sexta-feira, 2 de abril de 2010

[Europa League] SL Benfica 2-1 Liverpool FC

Comecemos pela parte final. Pelos 'firecrackers', como dizem os ingleses. Aquando do lançamento do 1.º petardo, no local onde o meu Red Pass habita (Bancada Sagres, Piso 3), gerou-se uma ligeira confusão quando um adepto benfiquista, de meia-idade, arremessou uma garrafa de água dirigida ao sector onde um conhecido grupo de sócios costuma estar presente. Logo de seguida, deu-se alguma agitação graças à reacção enérgica de duas ou três pessoas que fizeram questão de confrontar o dito senhor. Por pouco não houve chapada entre benfiquistas. Feio. Porém, o pior estava para vir. Com o lançamento do 2.º petardo, a paciência colectiva perdeu-se e foi bem audível a onda de protestos direccionada, uma vez mais, a um fiel grupo de sócios que tem sido irrepreensível no seu apoio ao Benfica. Institivamente, juntei-me ao coro porque não posso aceitar, de maneira nenhuma, que um acto imbecil possa causar prejuízos ao meu clube. As consequências poderiam ter sido muito graves: para a integridade física dos intervenientes no jogo e para a imagem do Benfica junto das entidades competentes. E se o Estádio da Luz sofresse uma interdição, com jogos à porta fechada? Lamento imenso, mas se fosse hoje repetiria os assobios, apesar de saber que uma ou duas 'ervas daninhas' não representam o amor incondicional da maioria. Sei muito bem quem faz sacrifícios pessoais para acompanhar o Benfica a todos os relvados deste país, pelo que é injusto que algumas 'maçãs podres' estraguem a harmonia existente nesta maravilhosa onda vermelha. Felizmente, fiquei mais descansado por dois motivos. Em primeiro lugar, sem referir nomes, porque no final do jogo houve uma pessoa que teve a enorme elevação de pedir-me desculpa pelo sucedido, como se eu fosse o representante da revolta sentida com aquele triste episódio, ou ele fosse o único responsável por uma acção que poderia ter resultado em tragédia. O conteúdo das palavras trocada foi embaraçoso, mas deixaram-me mais tranquilo. Em segundo lugar, porque o Benfica vai abrir um inquérito, com recurso às imagens de videovigilância, para identificar os responsáveis pelo arremesso dos petardos. A noite tinha tudo para ser perfeita. Infelizmente, observar, e sentir, quase um Estádio inteiro sobrepor o nível de assobios ao volume dos cânticos deixou-me mal-disposto. Agora, futebol...

Para mim, o 'jogo' começou bem cedo. Como tinha o dia livre, acordei por volta das 10h30, apanhei o metro até aos Restauradores e, juntamente com mais dois amigos, almocei no típico Bonjardim, primeira casa de Lisboa a assar frangos no espeto, com uma simpática esplanada vestida de verde onde os raios de sol aqueciam uma conversa animada. Dali, seguimos para um digestivo chamado Ginjinha do Rossio e deambulámos pela 'Square' para sentir o ambiente inglês. Para acelerar a digestão, passeámos pelo Chiado e demos mais umas voltinhas pelas pitorescas ruas de Lisboa. Não tardou muito para o nosso regresso, perto do ponto de partida, mais propriamente numa Pastelaria Suiça já repleta de muitos adeptos 'Reds'. Oportunidade para mais uma(s) cerveja(s) e uma curiosa troca de impressões com dois estudantes belgas, do programa Erasmus, adeptos do Anderlecht e do Standard que só queriam saber como adquirir bilhetes para o derby do dia 13 de Abril. Antes de nova viagem de metro, desta feita para as Laranjeiras, mais uma visita à Ginjinha do Rossio, para um brinde final de boa sorte. Duas ginjinhas, dois golos. Para a próxima, fico por ali mais um bocado...

Já no Estádio, a ansiedade tomava conta de mim. Sentia que algo especial estaria para acontecer, nem que fosse um resultado de 1-0. Nesta temporada, já houve aquilo que podemos chamar de momentos épicos, mas nunca sabemos quando a fantástica sequência intitulada Nacional, Marselha, Porto e Braga, poderia ser quebrada. Devido à análise detalhada que elaborei sobre a equipa do Liverpool, conhecia bem a forma como o treinador Rafa Benítez iria colocar as suas peças. Repararam em como acertei no onze titular adversário? Também alertei para o perigo das bolas paradas (cantos e livres), pelo que o golo do Agger foi um 'balde de água fria' que poderia ter acontecido a qualquer momento. Nessa altura, Hamburgo era uma imagem longe. Uma miragem. No entanto, com a expulsão de Babbel, senti que o Benfica iria carregar forte e a palavra épico não estava descartada. Ao intervalo, enviei um sms profético com o prognóstico certeiro: 2-1. Ainda hoje estou à espera que esse amigo atenda o telemóvel e me pague a cerveja a que tenho direito. A segunda parte cumpriu com o meu desejo: a equipa foi, uma vez mais, arrebatadora na raça, querer e ambição. É preciso contar com doses elevadas de lucidez para compreender que o Liverpool é um opositor de grande nível, um clube que ambiciona grandes feitos e, por norma, batalha por conquistas europeias. Este Benfica 2009/10 tem sido inexcedível no talento e na vontade. Quem está sentado nas bancadas, de cachecol ao pescoço, só pode ter sentir um enorme prazer e orgulho pelo futebol praticado. Do lado dos adeptos do Liverpool, existem queixas em relação a variadíssimas decisões do árbitro mas, ao mesmo tempo, um grande respeitinho pela qualidade demonstrada pelos nossos jogadores e uma admiração expressiva na atmosfera criada pelos mais de 60.000 adeptos encarnados. Se quiserem comprovar estas minhas palavras, leiam esta 'thread' no 'Red and White Kop Liverpool FC Forum'. Ainda na noite da partida, 'after match', fiquei acordado até depois das 2h00 a ler atentamente cada página dedicada ao jogo. É gratificante saber que estamos a competir com os melhores. Por fim, para memória futura, deixo aqui o vídeo para irmos saboreando a vantagem, sem deixar de pensar que o dia 8 de Abril pode ser mais uma noite... épica.

2 comentários:

dezazucr disse...

Quando me dirigia para o Estádio, quase que sentia remorços por me sentir tão confiante antes do jogo. Era o Liverpool possas!

E o pior é que não consigo retirar de mim esse sentimento arrogante de quem acredita que pode e vai ganhar lá.

Devia estar concentrado no jogo com a Naval em que imperativamente temos de ganhar, mas o meu sobconsciente não me deixa.
"E nunca mais é 5ªfeira" penso.
Ah não o Benfica joga antes na 2ª feira. E por outra... nunca mais joga o Benfica :P

Como é cruel ser adepto do Glorioso nestes dias em que não jogamos.

Vemos um MUnt-Chelsea e imaginamos o que cada jogador nosso faría numa decisão. Vemos um Shalke04-Bayern e imaginamos já o Benfica a jogar com 1 a menos em Anfield... Será que Jesus estará preparado para essa situação? É que por vezes o futebol é tão irónico...

Hugo disse...

Eu hoje digo.

A Naval já está, venha o Liverpool...

Rumo a Hamburgo...

Carrega Benfica...