sábado, 19 de abril de 2008

Manifestação "Orgulho Benfiquista"

A ideia surgiu na comunidade de adeptos SerBenfiquista: Um grupo de adeptos indignados pela situação de crise em que se encontra o Sport Lisboa e Benfica decidiu convocar uma manifestação em frente ao Estádio da Luz, no SÁBADO, DIA 19 DE ABRIL DE 2008, pelas 15h00, para todos os adeptos que desejam a marcação de eleições antecipadas.




Entretanto, sabe-se que a manifestação marcada este sábado para o Estádio da Luz, por adeptos do Benfica insatisfeitos com o actual momento do clube, resultou na recolha de cerca de 100 assinaturas...(ler mais).

Não estive presente na dita manifestação. Primeiro, porque não tinha disponibilidade para tal. Segundo, porque não concordava a 100% com as consequências que daí poderiam advir. Esta foi a razão principal, pois em situação limite arranjaria sempre oportunidade para expressar o meu ponto de vista.
Comecemos por uma breve introdução. Sou sócio há perto de dezoito anos, com o n.º 25.998 e votei, apenas, numa ocasião. Foi numa noite longíqua em que Vale e Azevedo tornou-se o 32.º presidente da história do clube. Ao contrário de vários amigos, e da maioria dos benfiquistas, os meus 20 votos foram para Luís Tadeu. Desde sempre me pareceu um homem sério que poderia encarnar o rosto de uma mudança responsável e honesta. Depois, a seu favor goza o facto de encontrar-se longe do denominado grupo de "abutres" que, em momentos de crise, aparecem invariavelmente na comunicação social. Nunca votei em Luís Filipe Vieira.
Quem visita este espaço, sabe que não tenho especial simpatia e admiração pelo actual presidente. Nunca apreciei o discurso demagógico e populista, assim como a forma dúbia como se relaciona no mundo do futebol. Trata-se de um homem que não me inspira confiança, com um passado passível de ser questionado. Está longe de representar o meu ideal de presidente de uma instituição como o Sport Lisboa e Benfica.
Desde há sensivelmente dois anos que venho alertando para o avolumar de erros desportivos e as consequências que, mais tarde ou mais cedo, iríamos sentir. Não vale a pena repetir ad eternum os mesmos argumentos, mas a crise de resultados é elucidativa do estado calamitoso a que chegou o clube. Creio que o tempo de Luís Filipe Vieira está a esgotar-se e acredito que o futuro espreita num cenário de renovação.
Contudo, mesmo desconfiando do anunciar de novos ciclos , de reformulações ou remodelações meramente conjunturais, sou avesso a decisões revolucionárias levadas pelo sabor da precipitação. Pior do que uma liderança a roçar a incompetência seria o cenário do poder cair nas mãos erradas, tal como aconteceu num passado recente. Prefiro a reflexão face a estados de alma desprovidos de razão. Sou favorável à manutenção do bom senso ao invés da instalação do caos generalizado.
Quer então dizer que a manifestação não surtiu qualquer efeito positivo? Antes pelo contrário.
Por um lado, porque a crítica fundamentada tem de ultrapassar a barreira das palavras. Torna-se crucial que cada benfiquista descontente dê o melhor de si, apresentando soluções e contribuindo, da melhor forma possível, para o sucesso do clube. Sem passar do mundo das ideias para a prática dos actos, as palavras perdem impacto e a crítica pode ser adjectivada como desonestidade intelectual.
Por outro lado, os acontecimentos desta tarde - não me refiro ao triste espectáculo verificado no Seixal - tiveram o condão de despertar consciências, levando-nos a pensar na melhor opção para o rumo a seguir. Pelo menos, neste domínio, a manifestação serviu para agitar a nação benfiquista, mostrando que sócios e simpatizantes não estão completamente indiferentes e resignados.
A minha maior esperança reside no facto de existir, na comunidade online de adeptos e na blogosfera, massa crítica disponível para esgrimir argumentos e debater ideias concretas. É certo que o movimento não teve expressão visível. Mas, são os pequenos passos que fazem as grandes caminhadas.

1 comentário:

Tiagojcs disse...

Nao esta facil mas parece-me que acima de tudo ha que apoiar a equipa nestes ultimos jogos , quer sejamos a favor ou contra a actual direcção . O que esta em causa não é o futuro do rei dos pneus , nem o de Fernando Chalana , mas sim o do grande Benfica ! Apelo a todos os benfiquistas um apoio incondocional . Depois quando a epoca terminar ajustamos contas com os culpados !