terça-feira, 11 de maio de 2010

SL Benfica Camisola Oficial 2010/11

A camisola principal Adidas 2010/11 - camisola dos campeões - já se encontra à venda, nos locais habituais, pelo preço de 70,00 €. A camisola inclui logo do SLB com 1 estrela em fundo branco que simboliza a comemoração dos 50 anos da conquista da primeira Taça dos Campeões Europeus. Como se costuma dizer, estamos perante uma 'retro shirt' que evoca a memória gloriosa de conquistas passadas.

Confesso: a primeira impressão não é muito positiva. Quando ontem vi a imagem da camisola fiquei algo desagradado e só hoje, aos poucos, e olhando com mais atenção, vou apreciando melhor o equipamento oficial (principal) para a próxima temporada. Desde logo, a camisola oferece tudo aquilo a que os sócios e adeptos têm 'direito', como sejam a estrela em fundo branco, com enorme significado simbólico, e o escudo de campeão nacional 2009/10 na manga direita. Contudo, estaria a mentir se pontuasse esta peça única com a nota máxima: o logotipo da TMN continua a ser um atentado visual e as riscas brancas horizontais (ao centro) e as verticais (nas mangas) são desajustadas. No resto, existe uma aproximação a esta 'retro shirt', verdadeira preciosidade repleta de um vermelho vivo a cobrir a quase totalidade do tecido. Caros leitores, neste caso faz sentido utilizar a palavra vintage.

Podem retorquir: o 'manto sagrado' é sempre belo e magnífico. Aos nossos olhos, claro que sim. Ainda assim, tenho que desabafar o seguinte: a questão do sponsorship da empresa (TMN), que também participa no naming do Estádio, devia ser resolvida de outra forma. Não colocando em causa o profissionalismo da Adidas e a competência do departamento de marketing do clube, aquele horrível rectângulo azul estraga qualquer camisola oficial. Porque não pensar em patrocínios alternativos com maior ligação cromática ao Sport Lisboa e Benfica? Porque não 'empurrar' o logotipo da TMN para uma das mangas (como no caso da MEO) e deixar a camisola livre destes borrões? Como aprendi há muitos anos, sabem qual é uma das práticas de gestão mais elogiada? É o KISS: Keep It Simple, Stupid.

Como em situações análogas gosto de comparar o que se pratica além-fronteiras, centrei-me no caso da minha equipa inglesa preferida: o Liverpool. Como podem comprovar neste 'link', existem vários parceiros que se relacionam com o clube inglês. O Main Club Sponsor dá pelo nome de Carlsberg, mas curiosamente partilhamos o mesmo Kit Supplier: Adidas. Depois, existem outros parceiros de negócio: oficiais, comerciais e regionais. Agora, como é que todo este puzzle económico se conjuga e valoriza em termos do equipamento oficial? A resposta está aqui. Apesar de algumas semelhanças, o resultado final é francamente elegante e devidamente sóbrio. Melhor: não 'agride' visualmente.

Para terminar, se realmente tivesse poder decisório, quais seriam as minhas opções? Em primeiro lugar, como referi anteriormente, o respeito pelos parceiros económicos não invalida que o interesse comercial se suplante à tradição e simbolismo do 'manto sagrado', pelo que o logotipo azul devia ter um menor destaque. Em segundo lugar, aceitando uma lógica de merchandising actual, creio que seria pacífico esperar, como equipamento principal, uma camisola vermelha com alguns rebordos a branco e, como equipamento alternativo, uma camisola branca com o inverso, isto é, o vermelho a pintar algumas (poucas) partes da camisola. Em terceiro lugar, a retro shirt comemorativa dos 50 anos da conquista da primeira Taça dos Campeões Europeus ficaria como única e exclusiva opção para os jogos disputados na edição 2010/11 da Champions League, podendo também existir na cor inversa (branca), de forma a salvaguardar eventuais situações em que a equipa visitada tem prioridade na escolha do equipamento.

7 comentários:

Dores disse...

Não consigo gostar deste equipamento. Foi uma tremenda desilusão

João Bizarro disse...

Concordo contigo, Ricardo.
Podiam ter estudado a situação de outra forma. Aquele azul continua a ser horrível.

dezazucr disse...

ninguém gosta desse emplastro azul na camisola, não sei porque a direcção ainda não se deu ao trabalho de impedir que estraguem a nossa camisola.

Com esta brincadeira quantas camisolas deixarão de vender? É que muito boa gente normalmente compradora, é bem capaz de deixar de comprar por causa disto.

J G disse...

É o que se tem discutido durante o dia no Red Pass.
basicamente concordo contigo.

ZorGabor disse...

Parece uma camisola de árbitro mas em vermelho, tem dois garfos espetados nas mangas, o desaparecimento de 20 títulos (duas estrelas) é de mau gosto, o formato do fundo do emblema nem comento. INQUALIFICÁVEL! DETESTEI.

Batalheiro disse...

esta questão deu origem a uma petição

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N2077

Catenaccio disse...

Batalheiro,

Já tomei conhecimento da petição e dei a minha concordância. Obrigado pela visita e pela partilha da informação.

Abraço.