quinta-feira, 27 de maio de 2010

Autobiografia de Saviola - «Para ti, Cacho!»

Sinopse
Javier Saviola tem sido por muitos considerado o mais categorizado jogador que pisou os relvados portugueses na época futebolística 2009-10 e, porventura, o mais decisivo elemento do plantel do Benfica na conquista do título de campeão nacional. Tem um passado fantástico como jogador, com passagens por clubes tão representativos como o River Plate (Argentina), Barcelona, Sevilla e Real Madrid (Espanha) e Mónaco (França), para além de mais de 40 internacionalizações pela principal selecção argentina. Na sua autobiografia - intitulada "Para ti, Cacho!" em memória e homenagem ao pai - conta-nos todo o seu percurso de vida através de histórias inéditas e de testemunhos feitos em exclusivo para o livro por várias importantes figuras do mundo do futebol, entre as quais destacamos a de Lionel Messi.
A Prime Books, na linha de muitos outros grandes best-sellers de biografias lançadas no final de época com um jogador do clube campeão nacional, apresenta agora a de Javier Saviola, que conta com prefácio de Pablo Aimar, outro grande artífice da vitória do Benfica na liga portuguesa.


Sem grande hesitação, para mais tratado-se do meu jogador 'encarnado' favorito, não podia perder a oportunidade de marcar presença neste acontecimento: tive o prazer de cumprimentar «El Conejo», adquiri o livro e solicitei a dedicatória habitual nestas ocasiões. Mais um livro para a prateleira futebolística que não pára de crescer. Disponibilizo dois curtos excertos, só para abrir o 'apetite' a mais e novos leitores...

"Desafiaram-me para assistir ao jogo de futsal que podia consagrar o Benfica como campeão nacional. Acabava de chegar. Conhecia pouco do clube. Entrei no recinto e fiquei assustado! Aquela multidão estava reunida, em perfeita loucura, para ver um jogo de... futsal? Impressionante! Espantou-me ver a águia Vitória, ali, no meio das pessoas. Adoro a imponência do animal, a força, o olhar matador... Naquele dia, no pavilhão, apaixonei-me definitivamente pelos adeptos".

"Impressiona-me a quantidade de gente que acompanha o Benfica nos jogos em casa. As assistências, durante esta época, foram esmagadoras. Um apoio incondicional, apaixonado e desinteressado. É comovente quando, por exemplo, sou substituído ou substituo um companheiro durante os jogos e oiço os adeptos cantarem o meu nome. Arrepia-me de cima a baixo".

Um livro indispensável, para saborear. Como aparece escrito no verso... "Saviola, como jogador de futebol é um grande e como pessoa é imenso".

3 comentários:

Hugo disse...

Existem momentos em que, por vezes, ainda me custa a acreditar que "El Conejo" é jogador do nosso glorioso.

O mal não é ele ser grande demais para este clube. O mal foi o mau hábito que criámos durante anos...

Mas agora está a mudar e graças a Saviola e Ca...

Rumo ao bicampeonato...

dezazucr disse...

Saviola no Benfica!
Incrível :)
Ainda não estou em mim :P

A ver se arranjo tempo para escrever sobre isto.

Vladimir Kaspov disse...

Já li e adorei! Até comprei na megaestore do SLB antes de sair nas lojas, e tive pena não poder ter estado presente para solicitar a assinatura do "conejo" e vê-lo pessoalmente.
É realmente um jogador que sempre admirei desde os seus tempos de Barcelona, e em brincadeira ia dizendo aos meus amigos que "o Saviola devia vir para o Benfica", mas nunca pensei que pudesse um dia ter esse prazer, tanto ele como o Aimar.
Enquanto lia o livro fui ficando deslumbrado da sua enorme humildade.
Um pequeno grande jogador, e uma grande pessoa.
Tudo de bom para ele durante e após SLB.

Obrigado Saviola.