sábado, 15 de janeiro de 2011

A evolução das espécies

SL Benfica 2009/10: temporada do título
Onze-base: Quim, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Fábio Coentrão (César Peixoto), Javi García, Ramires (Ruben Amorim), Pablo Aimar (Carlos Martins), Di María, Javier Saviola e Óscar Cardozo.

Football Fans Know Better

SL Benfica 2010/11: presente época
Onze-base: Roberto, Maxi Pereira, Luisão (Sidnei), David Luiz, Fábio Coentrão, Javi García (Airton), Salvio (Ruben Amorim), Aimar (Carlos Martins), Nico Gaitán, Javier Saviola e Óscar Cardozo (Alan Kardec).

Football Fans Know Better

SL Benfica 2011/12: próxima época
Onze-base: Roberto, Maxi Pereira (Wass), Luisão, Sidnei/Jardel (Miguel Vítor/Fábio Faria?), Carole?, Javia García (Airton, Nuno Coelho), Ruben Amorim/Carlos Martins (Salvio?), Aimar? (Nico Gaitán), José Luis Fernández (Nolito?), Javier Saviola (Franco Jara) e Óscar Cardozo (Alan Kardec).
Football Fans Know Better

Gosto:
A escolha de jogadores a custo "zero". A preparação atempada da próxima temporada, na perspectiva de negócios com boa relação qualidade-preço. A alternativa por outros mercados que não o argentino ou o brasileiro (Wass do Brondby, Dinamarca e Carole? do Nantes, França). A opção por jogadores portugueses ou a actuar na liga nacional(Jardel, Olhanense e Nuno Coelho, Académica). O reforço Nolito, vindo do Barcelona B, de reconhecida qualidade futebolística. A selecção de jovens atletas com natural margem de progressão. A preocupação em preencher posições deficitárias.

Não gosto:
A provável revolução que se avizinha no plantel. A indefinição com os centrais (aquisição de Fábio Faria, empréstimo de Miguel Vítor; aquisição de Jardel, empréstimo de Fábio Faria). A verosímil escolha por Carole, defesa esquerdo de 19 anos do Nantes, quando o lugar podia ser reforçado por alguém da formação. A dúvida relativa à posição n.º 6, com vários jogadores que podem desempenhar a tarefa de "pivot". A (possível) saída de Aimar no final da época actual. A consequente aposta de Nico Gaitán para sucessor do talentoso n.º 10. A incerteza quanto à capacidade de integração do extremo José Luis Fernández. O destino de Salvio (2 milhões euros por 20% do "passe"), sabendo que o Benfica também detinha 25% dos direitos desportivos de Reyes. A quantidade de atletas emprestados, ou sobre os quais desconhece-se qual será o rendimento desportivo retirado (Miguel Vítor, Fábio Faria, Felipe Menezes, Urreta, Weldon, entre outros). O crescente alargamento do plantel, com efeitos nefastos no equilíbrio das despesas com pessoal e no cumprimento de rácios económico-financeiros exigidos pela UEFA na futura admissão a provas europeias. A contínua não aposta em jovens da formação, quando as alternativas são discutíveis (o empréstimo de Miguel Vítor, as escassas aparições de Felipe Menezes e Weldon quando havia as hipóteses David Simão e Nélson Oliveira, respectivamente).

Nota: Através das indicações que surgem publicamente na imprensa desportiva, os jogadores David Luiz e Fábio Coentrão não constam da análise efectuada. O gráfico representativo da próxima época (2011/12) reflecte a situação na data da publicação. A 'evolução das espécies' é, portanto, um projecto inacabado e será alvo de actualizações futuras.

3 comentários:

Dores disse...

4 nomes:

David Simão
Rodrigo Moreno
Nelson Oliveira
Miguel Rosa

Ficam fora do plantel ?

LF disse...

Espero que não saiam mais do que dois jogadores (eventualmente Coentrão e David Luiz).
E tenho a certeza que não entrarão tantos como aqueles que a imprensa fala.
Taiwo era um bom substituto para Coentrão, embora com características diferentes.
Para o lugar de David Luiz, creio que entre Sidnei, Roderick, Jardel, Miguel Vítor e Fábio Faria alguma coisa há de pegar.
O resto, por mim, ficaria igual.

um abraço

condor disse...

Hei pá!Oh catena,fosga-se!!!Atão tu ignoras o grande jogador da equipa do glorigozo na época do campeonato dos tuneis???Sim esse mesmo,o ricardo costa´,mais conhecido por justiceiro!