sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cosme Damião - O Homem Que Sonhou o Benfica

Hoje, a minha 'biblioteca futebolística' recebe mais um livro que irá engrandecer uma prateleira já recheada com algumas dezenas de títulos. A obra, de Ricardo Serrado, intitula-se "Cosme Damião - O Homem Que Sonhou o Benfica". Leitura obrigatória, para todos os benfiquistas (e não só).

A ÉPICA E EMOCIONANTE HISTÓRIA DO ORFÃO QUE CRIOU A MAIOR ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DO MUNDO

"Cosme Damião é o pai de uma família imensa que, ano após ano, caminha, esfarrapando o nevoeiro das dificuldades em que a vida também se manifesta, rumo a novas e inolvidáveis vitórias. No Benfica, que tem na águia o seu símbolo primeiro, tudo é grande, pelo número dos que o amam e pelo voo triunfal dos que o representam nas competições desportivas. De facto, os povos não se engrandecem apenas pelos seus literatos e os seus cientistas e os seus militares, mas também pelo heróismo dos seus atletas que corporizam aqueles valores sem os quais é impossível viver humanamente. Ora, Cosme Damião foi um semeador destes valores que germinam sempre onde o Benfica está. (...) Este é um livro que enriquece o património cultural do Sport Lisboa e Benfica. Este é um livro decisivo na vida e na obra do Sport Lisboa e Benfica."

Professor Manuel Sérgio

3 comentários:

BoyGenius disse...

Aqui está um belo presente de Natal para mim!!! ;)

Pedro Soares Lourenço disse...

Só hoje reparei no teu tweet e li o teu post; curiosamente ando há algum tempo a ler um livro magnífico do Prof. Manuel Sérgio: este.
Não é um livro fácil para quem nunca estudou um pouco de filosofia - o secundário não conta; mas é um livro impar para compreender o futebol enquanto realidade.

Catenaccio disse...

Pedro,

Agradeço o comentário e a sugestão de leitura (a vertente filosófica não assusta).

No entanto, quero reforçar a importância deste livro a que faço referência, talvez pela questão 'sentimental' associada.

Terminei de lê-lo ontem à noite e, numa palavra: magnífico!!! O que vou escrever a seguir, vale para todos os leitores que espreitam a caixa de comentários...

É verdade que toda a gente, nomeadamente os benfiquistas, já ouviram falar de Cosme Damião, mas a sua obra (a sua obra, a sua história) nem sempre é lembrada e reconhecida.

O livro fala sobre isso mesmo: a história da fundação do 'glorioso' Sport Lisboa e Benfica, com especial incidência no período de 1904 até 1926, em que Cosme Damião foi figura central.

No livro, podemos ler curiosidades até então desconhecidas, ou na penumbra do público, contar com episódios fantásticos de querer e força de vontade num sonho chamado Benfica, para além de podermos observar fotos sobre aquela época.

Por exemplo: sabiam que, naquela altura, em 1907, 8 jogadores saíram do então Sport Lisboa para o rival Sporting, 'vizinho' endinheirado e que só a competência e excelência de homens como Cosme Damião (entre outros) fez com que o clube sobrevivesse? Sabiam que o grande rival era o CIF, e não o Sporting? Sabiam que os jogadores do Sport Lisboa equipavam-se na rua e tomavam banho em poços? Sabiam que o clube teve cerca de 40 anos sem estádio (entre 1925-1940 o Benfica jogou no Campo das Amoreiras), ultrapassando dificuldades que só vieram fortalecer o sentimento de pertença a um clube, dotando-o de mística?