quinta-feira, 3 de junho de 2010

Mundial South Africa 2010

Faltam poucos dias para o arranque oficial do Mundial 2010. A partir do dia 11 de Junho, e durante cerca de um mês, 32 selecções nacionais, incluindo a portuguesa, tentarão alcançar o sonho de chegar à final e, quem sabe, conquistar um troféu que é sinónimo de golos fantásticos, jogadores talentosos e grandes equipas que pontuaram de forma indelével a beleza deste desporto. Atravessando gerações, em certa medida, a história dos mundiais é, também, a história do futebol.

Tudo merece ser contado e mostrado: os principais episódios, as antevisões e crónicas dos jogos, os vídeos, as fotografias, as curiosidades ligadas à competição. Como passarei a explicar, neste espaço, as notícias e informações do Mundial 2010 apenas terão uma cobertura esporádica e ocasional. A razão é simples: em conjunto com outros bloggers, que apresentarei nas próximas linhas, aceitei com prazer uma colaboração especial num local próprio designado para acompanhar, diariamente, todas as incidências do Mundial:
http://jabulani.blogs.sapo.pt/

O Jabulani apresenta-se ao vosso serviço e quer ser uma companhia diária de todos os leitores e amigos que já acompanham os escribas desta equipa noutras paragens há vários anos.

Constituição da equipa residente:

J.G. - Red Pass

N.T. - Ndrangheta

P.V. - Bancada de Leão

Spinafro - Calcio Rosso

Catenaccio - Catenacc10

Estamos perante, portanto, um grupo assumidamente apaixonado por futebol e por todas as fases finais de campeonatos do mundo. Aos leitores, a nossa promessa vai no sentido de emitir opinião sobre as incidências mais importantes, partilhando as melhores imagens, vídeos e crónicas, numa descoberta conjunta das curiosidades mais significativas deste maravilhoso mês em que a Jabulani vai rolar em África.

Para terminar, comunico aos fiéis leitores deste 'cantinho' que o meu contributo será direccionado para a vertente táctica e consequente manifestação do modelo de jogo associado. Por outras palavras, através do auxílio de ferramentas gráficas, procurarei identificar, por um lado, os sistemas normalmente utilizados pelas 32 selecções presentes e, por outro, escrever sobre os mais importantes princípios de «jogo» que oferecem cor e forma aos diferentes esquemas apresentados. Duas informações finais: (i) sempre que publicar uma entrada no blogue Jabulani, farei aqui a devida chamada de atenção; (ii) na barra lateral direita, adicionei imagem representativa da competição pelo que basta clicar para serem direccionados para a nossa página do Mundial 2010.

Sem comentários: