José Bosingwa é o mais recente reforço do Chelsea, tendo rubricado um acordo válido pelas próximas três temporadas. Recorde-se que os valores da transferência rondam os 20,5 milhões de euros. Depois de ter escrito sobre a singularidade do guarda-redes, gostaria de propor alternativas face à saída do internacional português.
Em primeiro lugar, há que fazer a distinção entre defesa e lateral. Neste âmbito, quando perante um 4x3x3, Luís Freitas Lobo costuma explicar bem as diferenças: um defesa é aquele que raramente se envolve em combinações ofensivas e funciona, variadíssimas vezes, como terceiro central; um lateral mostra-se mais interventivo nas transições ofensivas e oferece maior profundidade à equipa. No FC Porto de Jesualdo Ferreira, dois jogadores pisavam o mesmo espaço. Porém, o seu raio de acção era diametralmente oposto. Fucile é defesa direito. Bosingwa é lateral do mesmo lado. Ao vê-los jogar, descobrem-se as diferenças.
Para a versão 2008/09, o actual campeão nacional tem de pensar nas implicações que a saída de Bonsingwa representa para o modelo de jogo. Duas hipóteses podem-se colocar:
1 - Se a aposta recaír em Fucile para a posição de defesa direito, será proveitoso pensar em contratar um lateral esquerdo. Porquê? Porque mantendo o princípio de que um dos defesas fecha ao meio, enquanto o outro tem liberdade para subir pelo corredor, seria o jogador uruguaio a posicionar-se mais atrás;
2 - Se a aposta recaír em Fucile (ou outro) para defesa esquerdo, então depreende-se que será necessário encontrar um "clone" de Bosingwa, pois a saída (dinâmica) para o ataque não mudará de flanco.
Pretendo aprofundar, apenas, o segundo cenário.
Já em 1962, o saudoso Fernado Vaz, no seu livro "Noções Práticas do Futebol", afirmava que o lugar de lateral exige jogadores decididos, de personalidade forte, que possuam em elevado grau as qualidades seguintes:
- Sentido de marcação e antecipação;
- Poder de elevação e jogo de cabeça;
- Sentido de obstrução, do desarme, da carga e do ataque;
- Decisão, valentia, velocidade e rapidez de execução; e
- Espírito do comando do jogo.
Bosingwa reúne parte considerável destas qualidades, assente em predicados como a capacidade de desarme e antecipação, eficácia nos cruzamentos, posicionamento, resistência (nas transições) e velocidade. Neste sentido, pondo de parte impedimentos de ordem financeira, aconselharia os seguintes nomes a Jesualdo Ferreira:
Nome completo
Aleksandr Anyukov
Clube
Zenit St. Petersburg
Data de nascimento
28.09.1982 (25 anos)
Nacionalidade: Rússia
Altura: 1,75m
Peso: 66kg
Nome completo
Bernard Mendy
Clube
Paris SG
Data de nascimento
20.08.1981 (26 anos)
Nacionalidade: França
Altura: 1,80m
Peso: 77kg
Nome completo
Branko Ilic
Clube
Bétis Sevilha
Data de nascimento
06.02.1983 (25 anos)
Nacionalidade: Eslovénia
Altura: 1,88m
Peso: 80kg
Nome completo
Darijo Srna
Clube
Shakhtar Donetsk
Data de nascimento
01.05.1982 (26 anos)
Nacionalidade: Croácia
Altura: 1,82m
Peso: 78kg
Nome completo
Gianni Zuiverloon
Clube
Heerenveen
Data de nascimento
30.12.1986 (21 anos)
Nacionalidade: Holanda
Altura: 1,81m
Peso: 70kg
Em Portugal, não é fácil encontrar um "clone" de Bosingwa. Ainda assim, o cabo-verdiano Janício (183cm e 78kg), do Vitória de Setúbal, é o jogador que porventura mais se assemelha com o internacional português. Em termos nacionais, pelo desempenho das últimas épocas, seria uma alternativa a ter em conta.
Para terminar, faço referência a dois laterais que pontificam no Calcio e que se destacam pela capacidade de aceleração e velocidade, com e sem bola: Aimo Diana (Torino, 30 anos) e Cristian Zenoni (Sampdória, 31). Pena que as respectivas idades, assim como prováveis valores dos passes, sejam factores que desaconselhariam pensar numa futura contratação. De qualquer forma, ambos ilustram o tipo de competências exigíveis para a posição de lateral direito.
