sábado, 28 de maio de 2011

Sport Lisboa e Benfica 2011/12

A silly-season entra no seu período auréo, com a imprensa desportiva a especular sobre a habitual dança de entradas e saídas de jogadores. É sobre este tema que me irei centrar nas próximas linhas: a construção do plantel encarnado para 2011/12. Este exercício teórico não reflecte a minha opinião pessoal, antes pretende aproximar-se de um cenário realista. Obviamente, as incertezas são mais que muitas. Até mais novidades, digam de vossa justiça.

football formations

Guarda-Redes

À partida, as decisões estão tomadas: Artur será o novo dono da baliza encarnada, Roberto irá para Espanha (empréstimo como opção mais viável), Júlio César terá oportunidade de evoluir num clube da 1.ª liga, Moreira mantém-se e a dúvida prende-se com a hipótese Renan (goleiro brasileiro) ou o regresso do wonderkid Oblak.

Defesa

Na lateral direita problema resolvido, pois Maxi Pereira terá, finalmente, um backup à altura: Daniel Wass, vindo do Brondby. Na esquerda, com a prevísivel saída de Fábio Coentrão para o Real Madrid, os responsáveis encarnados precisam (urgentemente) de escolher um titular que dê garantias. O argentino Ansaldi, do Rubin Kazan poderia ser a solução. No centro, maiores indefinições. Se Luisão não oferece discussão, já Sidnei, mediante uma proposta monetária vantajosa, poderia rumar a outras paragens. Jardel é um substituto de qualidade. Roderick poderá ganhar maturidade noutro emblema da primeira liga, abrindo possibilidade ao regresso de Miguel Vítor. Por fim, envolvido na operação Fábio Coentrão, o também argentino Ezequiel Garay seria, porventura, o parceiro ideal para o capitão Luisão.

Meio-Campo

No vértice mais recuado, o espanhol Javi García deve-se manter como líder da zona intemediária mais defensiva. Por sua vez, aposto no empréstimo de Airton e na gradual afirmação do ex-academista Nuno Coelho. Em relação ao trio da frente, notórias incertezas. Em princípio, Pablo Aimar (com muita pena minha) irá pisar outros relvados. Quanto ao seu compatriota, Toto Salvio, não é expectável que o Benfica gaste mihões na sua aquisição, a menos que o guarda-redes Roberto seja incluído no negócio. Deste modo, Nolito, Nico Gaitán, Urreta (regresso) e Miguel Rosa (emprestado ao Belenenses) poderiam ser os médios ala encarregues de dar largura, e profundidade, aos corredores encarnados. Numa posição mais interior, Amorim, à direita, e Matic, à esquerda, são jogadores com características tácticas muito úteis ao serviço das transições. Também os portugueses Carlos Martins e David Simão (emprestado ao Paços de Ferreira) podem assumir tarefas, mais ou menos, interiores na organização e transporte de bola. Para terminar, será esperado que Gaitán assuma a batuta de n.º 10, com o brasileiro Bruno César a espreitar uma oportunidade.

Ataque

No último terço de terreno, imensas decisões a terem que ser alvo de análise cuidada. Mantorras vê a sua carreira terminar. Em relação a Nuno Gomes, persiste a incerteza quanto à sua continuidade. Já os brasileiros Weldon, e Kardec, irão envergar outras cores, este último por empréstimo (preferencialmente a uma equipa do primeiro escalão). Já sobre Cardozo, é natural que, mais cedo ou mais tarde, Vieira aceite a proposta do Dínamo de Kiev (entre 15-20 milhões de euros). Sendo assim, e assumindo que Saviola também terá o mesmo destino que o seu amigo Aimar, apenas sobra Jara da época anterior. Portanto, o retorno financeiro proveniente do paraguaio Tacuara, poderia servir para um investimento num ponta-de-lança consagrado. Lisandro? É uma hipótese entre tantas outras (Leandro Damião?). Depois, sobram Mora (uma incógnita) e Nélson Oliveira (no meu entender, ainda não preparado para ser opção válida no plantel encarnado). Em conclusão: uma frente ofensiva manifestamente modesta, a necessitar de alternativas assentes numa prospecção mais cuidadosa.

6 comentários:

Dores disse...

no fundo, para já, o panorama não é animador...

Não sou fã deste tipo de "revoluções". E ainda quero confirmar se vamos insistir no 4-1-3-2

Pedro disse...

Se perdemos Coentrão, Cardozo, Aimar e Saviola de uma assentada ou abdicamos de lutar seja pelo q for ou temos q investir forte e certo para recuperar essa qualidade perdida. Lisandro não me convence pelas lesões q padece e na Luz não há amarelinha como noutras paragens.

Não deixa de ser um plantel equilibrado e competitivo. Mais trabalhador do q vedeta. Com um treinador q saiba utilizar essas armas é possível construir algo. Será Jesus treinador para isso?

Eu acredito, pq Vieira tb não é assim tão parvo, q se perdermos esses 4 jogadores será contratado alguem de renome! Aguardemos.

Dores disse...

3 factores exteriores entram na equação 2011/2012:

1) ano de eleições e ainda por cima pós-época de merda

2) problemas de tesouraria para resolver

3) investigação da PJ.

Aguardemos sim, mas atentos.

Catenaccio disse...

Como disse, estamos na fase da silly-season, com muitas indefinições.

Mesmo saindo Coentrão, Cardozo e a 'sociedade' Aimar & Saviola (que não desejo), este onze titular poderia dar algumas garantias. A dupla esquerda Garay + Ansaldi não me desagradaria, a manutenção de Javi e Salvio seria benéfica, o posicionamento de Gaitán a n.º 10 poderia resultar bem e tenho a forte convicção que Nolito vai ser uma boa surpresa. Na frente, mais dúvidas.

Para terminar, mesmo com muitas dúvidas e incertezas, julgo que tratar-se-ia de um plantel mais equilibrado e competitivo. De facto, menos talentoso, mas quiçá mais trabalhador. Outro ponto positivo: mais opções e soluções variadas para a mesma posição.

Still continued...

Vasco disse...

Oh catennacio! em que te baseias, em que fonte de sonhos viste/leste/ouviste que o Lisandro é uma possibilidade?! Isso é totalmente descabido com muita pena minha(claro).
O gajo ganha rios e está no lyon(liga francesa).
A oportunidade de vir para o Benfica foi à 4anos !

Abraço

p.s:. Não acredito que o Sálvio fique, nem que Aimar10 e saviola saiam pelo menos ao mesmo tempo, fica atento a Carlos Martins

Catenaccio disse...

Vasco,

O nome Lisandro foi, apenas, um exemplo. Não me baseio em fontes, simplesmente creio que em caso de saída de Cardozo, o Benfica tem de encontrar um ponta-de-lança de qualidade acima da média, alguém capaz de concretizar o jogo ofensivo proporcionado pelos restantes colegas. Pode ser Lisandro, como outro qualquer...

Espero, também, que o Benfica não cometa o disparate de ver-se livre da dupla Aimar & Saviola. Nesse caso, pode ser que o Carlos Martins tenha mercado e seja um dos jogadores que possa rumar para outras paragens. Assim, abriria uma vaga para David Simão e/ou Miguel Rosa.