sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Mas, afinal o que é o 'Twitter'?

'Twitter'? Já tinha ouvido falar e li qualquer coisa sobre o assunto. A primeira impressão foi de indiferença e não prestei demasiada atenção. Até ao dia em que a curiosidade foi mais forte, acedi ao 'Twitter'.com e criei um novo registo. Mas, afinal o que é o Twitter?

O 'Twitter' pode ser definido como sendo uma rede social de microblogging que permite aos seus utilizadores enviar actualizações pessoais, contendo apenas texto num máximo de 140 caracteres através do site oficial, SMS, email, mensagens instantâneas ou através de um aplicativo independente para o Sistema Operativo. O 'Twitter' pode ser utilizado para partilha de acções com todos os utilizadores que o tenham nos seus contactos e sigam (follow) as suas actividades. Em termos gerais, é isto.

Um dos primeiros 'Twitters' em que cliquei follow deve ter sido o de António Boronha, homem do futebol, com um passado recheado de estórias e conhecido blogger, com uma presença muito activa. A lista relativa aos utilizadores following já era extensa e uma coisa leva à outra: comecei a adicionar um, dois, três e, neste momento, sigo trinta e dois 'Twitters'. A tal rede social.

Quem faz parte, então, da lista de contactos do Catenaccio? Alguns colegas de blogosfera, jornalistas e outras figuras conhecidas da maioria do público.
No primeiro lote, posso destacar o Pedro Varela, do blogue Pontapé na Lógica, o João Gonçalves, do Encarnado e Branco e o Paulo Santos, autor do Apenas Futebol. Há mais uns quantos, a juntar à lista.
Jornalistas? Vários e, alguns, bem participativos. A provar que o 'Twitter' é uma das novas modas da internet. Incluídos na minha rede, enuncio: António Tadeia, José Carlos Soares e Nuno Luz.
Também Hermínio Loureiro rendeu-se às novas tecnologias e, por fim, há malta ligada às Produções Fícticias, Bruno Nogueira, José de Pina e Nuno Markl, assim como uma imensidão de orgãos de comunicação social. E o leitor, quando começa a 'twittar'?

2 comentários:

J G disse...

Bom texto.
:)

Bancada de Leão disse...

Grande Ricardo. Obrigado pelo destaque. :)