Em primeiro lugar, há que fazer a distinção entre defesa e lateral. Neste âmbito, quando perante um 4x3x3, Luís Freitas Lobo costuma explicar bem as diferenças: um defesa é aquele que raramente se envolve em combinações ofensivas e funciona, variadíssimas vezes, como terceiro central; um lateral mostra-se mais interventivo nas transições ofensivas e oferece maior profundidade à equipa. No FC Porto de Jesualdo Ferreira, dois jogadores pisavam o mesmo espaço. Porém, o seu raio de acção era diametralmente oposto. Fucile é defesa direito. Bosingwa é lateral do mesmo lado. Ao vê-los jogar, descobrem-se as diferenças.
Para a versão 2008/09, o actual campeão nacional tem de pensar nas implicações que a saída de Bonsingwa representa para o modelo de jogo. Duas hipóteses podem-se colocar:
1 - Se a aposta recaír em Fucile para a posição de defesa direito, será proveitoso pensar em contratar um lateral esquerdo. Porquê? Porque mantendo o princípio de que um dos defesas fecha ao meio, enquanto o outro tem liberdade para subir pelo corredor, seria o jogador uruguaio a posicionar-se mais atrás;
2 - Se a aposta recaír em Fucile (ou outro) para defesa esquerdo, então depreende-se que será necessário encontrar um "clone" de Bosingwa, pois a saída (dinâmica) para o ataque não mudará de flanco.
Pretendo aprofundar, apenas, o segundo cenário.
Já em 1962, o saudoso Fernado Vaz, no seu livro "Noções Práticas do Futebol", afirmava que o lugar de lateral exige jogadores decididos, de personalidade forte, que possuam em elevado grau as qualidades seguintes:
- Sentido de marcação e antecipação;
- Poder de elevação e jogo de cabeça;
- Sentido de obstrução, do desarme, da carga e do ataque;
- Decisão, valentia, velocidade e rapidez de execução; e
- Espírito do comando do jogo.
Bosingwa reúne parte considerável destas qualidades, assente em predicados como a capacidade de desarme e antecipação, eficácia nos cruzamentos, posicionamento, resistência (nas transições) e velocidade. Neste sentido, pondo de parte impedimentos de ordem financeira, aconselharia os seguintes nomes a Jesualdo Ferreira:
Nome completo
Aleksandr Anyukov
Clube
Zenit St. Petersburg
Data de nascimento
28.09.1982 (25 anos)
Nacionalidade: Rússia
Altura: 1,75m
Peso: 66kg
Nome completo
Bernard Mendy
Clube
Paris SG
Data de nascimento
20.08.1981 (26 anos)
Nacionalidade: França
Altura: 1,80m
Peso: 77kg
Nome completo
Branko Ilic
Clube
Bétis Sevilha
Data de nascimento
06.02.1983 (25 anos)
Nacionalidade: Eslovénia
Altura: 1,88m
Peso: 80kg
Nome completo
Darijo Srna
Clube
Shakhtar Donetsk
Data de nascimento
01.05.1982 (26 anos)
Nacionalidade: Croácia
Altura: 1,82m
Peso: 78kg
Nome completo
Gianni Zuiverloon
Clube
Heerenveen
Data de nascimento
30.12.1986 (21 anos)
Nacionalidade: Holanda
Altura: 1,81m
Peso: 70kg
Em Portugal, não é fácil encontrar um "clone" de Bosingwa. Ainda assim, o cabo-verdiano Janício (183cm e 78kg), do Vitória de Setúbal, é o jogador que porventura mais se assemelha com o internacional português. Em termos nacionais, pelo desempenho das últimas épocas, seria uma alternativa a ter em conta.
Para terminar, faço referência a dois laterais que pontificam no Calcio e que se destacam pela capacidade de aceleração e velocidade, com e sem bola: Aimo Diana (Torino, 30 anos) e Cristian Zenoni (Sampdória, 31). Pena que as respectivas idades, assim como prováveis valores dos passes, sejam factores que desaconselhariam pensar numa futura contratação. De qualquer forma, ambos ilustram o tipo de competências exigíveis para a posição de lateral direito.
7 comentários:
Há várias alternativas. Diria que Rafinha, Eboue e Daniel Alves, juntamente com Bosingwa, são os jogadores que mais me enchem as medidas, na posição de lateral-direito, por essa Europa fora. Claro que são impossíveis para o bolso do Porto.
