sexta-feira, 2 de maio de 2008

#12 Prospecção: Pavel Pogrebnyak

Nome completo
Pavel Pogrebnyak
Data de nascimento
08.11.1983 (24 anos)
Nacionalidade
Russa
Altura: 1,88m
Peso: 91kg
Posição
Avançado centro


[Resumo 2007/08] Competição - Jogos / Golos (Minutos)
Premier Division - 6J / 1G (513)
Russian Supercup - 1J / 1G (90)
Uefa Cup - 15J / 11G (1.275)

[Dados da carreira] Zenit St. Petersburg
2007 Premier Division - 24J / 11G (1.709)
2006/07 Russian Cup - 4J / 2G (201)
Em 50 jogos oficiais pelo Zenit St. Petersbutg, a marca de 26 golos corresponde a uma média de 0.52 por partida.

Nada como aproveitar a embalagem proporcionada pela surpreendente vitória do Zenit St. Petersburg, para conhecer mais detalhadamente o seu goleador: Pavel Pogrebnyak, actual melhor marcador da Taça Uefa, com 11 golos.
Nascido em Moscovo, aos 6 anos deu entrada na formação do Spartak. Em 2001 fez a sua estreia na equipa de reservas, tendo sido escolhido para o plantel principal no ano posterior . Nos anos seguintes, passou pelo FC Baltika Kaliningrad, FC Spartak Moscow (na temporada 2004) e FC Khimki. Por fim, em 2006, já como internacional russo, assinou pelo Zenit St. Petersburg, tendo contrato até 31 de Dezembro de 2009.
No entanto, foi preciso esperar até 2008 para o nome Pavel Pogrebnyak começar a encher as primeiras páginas dos jornais e ser falado entre os amantes do futebol. Não é de estranhar que, para a sua maior visibilidade pessoal, muito tem contribuído a carreira europeia do clube russo. Prevê-se que, nos próximos tempos, alguns emblemas mais consagrados anotem o seu curriculum numa base de dados de prospecção.
Futebolisticamente, este avançado revela atributos muito interessantes. Em primeiro lugar, apresenta uma envergadura física impressionante (1,88m e 91kg), mas nem por isso é um jogador lento ou demasiado fixo na frente. Aliás, é comum vê-lo recuar uns metros, na tentativa de conquistar a posse de bola, soltando-se bem em desmarcações curtas dentro da área adversária, não deixando de procurar espaços vazios. Em segundo lugar, não sendo um avançado explosivo, compensa com velocidade suficiente em progressão, através de passada larga. A recepção é feita, quase sempre, com qualidade elevada, quer seja com os pés, quer com o peito ou a cabeça, quando pressionado pelos defesas contrários. Por fim, a característica que faz de Pavel Pogrebnyak um avançado realmente interessante: o repentismo e facilidade de remate na hora de alvejar as redes contrárias.
Apenas com 24 primaveras completas, vale a pena ficar atento à carreira deste n.º 9 promissor que joga com o 8 nas costas. Uma forma de acompanhar a sua evolução será observá-lo no Euro 2008, onde promete continuar a fazer o que tão bem sabe: golos.


Fonte: ZeroZero e Zenit FC Site Oficial

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim sim... excelente jogador.

Ele e o companheiro de ataque dele.


Geracaobenfica.blogspot.com

Unknown disse...

Grande futuro aos 24 anos,sem duvida um grande ponta de lanca.
luis mantas