um grande de Lisboa, como companheiro de equipa.

Figura internacional

Simão Junior
Clube
Panathinaikos (Grécia)
Nascimento
23.07.1988 (20 anos)
Naturalidade
Moçambique -
Altura: 1,78m
Peso: 78kg

Após ter dado nas vistas no Ferroviário, Simão Junior é, actualmente, reconhecido como um dos maiores valores moçambicanos. Em 2007/08, o conhecido clube grego não hesitou na hora de apostar neste jovem de enormes qualidades. Fala-se que o FC Porto está atento ao desenvolvimento do jogador, o qual define-se como médio defensivo, forte a jogar sem bola, a roubá-la e a fazer a equipa jogar.

Por sua vez, na competição interna o Ferroviário de Maputo sagrou-se campeão nacional de futebol de 2008, ao vencer na última jornada o Costa do Sol por 2-0. Os "locomotivas" terminaram o "Moçambola" com 56 pontos, mais cinco que o Atlético Muçulmano, concorrente directo.

Festival de Cannes premeia filme moçambicano

Para variar, o programa moderado por Hugo Gilberto terminou com uma surpresa: a apresentação da curta-metragem "A Bola", do realizador Orlando Mesquita. O filme moçambicano, produzido pela Ébano Multimédia, recebeu o prémio especial do júri no festival Cannes Júnior e, também, o Prémio Instituto Camões para a melhor curta-metragem de expressão Lusófona. O vídeo encontra-se disponível aqui. Acreditem que são 4:41 minutos bem empregues...

1 comentário:

Dário Pinto disse...

Fantástica a curta-metragem, é chocante a realidade destes países e ainda mais impressionante a dimensão que o futebol tem por essas paragens.

Bom artigo, parabéns!


Cumprimentos,
Dário Pinto
Geração Futebol