Quanto a Janício, acho-o vulgar. Não acho que possa ser chamado de alternativa a Bosingwa, verdadeiramente.
Na posição de lateral direito, existem vários jogadores excelentes. Quiçá, bem melhores do que Bosingwa. Contudo, duvido que o FC Porto queira fazer um esforço financeiro a um nível top.
Quanto a Janício, é discutível. Paulo Ferreira também podia ter sido considerado vulgar, quando actuava no Vit. Setúbal. Ou Nuno Valente, quando jogava na U. Leiria. Mas, ambos conquistaram troféus europeus. Como não disponho de todos os dados acerca das capacidades técnicas, físicas e psicológicas de Janício, torna-se complicado saber, antecipadamente, se adaptar-se-ia a um grande. De qualquer modo, vale o rendimento que tem demonstrado.
Abraço.
Acrescentaria o Dusan Basta (Est. Vermelha) a essa lista. Trata-se de um jogador com grande pendor ofensivo, um pouco como Bosingwa, embora menos rápido mas com maior sentido posicional.
Boa escolha Bruno. Trata-se de um óptimo defesa, internacional pela Sérvia e ainda com 23 anos. Tem contrato até 2009. Mais informação sobre o jogador aqui:
http://www.bastadusan.com/
Por sinal, o jornal "Record" já começou o exercício de substituição (especulação), avançando com o nome de Pawel Golanski, polaco e pertencendo aos quadros do Steaua Bucareste.
Vou ter de concordar com o Ricardo, e considerar o Janício vulgar, mt inferior ao P. Ferreira, ou o Nuno Valente. Tanto um cm o outro, nos respectivos clubes, demosntraram mais qualidade do que o Janício.
Qt ao conceito que apresentas de lateral, não concordo. Tudo vai depender do teu modelo de Jogo.
Numa equipa de futebol apoiado, e privilegiando a posse e circulação de bola, o Uruguaio seria sempre melhor lateral que o Bosingwa. Admito que em inglaterra Bosingwa tenha sucesso, pois é um futebol perfeito para as suas qualidades. Mas desconfio do seu sucesso num futebol onde não abundem os espaços, e que, por essa razão, as equipas sejam obrigadas a gerir de forma mais cuidada as suas transições(atravéz de um forte jogo posicional).
Um abraço.
Continuo a pensar que considerar Janício vulgar pode ser uma avaliação demasiado prematura. Tecnicamente não enche as medidas, mas é um jogador regular e que desempenha bem o seu papel. Aliás, salvo as devidas comparações, gostaria de visualizar o seguinte exercício: Janício no Benfica e Nélson no Vitória de Setúbal. Seria uma comparação interessante.
Quanto à realidade que Bosingwa vai encontrar, é óbvio que tudo depende do modelo de jogo preconizado pelo treinador, mas quem contratou o internacional português deve tê-lo feito com base nas suas qualidades: velocidade de reacção, condução na transição ofensiva, entre outras.
Não vejo que essa realidade seja incompatível com a distinção entre defesa e lateral. Penso que é, mais ou menos, unânime o conceito que os distingue, pois o defesa (direito ou esquerdo) é mais posicional e, preferencialmente, fecha ao centro, possibilitando uma defesa a três, enquanto o lateral do outro lado (caso seja esse o sistema utilizado) procura envolver-se em acções atacantes, dando, muitas vezes, largura e profundidade ao jogo ofensivo. Julgo que essa caracterização não oferece contestação.
Abraço.
Por não dispor de mt tempo, não me pude explicar convenientemente. Qd eu digo que não concordo, refiro-me ao facto de o Jogador uruguaio, mesmo sendo um jogador que fecha melhor que o bosingwa, pode se enquadrar na definição que preconizas de lateral. Qt à situção da troca do nelson, pelo Janicio, só faria sentido se fosse na mesma equipa com o mesmo treinador.
Percebo o que queres dizer em relação aos defesas e os laterais, mas no futebol actual, cada vez mais, esse tipo de jogadores vai perdendo espaço.
Vou-te dar um exemplo, o fernando nelson, apesra de ser um jogador calculista, na forma cm geria as suas incursões, e de ser mt forte nas compensações, era dos atacava c mais qualidade. pena foi ter chegado ao Porto tão tarde.
Um abraço
Enviar um comentário