sexta-feira, 23 de outubro de 2009

[Europa League] SL Benfica 5-0 Everton FC

Na presente época, contando os jogos no Estádio da Luz, pontuei pela ausência nas partidas frente ao Marítimo e ao Vorskla Poltava, pois encontrava-me a gozar um merecido período de férias. A estreia não podia ter sido melhor: vitória por 8-1 frente ao Vitória de Setúbal. A juntar a Bate Borisov (2-0), Leixões (5-0) e Everton (5-0) já gritei golo em 20 ocasiões. Resultado: média de 5 golos por jogo. Impressionante!

Após a partida com o Vitória de Setúbal, fiquei convicto que o resultado espelhava uma superioridade incontestável, porém com números difíceis de igualar, ou de serem sequer aproximados. Logo na jornada seguinte, no Restelo, a minha mulher dizia-me que iríamos voltar a golear. Limitei-me a sorrir, com aquele ar de quem já anda nisto há imenso tempo e tem a noção de que goleadas não nascem nas árvores. Surpreendemente, ou talvez não, o Benfica venceu por 4-0 com mais uma exibição de encher o olho. Algumas jornadas depois, aquando da visita à Mata Real, o meu prognóstico reservado admitia um cenário de acordo com aquilo que a história recente traduzia. Mais uma vez, os benfiquistas que me rodeiam mais de perto mostravam-se plenamente confiantes quanto ao desfecho final. Frente ao Everton, a mesma forma de pensar: da minha parte, a satisfação numa vitória por 1-0 reflectia alguma cautela assente na convicção de estar perante um jogo complicado; do lado da família benfiquista próxima, a certeza de mais uma goleada. Sinceramente, dou por mim a pensar se estou a sonhar. Pelo contrário. Acordei foi de um pesadelo que durava há vários anos e, agora sim, estou acordado para uma realidade que há muito estava esquecida.

Não interessa como começa. Interessa como acaba. Certo. Gosto de pensar que o discurso (de dentro para fora) dos responsáveis encarnados é o mais correcto. Em termos de conquistas (taças e troféus importantes), o Benfica ainda não ganhou nada palpável. É verdade. Contudo, tem vindo a ganhar algo que estava quase irremediavelmente perdido: a confiança e satisfação dos adeptos (incrível assistir à euforia de dois sócios benfiquistas, provavelmente com o dobro da minha idade... pulavam, cantavam e gritavam olés como se fossem crianças a viver a gloriosa década de 60), a opinião unanimemente positiva da imprensa desportiva (com excepção de alguns escribas com dores de cotovelo) e o respeito dos adversários. Não sei até que ponto este nível exibicional irá manter-se. No entanto, dia após dia, mais esta onda vermelha assume proporções de 'case study'. O que começou por ser fortuito e amparado por circunstâncias felizes, ameaça transformar-se em algo perfeitamente justificável: entre muitas outras variáveis que entram na fórmula do sucesso, um modelo de jogo solidificado e assimilado por óptimos executantes.

A vida deve ser vivida com o máximo de intensidade. Trata-se de um daqueles 'pensamentos do dia 'que passarei a adoptar com maior crença e fervor: aproveitar a maré, vivendo cada jogo como se fosse uma final e cada golo como se fosse decisivo para o resultado final. Sempre com os pés bem assentes na terra, mas com o coração vermelho inchado por uma euforia que vagueia nas ruas, nos transportes, nas escolas, nas universidades, nos locais de trabalho. Como já li por essa blogosfera fora, o Benfica reencontrou-se com a história. Deixou de ser um sonho. O subconsciente deu lugar a uma portentosa realidade. Já viram como está uma sexta-feira estupenda?

3 comentários:

FNSP disse...

Boas, vinha propor-vos uma troca de links, eis o link do meu blog:

http://tactica424.blogspot.com/

Pedias-vos que passassem no Tactica 424 e dessem uma resposta, seja ela positiva ou negativa.

Aguardo uma resposta,

Cumprimentos ;)

Paulo Santos disse...

Ora aí está o regresso das boas crónicas. E esta é daquelas mais que exigidas, é imperativa. Tanto como o futebol do Benfica tem sido durante esta época. Tanto como a renovação de um certo Red Pass para a próxima época ;)


Abraço

António Pista disse...

Parece-me que qualquer dia alguma equipa que equipe de vermelho será multada por excesso de velocidade...

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/