segunda-feira, 18 de julho de 2011

SL Benfica 2011/12: será este o onze titular?

football formations


Depois de alguns jogos de preparação, e após mais uma vitória no torneio Guadiana, estaremos em condições de arriscar que o onze titular andará próximo ao da imagem? Já agora, vêem plausível a hipótese (pontual, ou não) de um 4x2x3x1?

Se na defesa não existem muitas considerações a fazer, em virtude da diferença qualitativa entre os prováveis titulares e os prevísiveis suplentes, é no meio-campo (principalmente o trio ofensivo) que as dúvidas subsistem. Apesar das boas indicações dadas por Matic, o espanhol Javi será, naturalmente, o dono do lugar. Daí para a frente, chega a parecer uma questão de gosto pessoal, embora preveja grande rotação em face dos habituais castigos e lesões, mas também por imperativos de ordem estratégica (competição, valia do adversário, condição de visitado ou visitante).

Então, digam de vossa justiça. Preferem um trio constituído por Enzo Pérez, Aimar e Nolito? Ou, quiçá, Nolito (à direita), Witsel e Gaitán? Ou, ainda, Enzo Pérez, Gaitán (ao centro) e Bruno César? As hipóteses são tantas que daria para uma nova versão do sudoku baseada no meio-campo encarnado. No meu entender, estou em crer que Jorge Jesus não vai andar muito longe do cenário que a imagem ilustra...

6 comentários:

MF disse...

Que delícia! :) Esse seria um plantel bombástico, de futuro e de real qualidade! Eu gostava de ver...

João Bizarro disse...

Temos um equipaço. Faltam-nos soluções na defesa. Maxi não renova porquê?

C@rl0s disse...

O plantel este tem qualidade do meio campo para a frente, julgo que faltam soluções na defesa, pois M. Vitor e Jardel não tem a categoria dos titulares. Mas pela cota de portugueses 8 no mínimo, o benfica terá de considerar mais alguns tugas, Nelson Oliveira, David Simão, Roderick, Mika, Carlos Martins e Ruben Pinto.

Paulo Santos disse...

Sim, não andará longe disto, e do meio campo para a frente não parece haver motivo para preocupações (só mesmo a gestão de egos), atrás é que a porca torce o rabo. Apenas 2 centrais de qualidade, Emerson é incógnita (e Carole?), e Wass não me parece capaz...enfim, espero estar enganado, e esta defesa no final da época seja a menos batida!

Paulo Campos disse...

Plantel fortíssimo treinador fraquíssimo... Tenho para mim que Jesus não chega a Janeiro. Apesar da qualidade indiscutivel deste plantel que muito provavelmente perderá o seu patrão, Luisão, o treinador deixa muito a desejar, e o atestado da sua competência vê-se a começar pela dispensa de Urreta... Depois este Benfica é limitadissimo tacticamente, (culpa do seu treinador) pois actua sempre da mesma forma, num 4x4x2 losango, que defensivamente se transforma num 4x5x1 e ofensivamente num 3x3x4... tendo em conta que a base deste 3x3x4 se encontra nos seus laterais ofensivos e na capacidade de Javi na recuperação da bola para um ataque continuado e um massacre constante à baliza adversária fica relativamente fácil aos adversários anularem este super Benfica, pois basta taparem os flancos e não deixarem os laterais subirem e essencialmente pressionar Javi na 1ª fase de construção e este Benfica não ataca organizado e abusa excessivamente do futebol directo... Creio que este Benfica seria fortissimo num 3x5x2 ou num tipico 4x3x3... mas olhando ao miolo benfiquista o 3x5x2 bem mecanizado nos processos defensivo e ofensivo sendo que defensivamente seria um 5x2x3 numa primeira linha de pressão feita por 3 homens 2 extremos rápidos e fortes em profundidade, e um ponta de lança com envergadura assinalavel, para numa segunda bola no jogo aereo poder fazer a diferença para as alas, seguida de uma segunda linha forte fisicamente e disciplinada (Javi e Witsel) jogando com 3 centrais Garay, Fabio Faria e Emerson, poderiamos ter um Benfica assustador... Ou seja, no 3x5x2
Eduardo (Jesus não tera coragem)
Garay, Faria, Emerson,
Maxi, Capdevilla
Javi Witsel Nolito
Gaitan Cardozo...

requiescatinpacem disse...

..é que até ao primeiro jogo oficial da equipa montou-se um autêntico carnaval à volta da vida do clube, onde todos lamentam e adivinham uma espécie de holocausto. Dos diários desportivos é ler alguns génios comentadores e percebe-se que as vendas e dispensas foram trágicas, as compras catastróficas e os que ficaram.. ou querem ir embora ou querem melhores salários. Ou seja, estava tudo mal, muito mal.

Veja-se:

Tanta polémica na baliza e afinal apresentamos um Nº1 que cumpriu muito bem o seu papel e no banco está o titular da Selecção portuguesa, nada mal hã??? pois é!!!
À frente de Artur está El Negro que facilmente entrou e se impôs na equipa e que será sem dúvida um dos melhores centrais a jogar em Portugal esta época, talvez o Maicon ou o Rolando?? poupem-me!! ..uma contratação muito valiosa que o ruído à volta da venda de Coentrão insistiu em desvalorizar.. Por falar nisso, foram 30 milhões por um defesa esquerdo, pois é!!

Quanto ao capitão está com vontade de mudar de ares e se aparecer mesmo uma proposta boa para ele e para o clube, foi-se!! Até lá, está a ser tão sincero quanto bom profissional dentro de campo... chegou, treinou e exibiu-se a alto nível e quando assim é vamos assobiar quem está a jogar a este nível ajudando o Benfica a atingir os seus objectivos?? pois é!!

Na esquerda, chegou um rapazito do Lille.. a mim não diz nada, mas.. tem ainda o Capedevila, só campeão da europa e do mundo, pois é!!

Daqui para a frente.. trocámos o salvio pelo nolito, o wisel pelo meneses, o enzo pelo welton, o bruno cesar pelo .. sei lá quem, que não me interessa!!! Tudo o resto é igual, porque ter o aimar e o saviola é um privilégio e porque ter o martins e o ruben no banco, é.. pois é!!!

ADEPTO SOU EU!!... PARA ELES É APENAS A ENTIDADE PATRONAL, ACORDEM!!!

e entretenham-se lá a ir vender mais meia equipa, a contratar mais 10 jogadores, a denunciar mais jogadores insatisfeitos com salários, mais jogadores fartos do treinador e por aí fora.

e como nem tudo são rosas .. o Cardozo não tem quem o substitua, e não gostei de perder o Danilo.